Como é trabalhar na Grupo XP?

Não passa confiança nem credibilidade. Muitos "chefes" de 20 e poucos anos

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: É uma empresa nova e que está passando por mudanças, está crescendo e criando novos negócios... nesse ambiente, pode haver oportunidades de aprendizado e de networking.

Contras: Quando fui entrevistar na XP já fiquei com uma impressão ruim. Tenho 35 anos, com mais de 10 anos de experiência no mercado, mas muitas das pessoas que me entrevistaram (os "chefes", sócios minoritários da XP) tinham 20 e poucos anos...logo pensei como podem colocar pessoas tão novas e sem maturidade como chefes? Acabei aceitando o emprego, e não foi surpresa ver que a empresa é muito desorganizada. Tem muita gente sem vivência, sem maturidade nenhuma, e sem grandes experiências que se tornou "chefe" na XP... e o resultado não podia ser diferente... muita desorganização, imaturidade, vaidade, falta de conhecimento das coisas, falta de habilidade de gestão... entendi logo porque o turnover é tão alto, além dos salários inacreditavelmente baixos.

Conselhos para presidência: Profissionalizar mais a XP (cargos, processos, pessoas, etc)

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback. No Grupo XP, há um movimento de trabalhar nos processos seletivos sem viéses tão comuns no universo de Recrutamento & Seleção. A idade é um desses viéses. Acreditamos e apostamos no talento, que independente do nível de maturidade sempre terá oportunidades para melhorar e crescer. O foco, neste tópico, está em sermos mais assertivos nas contratações e promover mais oportunidades de desenvolvimento.
    Nosso objetivo fim sempre foi entregar o melhor para o nosso cliente externo e para isso, precisamos constantemente olhar internamente, seja para o colaborador ou para os processos da organização. Podemos dizer que há um trabalho em deixar alguns processos mais redondos sem engessar a estrutura.
    Finalmente, colocamos em outra resposta, mas faz-se válido reforçar o trabalho feito em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019.

Grupo XP

Descrição:Com 17 anos de atuação e formado por mais de dez marcas especializadas no mercado financeiro - como XP Investimentos, Clear Corretora e Rico Investimentos - o Grupo XP oferece a oportunidade de se trabalhar em empresas com diferentes modelos de negócios e representação em diversos países. Trabalhar conosco significa desenvolver sua carreira em uma companhia de escala global, que possui uma proposta de valor única no mercado.