Como é trabalhar na Grupo XP?

Sem dúvidas uma das melhores empresas para se trabalhar, devido às oportunidades e meritocracia.

Prós: Empresa meritocrática e bem horizontal, dá oportunidade a todos de apresentar opiniões e novas ideias independente do cargo e reconhece quando bem feito.

Contras: Não vejo como ponto totalmente negativo, pois isso é uma oportunidade para todos os envolvidos, no entanto alguns processos da empresa ainda estão sendo estruturados e apresentam algumas falhas.

Conselhos para presidência: Com o ritmo de crescimento que a empresa tem, muitos processos estão sendo revistos, porém alguns não com tanta calma quanto mereciam. Isso pode gerar retrabalho e reinvestimento nos próximos anos.

Uma furada

Product Owner (PO)

Prós: Se aprende muita coisa, você é forçado a aprender porque exigem de você. Para quem quer uma oportunidade no mercado financeiro é uma ótima porta de entrada, mas não fique muito tempo não

Contras: Muito trabalho, pouca produtividade. A empresa tem cultura de trabalhar pelo menos 10h por dia mesmo que se for atoa, sem produtividade. Em época de fechamento de bônus, ai a média de trabalho é de 12h por dia. Dizem que estão implementando Agile mas o Go Horse que impera. Tem mais 50 Squad com 3 agille coaches para suportar todos, que por sinal são os 3 muito fracos. Não permitem que as Squads tenham Scrum Master. O PO tem de ser Scrum Master e PO ao mesmo tempo, além de fazer o trabalho de QA muitas vezes. A hipocrisia impera. Dizem que prezam por qualidade, mas o seu supervisor/lider/diretor mandam todas as atividades pra outro dia mesmo que quebre todo o planejamento da sprint, teste unitários, e os poucos processos que a empresa tem. E mesmo com tudo sendo feito sem processo e forçado, se ocorrer algum erro o PO é penalizado e o Desenvolvedor é demitido. Tudo é baseado em pessoas, se você conhece as pessoas certas consegue trabalhar, se não, nada funciona pra sua equipe/squad/área. Nada tem processo, SLA, etc. Em fim a empresa é horrivel de se trabalhar.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos muito pelo feedback e vamos continuar dando o devido valor para qualquer oportunidade de melhoria. Entendemos que estamos em um momento de mudança de algumas práticas e adoção de novas, como a implementação da metodologia ágil. Dar um passo para algo novo sempre é um desafio, necessita de ajustes no caminho e é por meio de feedbacks que evoluímos. Sentimos muito que sua experiência não tenha sido positiva até o momento. Por outro lado, nossa cultura sempre foi empreendedora e, como estamos sempre buscando o pioneirismo, damos autonomia e abertura para que todos tenham postura construtiva, que tenham condições de ir lá e fazer, de consertar o que não esteja funcionando. Esta é nossa essência e principal motivo de termos chegado onde chegamos. Reforçamos que o time de Gente e Gestão trabalha próximo às lideranças para garantir alinhamento com a nossa cultura, mas está também sempre aberto para ser contatado diretamente por qualquer um e pronto para tratar qualquer situação que não esteja de acordo com a nossa cultura. Estamos à disposição para esclarecer qualquer ponto.

Excelente escola!

Analista de Gente

Prós: Ambiente extremamente dinâmico e desafiador. A empresa possui grandes oportunidades de desenvolvimento e aprendizado. Estar na XP é superar-se todos os dias!

Contras: Faltam alguns processos e fluxos nas áreas por este motivo alguns temas parecem confusos para quem acaba de chegar, a carga de trabalho também exigem bastante dos funcionários.

Área de Gente & Gestão da Grupo XP respondeu:

Agradecemos o feedback e sobre o ponto de melhoria trazido, reforçamos que o caminho na organização é bem aberto, principalmente para sugestões de ajustes. A área de Gente e Gestão está focada em garantir que a jornada do colaborador do Grupo XP seja, cada vez mais, fluida.

Ótimo ambiente para se desenvolver.

Prós: A empresa proporciona muita autonomia ao profissional em um ambiente extremamente meritocrático e dinâmico. É uma estrutura bem horizontalizada onde o profissional tem acesso á todos os executivos e diretores. Ótimo ambiente para crescer e se desenvolver.

Contras: O ritmo da XP é bem acelerado. Precisa ser um profissional muito alinhado com a cultura de crescimento da empresa. A carga horaria é bem puxada.

A XP é uma empresa que tem um futuro brilhante.

Prós: A XP é uma empresa que está em constante mudança e isso faz com que os colaboradores estejam sempre motivados. A autonomia, meritocracia e chance de crescimento também são fatores que chamam atenção na companhia.

Contras: O mesmo dinamismo que nos deixa motivados faz com que os processos e fluxos internos, muitas vezes, não sejam desenhados da maneira mais didática, mas acredito que a tendência é melhorarmos nesse aspecto.

Meritocracia e chance de crescer

Analista Pleno

Prós: Cultura meritocrática. Empresa de oportunidades, basta ter uma ideia e idealizar. Você sempre terá chances dentro da XP. Busque se destacar que você vai conseguir crescer.

Contras: Maiores benefícios aos funcionários. O RH da empresa tem que se desenvolver com base no crescimento dela, buscando maiores benefícios e não só a competição entre eles.

Conselhos para presidência: Mais investimentos no RH.

Analista Pleno

Prós: Meritocracia e ausência de barreiras entre os diversos níveis da empresa. Quantidade de oportunidades e novos negócios, autonomia para tomada de decisões no dia a dia

Contras: Devido ao acelerado crescimento a cultura da empresa se transformou num retalho da cultura que cada colaborador trouxe das suas experiências prévias.

Excelente Empresa - A XP cresce junto com você

Coordenador de Compras

Prós: Meritocracia - a possibilidade de crescimento de acordo com desempenho. A empresa te estimula a produzir e, diferente do mercado, não avalia tempo de casa ou de mercado no momento de promoções, reconhecimentos, etc. A XP é muito dinâmica e isso faz com que todos evoluam muito em um curto espaço de tempo, o fácil acesso aos diretores e até mesmo ao nosso CEO quebra qualquer tipo de hierarquia engessada.

Contras: o volume de trabalho é muito grande, talvez porque a XP esteja crescendo 100% ao ano mas isso faz com que todos trabalhem muito além da jornada usual mas acredito que seja temporário até que consigamos otimizar processos e crescermos equipe.

Excelente ambiente para crescimento e desenvolvimento profissional

Analista Sênior

Prós: Ambiente meritocrático, aprendizado dinâmico, há sempre oportunidades para migração de função e área, autonomia e proximidade com corpo executivo.

Contras: Os benefícios, incentivos e a carga de horário de trabalho não refletem as empresas de mesmo segmento e porte do mercado. Alta rotatividade de profissionais.

Ótima para trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Meritocracia e certificado Empresa com pessoas felicidades e boa comunicação. Educação financeira e projetos para o público. Uma ótima empresa para trabalhar

Contras: Percentagem e salário Pressão Não ser honesto com cliente Taxas ruins e asessões nãos qualificados por certificação. Poucas oportunidade de crescimento

Conselhos para presidência: Continue

Grupo XP

Descrição:Com 16 anos de atuação e formado por mais de dez marcas especializadas no mercado financeiro - como XP Investimentos, Clear Corretora e Rico Investimentos - o Grupo XP oferece a oportunidade de se trabalhar em empresas com diferentes modelos de negócios e representação em diversos países. Trabalhar conosco significa desenvolver sua carreira em uma companhia de escala global, que possui uma proposta de valor única no mercado.