Como é trabalhar na Grupo XP?

Empresa jovem e com vontade de crescer, mas sem foco e organização.

Prós: Empresa jovem, profissionais com grande capacidade de realizar tarefas e com todos focados em um mesmo objetivo: tornar a empresa a maior do mercado financeiro em um futuro próximo. Possui pouca burocracia e hierarquia. Boa infraestrutura.

Contras: Um caso clássico de confusão entre inovação e desorganização. Diretoria muda de opinião conforme a direção que assopra o vento. Falta de transparência em algumas tomadas de decisão. Claramente há um benefício aos membros da “panela”. Promoções e convites para se tornar sócio são destinadas aos que se relacionam bem (ou a mais tempo) com o topo da pirâmide. Muito profissionais mais antigos se acham os melhores profissionais do mercado por terem uma visão enviesada e por falta de experiência em outras empresas do segmento ou humildade. Algumas áreas de atendimento ao cliente é repleta de profissionais juniores, sem a menor condição e conhecimento para oferecer a tal assessoria “especializada”. A falta de organização da empresa tende a custar caro à medio/longo prazo, uma pena a diretoria não ver, ou não ter interesse em ver o problema devido ao deal com o Itaú. Pra finalizar, o salário é uma piada de mal gosto, pois o bônus não foge do padrão dos principais bancos de investimento estrangeiros.

Conselhos para presidência: Organização de processos e pessoas. É imperativo que as decisões sejam transmitidas pelos diretores imediatos de maneira clara às equipes. Desenvolver planos de carreira para reter talento, não é só dinheiro que motiva as pessoas. Infelizmente a empresa está com o mindser errado. A iniciativa de squads está sendo tocada de maneira atabalhoada e insustentável, gerando MUITA insatisfação nos profissioanais que estavam remando ao longo dos ultimos anos, com um pacote de remuneração menor que os novos contratados, que sequer possuem o perfil da empresa.

Falha na gestão e não se importa com desenvolvimento de colaboradores internos.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente legal, conhecimento sobre mercado financeiro, comunicação interna boa, crescimento da empresa é grande e reconhecido, bom para agregar valor ao cv.

Contras: Não valoriza nem um pouco seus funcionários. O ritmo de trabalho é punk e somos avisados disso desde a entrevista, mas exigem hora extra do funcionário mesmo sem demanda de trabalho. Alegam não ter tempo de desenvolver pessoas - mesmo que estagiários. GESTÃO É IMPORTANTE!!!!!!!!!!!

Fiquem longe

Analista Programador.Net SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Como a empresa tem nome ajuda o currículo. Equipamentos sempre topo de linha. Estrutura da empresa boa e não tem problemas com pagamentos. Fora isso fica difícil pensar em outra coisa.

Contras: Procuram apenas escravos. Remuneração longe do adequado. Horrível ambiente Não permitem as pessoas irem pra casa dormir nem ter vida pessoal. Remuneração baixa. Não pagam hora extra para muitos funcionários, mesmo virando noites a fio.

Conselhos para presidência: Pensem que são pessoas e não robos trabalhando na empresa.

Uma experiência muito ruim

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Fui muito bem recepcionado na empresa, conheci diversas pessoas que me ajudaram e me ensinaram. Em geral aprendi bastante sobre o mundo de investimentos.

Contras: Qualidade de vida não é nem de longe o foco da empresa, que cobra dos seus estagiários horários e responsabilidades completamente incompatíveis com o cargo. Alta rotatividade de funcionários. Desorganização na comunicação entre diversas áreas codependentes.

Peça para entrar, reze para sair

Analista Financeiro

Prós: Difícil... Algumas pessoas querem fazer a empresa crescer. Não querem fazer política. Estão dispostas a trabalhar para encantar os clientes.

