Como é trabalhar na Grupo XP?

Não passa confiança nem credibilidade. Muitos "chefes" de 20 e poucos anos

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: É uma empresa nova e que está passando por mudanças, está crescendo e criando novos negócios... nesse ambiente, pode haver oportunidades de aprendizado e de networking.

Contras: Quando fui entrevistar na XP já fiquei com uma impressão ruim. Tenho 35 anos, com mais de 10 anos de experiência no mercado, mas muitas das pessoas que me entrevistaram (os "chefes", sócios minoritários da XP) tinham 20 e poucos anos...logo pensei como podem colocar pessoas tão novas e sem maturidade como chefes? Acabei aceitando o emprego, e não foi surpresa ver que a empresa é muito desorganizada. Tem muita gente sem vivência, sem maturidade nenhuma, e sem grandes experiências que se tornou "chefe" na XP... e o resultado não podia ser diferente... muita desorganização, imaturidade, vaidade, falta de conhecimento das coisas, falta de habilidade de gestão... entendi logo porque o turnover é tão alto, além dos salários inacreditavelmente baixos.

Conselhos para presidência: Profissionalizar mais a XP (cargos, processos, pessoas, etc)

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback. No Grupo XP, há um movimento de trabalhar nos processos seletivos sem viéses tão comuns no universo de Recrutamento & Seleção. A idade é um desses viéses. Acreditamos e apostamos no talento, que independente do nível de maturidade sempre terá oportunidades para melhorar e crescer. O foco, neste tópico, está em sermos mais assertivos nas contratações e promover mais oportunidades de desenvolvimento.
    Nosso objetivo fim sempre foi entregar o melhor para o nosso cliente externo e para isso, precisamos constantemente olhar internamente, seja para o colaborador ou para os processos da organização. Podemos dizer que há um trabalho em deixar alguns processos mais redondos sem engessar a estrutura.
    Finalmente, colocamos em outra resposta, mas faz-se válido reforçar o trabalho feito em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019.

Quem conhece e é honesto, não recomenda

Analista Pleno

Prós: Predio grande e com uma boa localização. Muita gente jovem com muita vontade de fazer e muitos sonhos profissionais (embora nem todos se realizarão na XP). Nome em evidência na mídia.

Contras: Salários péssimos. Processos ruins. Organização terrível. Grande promessas. Concretização baixa. Sócios muito ricos. Funcionários trabalham demais.

Conselhos para presidência: Nem adianta, eles sabem dos problemas, mas não querem mudar as coisas. É mais fácil contratar algum insatisfeito de outra empresa quando alguém vai embora da XP.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Obrigado pelo feedaback. Colocamos em outra resposta, mas faz-se válido reforçar o trabalho feito em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019.
    Sobre todos os pontos de melhoria citados, implementamos uma ferramenta já no ano de 2018, a Pesquisa de Pulso, em que todos, independente do cargo, são convidados a responderem uma série de perguntas anônimas que fornecem informações sobre pontos de melhoria que geram impacto por área e/ou para toda a organização.

Decepção grande pra quem é ingênuo de acreditar nas promessas da XP

AssociadoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Nome que ficou reconhecido no mercado financeiro. Tem muita gente jovem trabalhando na XP, eles tem mais boa vontade pra explicar as coisas pra quem acabou de chegar. Localização da empresa é boa,

Contras: Salário fixo assustadoramente baixo (é o "modelo de negócios XP") Carga horária pesada Processos desestruturados Falta de transparência com os funcionários Clubismo e politicagem demais (se você for amigo de colégio dos chefes, e estudou na mesma facul que eles, talvez você seja valorizado e tenha oportunidades)

