Como é trabalhar na Grupo XP?

Se estiver tentado a aceitar uma oferta, peça um tour para conhecer antes de decidir

Product OwnerEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: O aprendizado é muito rápido e constante, e a presença de Agile Coaches para as equipes de tecnologia faz muito a diferença para que as metodologias ágeis sejam implementadas corretamente porém também se adequando ao que a empresa precisa. A não exigência de vestimentas formais também é um plus, sendo bem legal esta postura, levando em conta que é uma financeira.

Contras: Se tem uma coisa competente na XP é o RH quando se trata de vender a empresa. Ela nas conversas parece realmente uma versão do paraíso e é muito fácil se deixar levar por uma oferta de lá. Entretanto, para os que estão pensando em ir, eu aconselharia pedir pra entrar lá no prédio, dar uma volta e conhecer as pessoas e aí sim tomar uma decisão. A XP prega muito que é uma startup e até tenta, mas tirando o dress code informal, é uma grande empresa financeira como todas as outras. O ágil até existe às vezes e os agile coaches tentam, mas sempre tem uma carteirada de algum funcionário alto que faz tudo ir para o "go horse", com pessoas trabalhando mais de 12h por dia para entregar funcionalidades impostas sem nenhum sentido (porque justificativas não são ouvidas). Ser Product Owner, Gerente de Projetos ou cargos similares significa não ter autonomia e basicamente acatar o que é mandado (indo de encontro com as próprias especificações dos cargos). Outro fator crítico é a cultura da empresa em relação às minorias. Tem muito machismo e alguns preconceitos diversos. Quem é contratado para ser parte da "inclusão" acaba sofrendo. Rotatividade principalmente neste "grupo" é grande. Por fim, tem muitas panelinhas nocivas. Equipes com interdependência quando se deparam com uma destas, vivem uma situação difícil.

Conselhos para presidência: Quando funcionários vão reclamar de situações complicadas, o RH muitas vezes culpa as vítimas. Vamos treinar melhor os profissionais de recursos humanos e também os próprios demais funcionários, que muitas vezes demonstram preconceitos. Outra coisa: sejam mais honestos com o bônus. Muita gente aceita o emprego pelo bônus e sai porque se decepciona, então é melhor a honestidade logo de cara.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Sentimos muito que sua experiência não tenha sido positiva. Acreditamos, no entanto, que o ambiente, no Grupo XP, para iniciar processos de mudança é aberto. Existem vários motivos para uma pessoa não concordar com o comportamento de outras e a pessoa pode sofrer com aquilo, mas incentivamos que ela também vá lá e se faça ser ouvida. Temos exemplos de pessoas que iniciam o assunto e o direcionam buscando uma solução, seja sugerindo uma sala de amamentação até a criação de grupos de afinidade para trabalhar temas que demais pessoas se interessam, como a diversidade pode ser melhor entendida e trabalhada aqui.
    Finalmente, sentimos muito caso tenha vivenciado a sensação de que o RH atuou de maneira equivocada. Já era um assunto importante para nós e vamos continuar buscando formas de melhorar.

Grupo XP

Descrição:Com 17 anos de atuação e formado por mais de dez marcas especializadas no mercado financeiro - como XP Investimentos, Clear Corretora e Rico Investimentos - o Grupo XP oferece a oportunidade de se trabalhar em empresas com diferentes modelos de negócios e representação em diversos países. Trabalhar conosco significa desenvolver sua carreira em uma companhia de escala global, que possui uma proposta de valor única no mercado.