Como é trabalhar na Grupo XP?

Empresa para quem quer fazer a diferença

Prós: Autonomia, desafios e meritocracia. Diretoria Executiva, incluindo o CEO, muito acessíveis para discutir qualquer melhoria. Nos últimos meses, tivemos muito amadurecimento de processos e controles.

Contras: Desorganização nas áreas de TI, tornam algumas rotinas mais caóticas do que deveriam. O Head de Infraestrutura de TI deveria ter cadeira na mesa da Diretoria Executiva.

Conselhos para presidência: CEO é fantástico. Sabe exatamente onde e como iremos chegar.

Problemas estruturais na arquitetura de infraestrutura e sistemas.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Existe oportunidade de você criar e implementar boas idéias. Flexibilidade de horário, dress code, o novo prédio possui algumas facilidades como bicicletário e vestiários,

Contras: A liderança de algumas áreas importantes não possuem o conhecimento necessário dos assuntos pelos quais são responsáveis, portanto tem dificuldade em compreender o quão complexo é a implementação de novas soluções, principalmente na área de tecnologia.

Conselhos para presidência: Para atingir o a meta de 1 TRI é de suma importância que a arquitetura de infraestrutura e sistemas importantes sejam revistas.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Muito obrigado pelo feedback! Entendemos que para chegarmos nos melhores resultados, é preciso aprender a todo momento, pois o que hoje pode ser novidade, amanhã já poderá ter se tornado obsoleto. Dessa forma, há um pilar muito forte de treinamento e desenvolvimento que engloba atividades para aspectos comportamentais e técnicos. Além disso, os valores de Mente Aberta e de Espírito Empreendedor incentivam que todos do Grupo tenham a postura de não só questionar, mas a de propor o caminho mais simples que gere mais valor ao cliente, sempre garantindo o maior número de fatos e dados que provem ser a melhor solução.

Excelente lugar pro futuro, pra quem está numa situação confortável e querendo apostar alto

Product Owner

Prós: Projetos desafiadores, dentro do Mercado Financeiro, um dos lugares que mais vive na prática meritocracia, abraça novas ideias e entra em mercados realmente novos. PLR/Bônus agressivo.

Contras: Salário base muito menor que a média de mercado(incluindo pares no mercado financeiro). Rotatividade alta de funcionários em cargos inciais, o que dificulta a atratividade de gente de mercado.

Conselhos para presidência: Ajustar a remuneração fixa. Mudar as linguagens de programação nos novos projetos. Valorizar mais os funcionários que não estão em cargos de confiança.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback. Em relação ao salário, fizemos um trabalho junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019. Além disso, como o próprio depoimento aponta, no Grupo XP, a meritocracia é uma das formas de valorizar todos os colaboradores, não importa o cargo e incentivamos que, cada vez mais, possamos enxergar e viver a estrutura horizontal que é proporcionada.

Não passa confiança nem credibilidade. Muitos "chefes" de 20 e poucos anos

GerenteEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: É uma empresa nova e que está passando por mudanças, está crescendo e criando novos negócios... nesse ambiente, pode haver oportunidades de aprendizado e de networking.

Contras: Quando fui entrevistar na XP já fiquei com uma impressão ruim. Tenho 35 anos, com mais de 10 anos de experiência no mercado, mas muitas das pessoas que me entrevistaram (os "chefes", sócios minoritários da XP) tinham 20 e poucos anos...logo pensei como podem colocar pessoas tão novas e sem maturidade como chefes? Acabei aceitando o emprego, e não foi surpresa ver que a empresa é muito desorganizada. Tem muita gente sem vivência, sem maturidade nenhuma, e sem grandes experiências que se tornou "chefe" na XP... e o resultado não podia ser diferente... muita desorganização, imaturidade, vaidade, falta de conhecimento das coisas, falta de habilidade de gestão... entendi logo porque o turnover é tão alto, além dos salários inacreditavelmente baixos.

Conselhos para presidência: Profissionalizar mais a XP (cargos, processos, pessoas, etc)

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback. No Grupo XP, há um movimento de trabalhar nos processos seletivos sem viéses tão comuns no universo de Recrutamento & Seleção. A idade é um desses viéses. Acreditamos e apostamos no talento, que independente do nível de maturidade sempre terá oportunidades para melhorar e crescer. O foco, neste tópico, está em sermos mais assertivos nas contratações e promover mais oportunidades de desenvolvimento.
    Nosso objetivo fim sempre foi entregar o melhor para o nosso cliente externo e para isso, precisamos constantemente olhar internamente, seja para o colaborador ou para os processos da organização. Podemos dizer que há um trabalho em deixar alguns processos mais redondos sem engessar a estrutura.
    Finalmente, colocamos em outra resposta, mas faz-se válido reforçar o trabalho feito em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019.

