Como é trabalhar na Grupo Nexxera?

Empresa vende uma coisa na teoria e outra na prática.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tem tudo para ser uma potência no seu ramo de atuação, está atenta às inovações do mercado, nos serviços e soluções. Possui projetos sociais que dão visibilidade à marca empregadora.

Contras: Porém, é muito mau gerida. Além de ter uma estrutura familiar fechada, inclusive com desentendimentos entre os próprios membros da família. O que os donos conhecem de gestão está muito ligado à época em que trabalhavam em bancos, há mais de 20 anos e sempre que uma ideia nova é apresentada eles vetam. A empresa nunca deu prioridade ao planejamento estratégico, que nunca existiu, o que dificulta a gestão, pois, os colaboradores não sabem como contribuir especificamente. Os recursos de investimento em desenvolvimento de pessoas não são liberados, ao passo que em outras áreas comandadas por membros da família são liberados investimentos altos. O clima dentro da empresa não é agradável e é sentido um clima de descrença por parte dos colaboradores, pois, já foram realizados dezenas de projetos para identificar melhorias internas e que nunca foram levados para frente por falta de aprovação de superiores. Os processos de mudanças internas são conduzidos sem tato, o que caracteriza falta de respeito para com as pessoas que estão lá se dedicando. Com isso a empresa perde excelentes profissionais, que em algum momento acreditaram que era possível, mas que por tantas evidências em contrário acabam desistindo.

Boa mas pode melhorar

Gerente de Produtos

Florianópolis, SC

Prós: Boa remuneração, fácil acesso aos executivos (CEO), equipes boas de trabalhar. Ambiente é legal, a localização é boa, bem central e isso facilita. Tem várias atividades extra trabalho que a empresa promove.

Contras: RH muito operacional, pouco estratégico, dificuldade em andar na carreira. Falta um pouco de organização em termos gerais na empresa, o que acarreta em correria e falta de planejamento.

Boa para trabalhar, mas ruim para se dedicar.

Desenvolvedor Front End

Florianópolis, SC

Prós: Ambiente de trabalho, Equipamentos (estações de trabalho), investimento em tecnologia, acompanhamento de novas tecnologias de desenvolvimento, Bicicletário, Vestiário, Excelente localização. Flexibilidade de horário de entrada e saída, empresa busca melhorar seus processos e política interna. Desejo de melhoria constante. Estimula crescimento profissional e educacional do funcionário, possui programa de auxílio financeiro á educação (valor baixo), sempre criando novidades para ajudar o funcionário. Donos da empresa são pessoas humildes e honestas.

Contras: Cobra melhoria profissional e educacional mas não há reconhecimento financeiro (salarial) para melhorias profissionais e educacionais. Politicagem acima da competência. Septo grande de "puxa-sacos" iludindo a visão errada dos Donos de mercado. Empresa cria o produto sem saber se o mercado vai aceitar. Quase todo projeto criado não é concluído. Visão de mercado e produto perdida. Enorme dificuldade em identificar talentos reais da empresa. Barreira hierárquica para expressão de idéias. Falsa sensação de liberdade em alguns casos. Burocracia nos processos em excesso (melhorou mas ainda existe). Núcleo de decisões feita por pessoas que não tem conhecimento nas áreas específicas. As especialidades profissionais não são respeitadas e constantemente pessoas invadem o espaço do outro profissional usando hierarquia e visão pessoal para mudar o que deve ser feito. Não existe planos de salários ou carreira e cada funcionário possui um valor de salário diferente do outro e como resultado pessoas que merecem ganhar mais ficam 5 anos sem receber aumento que geralmente é conseguido ou quando informam que vão sair e o salário pode ser coberto para pessoa ficar ou quando existe uma oportunidade oportunista para pedir aumento. O descaso salarial é grande.

Conselhos para presidência: Buscar a visão do cliente antes de criar o produto. Investir efetivamente no funcionário dedicado e que procurar aprimorar-se pagando melhores salários. Implementar de verdade planos de cargos e salários baseado em uma avaliação honesta e justa. Eliminar o Septo de "puxa-sacos" que ajudam a deixar a empresa perdida. Reconhecer os verdadeiros talentos e pratas da casa que tem capacidade e conhecimento e visão para entregar bons produtos, ser admirado pelos subordinados e transformar esta empresa na grande empresa que ela é mas não consegue ser.

Grupo Nexxera