Como é trabalhar na Grupo Meta?

Não tem nada que seja diferente.

Recrutador

Joinville, SC

Prós: Não tem nada que seja diferente de outra empresa. Agrega boa convivência com os colegas de trabalhos. Mas pelo menos é trabalho de segunda a sexta até 17h30.

Contras: Benefícios são ruins, salario baixo. E falta de comprometimento dos colaboradores em relação as horários e comunicação e acaba ocorrendo muitos atrasos com os candidatos.

Essa é a sua última opção, faça bolos pra vender antes.

GerenciaEx-funcionário, saiu em 2015

São Leopoldo, RS

Prós: Como diz um dos VPs, pagamos em dia. Como se ir trabalhar lá fosse um favor que ele está nos fazendo. As pessoas buscam ser legais umas com as outras para melhorar o clima, mas se cair de fazer projeto com gente mais chata, ai complica.

Contras: Não conseguem manter a empresa no foco, só sabem em vender e vender. Pouco comprometimento técnico, depois que vende corre pra achar gente que saiba fazer pra entregar. Os gerentes, diretores e sócios espremem a empresa pra ganhar suas comissões, sem pensar no impacto que estão fazendo nas pessoas.

Conselhos para presidência: Porsches, Audis, BMWs não demonstram caráter.

Programador Júnior

São João do Polêsine, RS

Prós: Relativa flexibilidade de horário quando o projeto não está em situação crítica. O que não é regra, pois normalmente os prazos são completamente absurdos, embora os gestores insistam, o padrão meta é aceitar projetos bem abaixo da média.

Contras: Projetos, normalmente com prazos ruins, e não raramente, catastróficos. Horas extras são constantemente solicitadas, e mesmo assim, a empresa viola a regra que ela mesmo impõem, que é pagar quando o banco de horas passa de +40, e descontar quando está abaixo de -20. Em projetos catastróficos eles te solicitam pra trabalhar igual um animal, comumente perdendo 2 ou 3 finais de semana por mês e ,em casos mais graves , trabalhando em média 11 horas por dia durante semanas. Pra piorar, sumariamente optam pelo não pagamento das horas extras ou pagamento de parte das horas quando eles bem entendem, sem sequer avisar o funcionário, e após, liberam o mesmo à folgas para não ter que pagar as horas. Explora mão de obra estagiária, solicitando, constantemente horas extras dos mesmos. Empresa antiética, viola sumariamente leis trabalhistas de todo jeito, o salário não é acima da média, e opta, à seu bel prazer, de pagar horas extras, ou não pagar e descontar as horas em folgas. Porém, o funcionário precisa ter "atitude de dono do negócio". Cultura da empresa é ruim, vendem uma ideia de que evitam demitir os funcionários e realocam em outros projetos, isso é normalmente mentira, pelo menos não é o que se vê na prática da FSW.

Conselhos para presidência: É complicado, pois a impressão que se tem de baixo é que a presidência é realmente maldosa, antiética e não tem absolutamente nenhuma empatia com os funcionários. Solicitação de jornadas sobre-humanas para depois simplesmente fazer c* doce para reembolsos de viagens e pagamentos de horas extras é complicado.

Escola para o mercado de trabalho

Analista ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2017

São Leopoldo, RS

Prós: Acredito que a Meta é uma escola para o mercado de trabalho. Cheia de desafios, você aprende muito. indico a empresa para quem é jovem e está iniciando no mercado de trabalho.

Contras: Não há um sólido programa de planejamento de carreira. Para evoluir dentro da empresa leva muito tempo! Reconhecem mais profissionais que falam do que os que fazem.

Conselhos para presidência: Prestar mais atenção nos profissionais que entregam resultado e não naqueles que só dizem que entregam.

Não Recomendo

Desenvolvedor PHPEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente de trabalho ótimo. Horários flexíveis, incentivo à certificações.

Contras: Gestão de projetos, gestão de pessoas, sobrecarga de trabalho à todos.

Ótima empresa, a melhor do mercado

Estagiário de TI

São João do Polêsine, RS

Prós: As oportunidades, que a empresa oferece é algo incrível, a forma como os gestores, sócios e gerentes nos tratam sem dúvida é a melhor do mercado.