Conselhos para presidência: Mudar a cultura do lugar, repensando tudo

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Obrigado pelo feedback. No ano de 2018, realizamos um trabalho intenso de revisão de cultura no sentido de não deixar com que o tempo e os novos desafios noz fizesse perder a nossa essência. Hoje o trabalho é garantir que ofereçamos experiências coerentes com nosso Código.
    A implementação da Pesquisa de Pulso é uma das formas de garantir que haja um alinhamento cultural em todas as áreas do Grupo XP.
    Os processos de melhoria já se mostram evidentes ao compararmos resultados, mas não damos essa iniciativa como finalizada, pois sabemos que sempre haverá o que melhorar e contamos com a ajuda de todos para implementar esses ajustes. Por fim, durante todo o ano de 2018 foi feito um trabalho em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019. Esse é um exemplo de processo que foi olhado cuidadosamente para melhorar a experiência do colaborador.

Se estiver tentado a aceitar uma oferta, peça um tour para conhecer antes de decidir

Product OwnerEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: O aprendizado é muito rápido e constante, e a presença de Agile Coaches para as equipes de tecnologia faz muito a diferença para que as metodologias ágeis sejam implementadas corretamente porém também se adequando ao que a empresa precisa. A não exigência de vestimentas formais também é um plus, sendo bem legal esta postura, levando em conta que é uma financeira.

Contras: Se tem uma coisa competente na XP é o RH quando se trata de vender a empresa. Ela nas conversas parece realmente uma versão do paraíso e é muito fácil se deixar levar por uma oferta de lá. Entretanto, para os que estão pensando em ir, eu aconselharia pedir pra entrar lá no prédio, dar uma volta e conhecer as pessoas e aí sim tomar uma decisão. A XP prega muito que é uma startup e até tenta, mas tirando o dress code informal, é uma grande empresa financeira como todas as outras. O ágil até existe às vezes e os agile coaches tentam, mas sempre tem uma carteirada de algum funcionário alto que faz tudo ir para o "go horse", com pessoas trabalhando mais de 12h por dia para entregar funcionalidades impostas sem nenhum sentido (porque justificativas não são ouvidas). Ser Product Owner, Gerente de Projetos ou cargos similares significa não ter autonomia e basicamente acatar o que é mandado (indo de encontro com as próprias especificações dos cargos). Outro fator crítico é a cultura da empresa em relação às minorias. Tem muito machismo e alguns preconceitos diversos. Quem é contratado para ser parte da "inclusão" acaba sofrendo. Rotatividade principalmente neste "grupo" é grande. Por fim, tem muitas panelinhas nocivas. Equipes com interdependência quando se deparam com uma destas, vivem uma situação difícil.

Conselhos para presidência: Quando funcionários vão reclamar de situações complicadas, o RH muitas vezes culpa as vítimas. Vamos treinar melhor os profissionais de recursos humanos e também os próprios demais funcionários, que muitas vezes demonstram preconceitos. Outra coisa: sejam mais honestos com o bônus. Muita gente aceita o emprego pelo bônus e sai porque se decepciona, então é melhor a honestidade logo de cara.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Sentimos muito que sua experiência não tenha sido positiva. Acreditamos, no entanto, que o ambiente, no Grupo XP, para iniciar processos de mudança é aberto. Existem vários motivos para uma pessoa não concordar com o comportamento de outras e a pessoa pode sofrer com aquilo, mas incentivamos que ela também vá lá e se faça ser ouvida. Temos exemplos de pessoas que iniciam o assunto e o direcionam buscando uma solução, seja sugerindo uma sala de amamentação até a criação de grupos de afinidade para trabalhar temas que demais pessoas se interessam, como a diversidade pode ser melhor entendida e trabalhada aqui.
    Finalmente, sentimos muito caso tenha vivenciado a sensação de que o RH atuou de maneira equivocada. Já era um assunto importante para nós e vamos continuar buscando formas de melhorar.

Não recomendo!

Analista de Marketing DigitalEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: O único ponto positivo, é ser uma empresa que tem nome no mercado. Se você quer apenas uma empresa grande no currículo, está no local certo.