Quem conhece e é honesto, não recomenda

Analista Pleno

Prós: Predio grande e com uma boa localização. Muita gente jovem com muita vontade de fazer e muitos sonhos profissionais (embora nem todos se realizarão na XP). Nome em evidência na mídia.

Contras: Salários péssimos. Processos ruins. Organização terrível. Grande promessas. Concretização baixa. Sócios muito ricos. Funcionários trabalham demais.

Conselhos para presidência: Nem adianta, eles sabem dos problemas, mas não querem mudar as coisas. É mais fácil contratar algum insatisfeito de outra empresa quando alguém vai embora da XP.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Obrigado pelo feedaback. Colocamos em outra resposta, mas faz-se válido reforçar o trabalho feito em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019.

Exige muito paga se pouco

Analista de Segurança Sênior

São Paulo das Missões, RS

Prós: Empresa seria que proporciona crescimento atraves de avaliações Bonus em dinheiro e o chamariz para empresa. Muitos projetos em andamento e quase nada chega ate o final concluido

Contras: Nao tem vida... se exige muito pagando-se muito pouco. As pessoas te olham feio quando vc levanta p ir embora no SEU horario de trabalho ja cumprido Muita rotatividade de pessoas

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback! Obrigado pelo feedaback. Colocamos em outras respostas, mas faz-se válido reforçar o trabalho feito em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração durante o ano de 2018 para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019.
    Sobre todos os pontos de melhoria citados, implementamos uma ferramenta já no ano de 2018, a Pesquisa de Pulso, em que todos, independente do cargo, são convidados a responderem uma série de perguntas anônimas que fornecem informações sobre pontos de melhoria que geram impacto por área e/ou para toda a organização. Um exemplo concreto é a política de flexibilidade de horário, em que o colaborador pode combinar com seu líder como ajustar o seu horário. Existem exemplos de pessoas que entram mais tarde e saem mais tarde, fugindo do trânsito, por exemplo. Uma vez acordado com a liderança e manter (ou até melhorar) os níveis de entrega, não há problema. Isso é um processo de mudança de visão das pessoas que aqui trabalham e acreditamos que, com o tempo, será mais natural.

paciência

Analista Pleno

Prós: meritocracia, entretanto tem que trabalhar bastante .

Contras: ambiente hostil .

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Obrigado pelo feedback. Acreditamos que o ambiente é voltado à resultados e essa aparente hostilidade pode vir da interpretação de alguns cenários. No entanto, mapeamos a percepção de todos via Pesquisa de Pulso para promover melhorias sem perder a essência, ou seja, continuar em busca do resultado sem gerar a sensação de hostilidade, por exemplo.

Decepção grande pra quem é ingênuo de acreditar nas promessas da XP

AssociadoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Nome que ficou reconhecido no mercado financeiro. Tem muita gente jovem trabalhando na XP, eles tem mais boa vontade pra explicar as coisas pra quem acabou de chegar. Localização da empresa é boa,

Contras: Salário fixo assustadoramente baixo (é o "modelo de negócios XP") Carga horária pesada Processos desestruturados Falta de transparência com os funcionários Clubismo e politicagem demais (se você for amigo de colégio dos chefes, e estudou na mesma facul que eles, talvez você seja valorizado e tenha oportunidades)

Conselhos para presidência: Mudar a cultura do lugar, repensando tudo

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Obrigado pelo feedback. No ano de 2018, realizamos um trabalho intenso de revisão de cultura no sentido de não deixar com que o tempo e os novos desafios noz fizesse perder a nossa essência. Hoje o trabalho é garantir que ofereçamos experiências coerentes com nosso Código.
    A implementação da Pesquisa de Pulso é uma das formas de garantir que haja um alinhamento cultural em todas as áreas do Grupo XP.
    Os processos de melhoria já se mostram evidentes ao compararmos resultados, mas não damos essa iniciativa como finalizada, pois sabemos que sempre haverá o que melhorar e contamos com a ajuda de todos para implementar esses ajustes. Por fim, durante todo o ano de 2018 foi feito um trabalho em relação ao salário, em que atuamos junto a uma empresa de Consultoria de Remuneração para que concretizássemos alguns ajustes já no início de 2019. Esse é um exemplo de processo que foi olhado cuidadosamente para melhorar a experiência do colaborador.

