Como é trabalhar na Grupo Serveng?

Grande Empresa

EncarregadoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa excelente, com boas oportunidades de crescimento profissional, empresa família, com todos os benefícios, sempre preocupada com o bem estar dos colaboradores, recomendo.

Contras: Parar de mandar tantos funcionários embora, mas sei que a culpa não é dela e sim da crise na construção civil, melhorar a comunicação entre os colaboradores, realizando mais eventos para a integração de todos

Conselhos para presidência: Conseguir mais obras para construirmos um pais mais rico.

empresa muito grande mas desorganiza muitos profissionais desqualificados.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Paga em dia, tem todos os beneficios ambiente tranquilo para trabalhar, proximidade com o dono

Contras: Empresa um tanto quanto desorganizada, falta reuniões e tomadas de decisões em equipe, alguns profissionais desqualificados.

Conselhos para presidência: avaliar melhor as contratações, ter mais reuniões entre a equipe.

Alta gestão desestimulante

Analista Sênior

Prós: O grupo possui negócios em diversos segmentos, então há muito aprendizado disponível para quem está interessado em conhecer se tores totalmente diferentes um do outro.

Contras: Alta gestão do grupo com idéias muito retrógradas que impactam, não somente o financeiro das empresas, mas também o pessoal, ambos de modo negativo.

Conselhos para presidência: Atualizar idéias, regras e políticas para melhor desempenho do grupo no mercado.

Centralização de decisões destrói valor

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A Serveng, como grupo empresarial, têm um potencial enorme de resultados. Há espaço para executivos realizarem trabalho de potencialização e consolidação de processos e negócios aumentando significativamente o valor da empresa.

Contras: A Serveng possui um serio problema de governança corporativa. Todas as principais decisões (e muitas sem importância também) são centralizadas no acionista principal. Isso gera nos colaboradores aquele famoso sentimento de "Delegação Perversa", ou seja, as pessoas são responsabilizadas pelos resultados, porém não têm nenhuma autoridade de decisão".

Conselhos para presidência: Crie uma governança corporativa robusta. Descentralizem as decisões.

Grande futuro

Planejador de Manutenção

Prós: Abrangência para crescimento profissional, disponibilidade para conhecimento e experiencia na carreira. Empresa dispõe de grandes profissionais para troca de informações.

Contras: falta de um plano de carreira, alguns benefícios estão completamente fora do padrão do mercado. Confusão nas ordens vindas dos superiores. Perca de grandes profissionais por conta da falta do plano de carreira.

Empresa tradicional, que já fez muito e ainda fará pelo Brasil.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salários, nunca atrasa pagamentos, obrigações trabalhistas sempre em dia. Possibilidade de trabalhar em grandes empreendimentos. Disponibilidade de equipamentos rodoviários enorme.

Contras: Extremamente burocrática e centralizada. Cadeia de decisão passa por posições que não estão comprometidas com o sucesso do empreendimento. Lentidão ao mobilizar para novos empreendimentos.

Conselhos para presidência: Confiar nas pessoas que estão na linha de frente. Escutar os funcionários a mais de 20 anos na casa.

Empresa muito boa

Comprador PlenoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Empresa Muito Organizada, com possibilidade de crescimento e possui uma cesta de benefícios muito satisfatória, salário compatível com o mercado.

Contras: Muito embora seja organizada o Grupo Serveng peca no quesito chefia, pois muitos deles acabam por desmotivar seus subordinados e com isso os benefícios oferecidos não sejam um diferencial

Analista de Processos

Prós: Salário e benefícios compatíveis com o mercado de trabalho. Ambiente de trabalho tranquilo, sem pressão.A história da empresa é muito bonita e o grupo possui vários ramos de negócios.

Contras: Empresa desorganizada. Por ser empresa familiar, perde bons funcionários por ter panelinhas. Cultura de Gestão por processos zero, e já foram certificados ISO 9001.

Conselhos para presidência: Foquem na melhoria continua de seus processos

amei trabalhar nesse grupo.

MotoristaEx-funcionário, saiu em 2016

Santos, SP

Prós: trabalhei nesse consorcio onde tinha mais duas empresa, constremac / Constran o ambiente bom de trabalhar fiz muita amizade. muito compromissada com o resultado operacional e administrativo nunca atrasou os nossos salario tínhamos participação de lucros,alimentaçao no local e vale alimentação.

Contras: era não nos fornecer plano de saúde,e como era uma empresa no ramo da construção civil pesada os técnicos de segurança se preocupava muito com a segurança porem alguns da chefia so queria saber do resultado

Conselhos para presidência: preocupar-se mais com a saúde e segurança no canteiro de obras.

Empresa já foi boa, hoje está em declínio...

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Salários excelentes, benefícios bons e atrativos, localização ótima da Sede administrativa, infraestrutura de trabalho ótima e adequada, refeitório interno com boa qualidade e sabor, qualidade de vida boa pois a empresa compensa e emenda todos os feriados e final de ano (no administrativo).

Contras: Instabilidade da empresa, a alta direção da empresa altera processos constantemente não mantendo uma direção assertiva e constante gerando constante instabilidade aos profissionais. Os gestores não são capacitados para os cargos, fazendo com que haja processos falhos, crises competitivas dentro do departamento e sendo beneficiados somente os que são "amiguinhos". Falta planejamento da alta direção para que a empresa se estabilize no mercado e siga processos de trabalho constantes e concretos. Falta investimento no capital humano, com avaliações de competência, treinamentos, feedback, orientações e clima mais profissional e menos pessoal. Empresa está em constante alterações, tirando tudo que beneficia ou motiva os funcionários, colocando restrições desnecessárias.

Conselhos para presidência: Colocar um CEO administrativo que modernize e estabilize os processos da empresa, implantar ações de avaliações de profissionais e processos de RH mais ativos em relação a desenvolvimento profissional. Capacitar os gestores ou trocá-los por profissionais mais atualizados do mercado garantindo mais qualidade de processos e motivação dos funcionários. Ao invés de focar em restrições aos funcionários a empresa deveria focar em ações motivacionais, pois profissionais motivados rendem maior desempenho do que profissionais estressados e desmotivados. Os motivados "vestem a camisa" e tratam a empresa como seu próprio negócio para que a mesma cresça constantemente garantindo seu emprego, já os desmotivados "jogam a toalha" e concentram suas energias em situações de stress e instabilidade, só fazem o que é obrigatório e agem somente esperando o momento do fim de seu período na empresa.

Grupo Serveng

Descrição:Desde 1954 no mercado, o Grupo Serveng é uma das principais empresas de engenharia do Brasil, com diversas obras executadas ao longo das décadas de atuação. O grupo divide suas operações em Mineração, Desenvolvimento Imobiliário, Engenharia e Construção, Transporte de Passageiros, Energia e Concessões, trabalhando em diversas obras de infraestrutura em todo o território nacional.