Contras: RH? Gestão de pessoas? Não! Um agrupamento de pessoas. Batem cabeça. Não conhecem as áreas da própria empresa. Vendem uma gestão do século XXI mas nem DP da para considerar esta área. Usa a desculpa da "agilidade da empresa" para a falta de uma políitica de cargos e salários. As demais áreas? Pura política. House of Cards é fichinha. Um diretor tentando derrubar o outro. Ninguém pensa no bem da empresa, apenas no próprio ego. Salários abaixo do mercado, pagos com a desculpa que "na PL compensa". Organograma é a coisa mais bizarra que já vi em toda a minha vida profissional. Desde coordenadores com gerentes abaixo a gerente com apenas um gerente abaixo. Empresa estremamente machista. Desde diretores que coagem as funcionárias a utilizarem maquiagem até mesmo os que demitem todas as mulheres do time. Mulheres não são vistas como pessoas.

Conselhos para presidência: Guilherme, não adianta apenas olhar o comercial e achar que o backoffice vai conseguir atender o aumento na demanda.

Pior lugar em que trabalhei

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Localização da empresa , ambiente descontraído e universidade xp

Contras: Falta de liderança, prometem e não cumprem, mentiras na contratação, salários abaixo do mercado, bônus não correspondente com o prometido, RH descomprometido, descontos absurdos em folha e por ai vai...

Conselhos para presidência: Sejam verdadeiros. A empresa tem grande futuro.

Aprendizado

Auxiliar de TesourariaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente muito bom para aprender e se desenvolver como profissional

Contras: Excesso de favoritismo e falta de meritocracia.

Q pena.

Prós: Aprende-se como a escolha de gestores errados pode destruir uma empresa.

Contras: Total desordem e falta de planejamento. Profissionais qualificados abandonando a empresa. A cultura da "panela" é muito valorizada e o clima entre os funcionários e muitos sócios é de total insatisfação e insegurança.

Preço muito alto para um aprendizado. Existem empresas melhores.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Aprendizado e exposição.

Contras: Salário abaixo da média do mercado. Não há clareza sobre quanto poderá ser seu bônus. Pessoas despreparadas para serem gestores. Ambiente desagradável de trabalho. Poucas são as pessoas que realmente se importam com você.

Uma farsa desde a entrevista

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: É uma empresa que consegue enganar todo mundo com o discurso de autoajuda. O computador para trabalhar lá era legal. O lado bom da XP é que quem sai de lá, vai dessa pra melhor.

Contras: A XP é uma farsa desde a entrevista - quando te prometem mil possibilidades apesar dos péssimos salários, benefícios ridículos e tarefas impossíveis - até o último dia. A maioria dos sócios cuida de áreas que não dominam, os gerentes são escolhidos por afinidade pessoal ou por puxa-saquismo, a empresa não tem responsabilidade com o que faz, não há qualquer incentivo, as rotinas são extenuantes, os projetos não têm planejamento e são abandonados sem mais nem menos, a PL é distribuída de forma injusta e é baixa - assim como os salários - para os padrões do mercado. Tem uma rotatividade de funcionários absurda, zero gestão do conhecimento, uma bagunça organizacional e clima estressante a maior parte do tempo. Tudo tem que ser feito para ontem, e os sócios decidem sem base técnica. Foi a maior perda de tempo na minha vida.

Conselhos para presidência: Invista urgentemente nos Recursos Humanos com eficiência e experiência, em vez de contratar o coach do presidente como diretor. Ouça o que os profissionais experientes têm a ensinar em vez de achar que "quem está insatisfeito que peça demissão" como os sócios gostam de repetir.

Grupo XP

Descrição:Com 16 anos de atuação e formado por mais de dez marcas especializadas no mercado financeiro - como XP Investimentos, Clear Corretora e Rico Investimentos - o Grupo XP oferece a oportunidade de se trabalhar em empresas com diferentes modelos de negócios e representação em diversos países. Trabalhar conosco significa desenvolver sua carreira em uma companhia de escala global, que possui uma proposta de valor única no mercado.