Se estiver tentado a aceitar uma oferta, peça um tour para conhecer antes de decidir

Product OwnerEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: O aprendizado é muito rápido e constante, e a presença de Agile Coaches para as equipes de tecnologia faz muito a diferença para que as metodologias ágeis sejam implementadas corretamente porém também se adequando ao que a empresa precisa. A não exigência de vestimentas formais também é um plus, sendo bem legal esta postura, levando em conta que é uma financeira.

Contras: Se tem uma coisa competente na XP é o RH quando se trata de vender a empresa. Ela nas conversas parece realmente uma versão do paraíso e é muito fácil se deixar levar por uma oferta de lá. Entretanto, para os que estão pensando em ir, eu aconselharia pedir pra entrar lá no prédio, dar uma volta e conhecer as pessoas e aí sim tomar uma decisão. A XP prega muito que é uma startup e até tenta, mas tirando o dress code informal, é uma grande empresa financeira como todas as outras. O ágil até existe às vezes e os agile coaches tentam, mas sempre tem uma carteirada de algum funcionário alto que faz tudo ir para o "go horse", com pessoas trabalhando mais de 12h por dia para entregar funcionalidades impostas sem nenhum sentido (porque justificativas não são ouvidas). Ser Product Owner, Gerente de Projetos ou cargos similares significa não ter autonomia e basicamente acatar o que é mandado (indo de encontro com as próprias especificações dos cargos). Outro fator crítico é a cultura da empresa em relação às minorias. Tem muito machismo e alguns preconceitos diversos. Quem é contratado para ser parte da "inclusão" acaba sofrendo. Rotatividade principalmente neste "grupo" é grande. Por fim, tem muitas panelinhas nocivas. Equipes com interdependência quando se deparam com uma destas, vivem uma situação difícil.

Conselhos para presidência: Quando funcionários vão reclamar de situações complicadas, o RH muitas vezes culpa as vítimas. Vamos treinar melhor os profissionais de recursos humanos e também os próprios demais funcionários, que muitas vezes demonstram preconceitos. Outra coisa: sejam mais honestos com o bônus. Muita gente aceita o emprego pelo bônus e sai porque se decepciona, então é melhor a honestidade logo de cara.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Sentimos muito que sua experiência não tenha sido positiva. Acreditamos, no entanto, que o ambiente, no Grupo XP, para iniciar processos de mudança é aberto. Existem vários motivos para uma pessoa não concordar com o comportamento de outras e a pessoa pode sofrer com aquilo, mas incentivamos que ela também vá lá e se faça ser ouvida. Temos exemplos de pessoas que iniciam o assunto e o direcionam buscando uma solução, seja sugerindo uma sala de amamentação até a criação de grupos de afinidade para trabalhar temas que demais pessoas se interessam, como a diversidade pode ser melhor entendida e trabalhada aqui.
    Finalmente, sentimos muito caso tenha vivenciado a sensação de que o RH atuou de maneira equivocada. Já era um assunto importante para nós e vamos continuar buscando formas de melhorar.

Sonho Grande para quem quer ser Grande

Prós: Empresa Jovem, para quem tem gás e vontade de fazer diferente e fazer de verdade, temos uma liberdade imensa de inovar e de mudar processos para otimização e projetos que façam com que você ganhe escala dentro da empresa.

Contras: Talvez por ser muito jovem, a empresa. Naturalmente sofre com alguns gestores relativamente novos e despreparados, mas nada que o tempo e maturidade não possam corrigir

Conselhos para presidência: Promover gestores mais preparados.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos pelo feedback. Uma das prioridades é na oferta de treinamentos para todos do Grupo XP.

Grupo XP

Descrição:Com 17 anos de atuação e formado por mais de dez marcas especializadas no mercado financeiro - como XP Investimentos, Clear Corretora e Rico Investimentos - o Grupo XP oferece a oportunidade de se trabalhar em empresas com diferentes modelos de negócios e representação em diversos países. Trabalhar conosco significa desenvolver sua carreira em uma companhia de escala global, que possui uma proposta de valor única no mercado.