Contras: Péssimo ambiente de trabalho, com péssimos gestores. Na XP funciona a boa e velha política da amizade, ou seja se você é ruim, mas é amigo do chefe, logo subirá lá dentro, do contrário nem com um PhD você consegue uma promoção. Infelizmente vi situações deploráveis, de gestores destratando e gritando com funcionário na frente de todos, sem o menor respeito. A XP foi sem dúvida o pior local que já trabalhei, e lamento muito pelas pessoas que ali passaram e não foram valorizadas.

Conselhos para presidência: Não escute apenas seus gestores, mas também que estiver abaixo deles. Promova a pessoa que tiver bom conhecimento, e não a que te bajula.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Lamentamos que sua experiência não tenha sido positiva. Transparência é algo extremamente importante para nós e, por isso, temos trabalhado cada vez mais na garantia de que os processos sejam sempre justos. Um exemplo é nos assuntos relacionados à promoções e partnership. Continuamos focados em garantir que a experiência de cada colaborador seja sempre a melhor: esse é nosso compromisso.

Não entre nessa, chance gigante de arrependimento

Prós: Sinceramente, não vejo muitos pontos positivos dentro dessa empresa. Tem as vantagens de uma startup, que apesar de já estar gigantesca, ainda não amadureceu.

Contras: Gestão de pessoas extremamente amadora, meritocracia não existe é só marketing, área comercial se vende como assessoria de investimentos mas no final das contas quer apenas vender produtos que são cobrados em sua metas (COE e renda fixa), semelhante a um call center de banco de varejo vendendo capitalização.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback e sentimos muito que a sua experiência não esteja sendo positiva até o momento. Como parte dos nossos valores, devemos nos questionar a todo instante sobre o que pode ser trabalhado e que traga mudanças positivas para o nosso modelo de negócios assim como para a relação que mantemos com nossos colaboradores. Aproveitando o ambiente semelhante ao de uma startup, afirmamos que a comunicação é a chave para darmos toda a importância devida para os mais diversos assuntos e incentivamos que busquem sempre evoluir com as ideias que tragam soluções envolvendo demais pessoas do negócio, não importando o cargo.

Só se você não tem mais nehuma outra opção e não for qualificado para conseguir algo melhor

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Muito dinamismo, sensação que você está participando de muitas coisas e projetos ao mesmo tempo (embora muitos nem sejam concluídos). Empresa nova, com gente nova e com vontade de fazer.

Contras: 1. Salário baixo que não dá pra pagar as contas, totalmente incompatível com o patamar de bancos e outras empresas 2. Desorganização grande. Muita gente trabalhando sob uma carga horária enorme, fazendo coisas que vc não sabe "de onde vieram" nem "para quê servirão", se é que servirão para algo. Muita confusão 3. Criação de títulos e promoções a "sócios minoritários" - vejo como ponto negativo, te incentivam a perseguir esses cargos como meta, mas não vejo ganho concreto nos mesmos. Pelo contrário, esse "pano de fundo" ajuda a desviar o foco da realidade de que os salários são baixos e de que os únicos que tem algum poder de decisão são os sócios majoritários 4. Empresa muito politizada. Assim como na política, se você não bons relacionamentos com os chefes e não bajula as pessoas certas, você não vai pra lugar nenhum.

Conselhos para presidência: Mudar a cultura da empresa. Melhorar o salário. Organizar os processos.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Sentimos muito que a sua experiência não tenha sido positiva. Concordamos que nosso modelo está em constante evolução e é importante que os processos, cada vez mais, tomem forma. Acreditamos que ao praticarmos nossos valores diariamente transformaremos nossa relação com o mercado, assim como com nossos colaboradores, almejando sempre um impacto positivo. É essencial manter a Mente Aberta para ouvir e sugerir melhorias assim como a postura construtiva para fazer acontecer e transformarmos eventuais frustrações em exemplos de sucesso. Em tempo, obrigado pelo feedback.

Salário vergonha e muita enrolação. Não caia nessa

Prós: Agilidade, nome ficou famoso, grupo grande, com muita gente...computadores e estruturas bons...dá pra aprender alguma coisa lá também, especialmente se seu chefe tiver paciencia de ensinar

Contras: Salário medíocre...vergonhoso...não dá pra pagar as contas.... bônus depende de bajular bem os gestores e da boa política interna...pode ser que voce trabalhe muito e o bônus seja um 13º... se o bonus for bom e juntar com o salário, muitas vezes ainda é menos do que os bancos pagam... empresa cria nomes e dá títulos pra compensar esses problemas... todo ano um monte de gente vira "sócio", que de sócio mesmo eles não tem nada, não tem poder de decisão nenhum, se não trabalharem duro podem ser mandados embora também...muita enrolação

Conselhos para presidência: Abrir e fechar de novo.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Obrigado pelo feedback! Em relação ao salário, fizemos um trabalho junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019. No que diz respeito à Sociedade, estamos em um trabalho de desenvolvimento de um novo modelo, para garantir que o processo continue coerente a nossa cultura.

Fuja

Assessor de InvestimentosEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente extremamente jovem, pessoas entram muito dispostas a aprender e a entregar (pena que a empresa não consegue se aproveitar disso). Ainda sobraram algumas pessoas com boas qualificações e experiência.

Contras: Se o seu sonho de carreira é trabalhar num call center vendendo produtos (entenda COE e crédito privado), ganhar muito muito muito pouco, ter alta carga horária, ser constantemente cobrado por metas agressivas e muitas vezes inatingíveis, gostar de enriquecer sócios que nem olham direito para sua cara, você encontrou seu lugar!!

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback e sentimos muito que a sua experiência não tenha sido positiva.
    Acreditamos que ao praticarmos nossos valores estaremos transformando o que temos hoje para o que queremos ser amanhã. Como nosso valor de Espírito Empreendedor, encorajamos que cada colaborador tenha postura de dono e que, além de questionar, consiga propor e implementar a mudança. Sempre haverá espaço para melhoria e feedbacks são muito importantes para identificarmos o que deve ser melhorado. Muito obrigado!

Só se estiver sem emprego ou se tiver 20 e poucos com nada a perder.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Dinamismo e possibilidade de fazer de tudo. Desde de venda de produtos financeiros até organizacao de eventos. Se der sorte de ficar com um gestor bom pode ser uma boa experiencia. Para jovens funciona, se voce tem familia ou preza estudos e demais situacoes que podem demandar seu tempo, esqueca a XP.

Contras: Completamente desalinhada com o mundo atual, é bem esperta no mau sentido do termo, te paga um salario que parece um reembolso de despesas e te vendem o bonus. A decisao do bonus está na mao do gestor, pode bater meta, pode fazer o que quiser, que se ele nao estiver com vontade de te pagar, nao pagará

Conselhos para presidência: nem adianta...

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Estamos bastante abertos para ouvir seu feedback e agradecemos todos os pontos colocados! Evoluímos diariamente na organização das nossas áreas e processos para melhorar as condições de trabalho dos nossos times. A transparência, por sua vez, sempre foi uma característica marcante do nosso ambiente e alinhamos com todos os novos colaboradores o formato de remuneração e o momento de crescimento da empresa. Para cumprirmos meritocraticamente com os nossos compromissos, são considerados aspectos como performance e alinhamento à cultura e aos valores. Reforçamos que nosso maior objetivo é estar sempre atuando com melhoria contínua.

Grupo XP

Descrição:Com 17 anos de atuação e formado por mais de dez marcas especializadas no mercado financeiro - como XP Investimentos, Clear Corretora e Rico Investimentos - o Grupo XP oferece a oportunidade de se trabalhar em empresas com diferentes modelos de negócios e representação em diversos países. Trabalhar conosco significa desenvolver sua carreira em uma companhia de escala global, que possui uma proposta de valor única no mercado.