Contras: Não há o que reclamar dessa empresa, não há pontos negativos, pois sempre que necessitamos algo a eficiência entra em ação para resolver para nós, sem falar no crescimento dentro da empresa que dá muitas oportunidades para seus funcionários.

Empresa não é governo!

Consultor SAP

Prós: Dentro do normal de mercado (paga em dia, respeito ao colaborador etc). O básico que se espera de uma empresa do porte do Grupo Meta. .

Contras: Pode haver muitos, assim como toda empresa, o grande problema é que as pessoas em geral acham que a empresa é governo, que apenas ela tem que pensar no seu desenvolvimento profissional, ficam de mimimi falando que a empresa só pensa em Lucros. Mas é claro que a empresa pensa em lucros, se não fosse assim ninguém teria emprego. Assim funciona o mundo capitalista. Dica para quem só reclama, em vez de ficar chorando, invista em si mesmo e procure coisa melhor.

Conselhos para presidência: Eles que tem que me dar conselho...

Programador Júnior

São João do Polêsine, RS

Prós: Empresa flexível, muito respeito pessoal da gerência direta. Eventual apoio financeiro nos estudos e horários flexíveis para os mesmos. Salário "ok". E a melhor de todas para mim: muito boas oportunidades de experiência pra quem está começando.

Contras: As oportunidades de experiência não vem de graça. O salário é "OK" pra atividade que você é contratado, mas no final das contas, se você não for muito cuidadoso a empresa suga a sua vida. Programadores plenos sendo alocados como analistas e coordenadores de projeto sem aumento salárial são coisas comuns (mas normalmente a empresa não faz pressão psicológica sobre esse tipo de proposta, pessoal aceita com esperança de ganhar visibilidade mas geralmente termina fora da empresa). Instabilidade estranha. Aconteceram projetos que terminaram de forma ruim, geralmente por culpa do cliente e da gestão, e a equipe toda foi demitida, sendo que projetos novos na mesma tecnologia estavam a caminho, fazendo com que programadores de outras tecnologias fossem gambiarrados nesses projetos e novos programadores fossem contratados às pressas. Sobre as horas extras, muita gente comenta, e realmente, muitos projetos são mal orçados, fazendo com que a equipe tenha que trabalhar muito nos finais de semana. Mas isso geralmente estoura nos sêniors e em quem tem vontade. Fiz muitas horas extras por causa de um projeto ruim, mas nunca tentaram me coagir fortemente pra realizar horas extras. O que acaba tendo é um fator social, o colega faz e o pessoal se sente meio que na obrigação de fazer (falo isso como júnior).

Fuja.. aguente firme mais um tempo.. mas fuja.

Desenvolvedor.NETEx-funcionário, saiu em 2016

Restinga Seca, RS

Prós: Flexibilidade, possível trabalho home-office. Espaço físico agradável. Este são os únicos pontos positivos. Sinceramente pensei muito, mas não consigo achar algo bom.

Contras: Primeiramente os prazos são curtos e estipulados pelos gerentes de projeto, sem qualquer consulta ao time, gerando alta carga horária. Sábados, domingos, feriados e madrugadas são normais. A empresa até paga hora extra, mas só depois de você acumular 40 horas em banco. Descontam uma parte do teu VR e se você tiver que almoçar fora, como em um feriado por exemplo, a empresa só te reembolsa R$ 25,00. Em cidades grandes é bom, mas no interior não temos por esse valor. Outra coisa: acabou o projeto é rua. Lembre-se: você é só um número para os gestores, e não um colaborador.

Conselhos para presidência: Recursos Humanos não são números.. eles que fazem a roda girar, portanto mais respeito.

Uma boa empresa, com problemas pontuais.

Analista de Testes Pleno

São Leopoldo, RS

Prós: Ambiente agradável, oportunidade de atuar em projetos internacionais, com fácil acesso aos gestores. Salário na média do mercado, e com plano de benefícios.

Contras: Equipamento de trabalho alugado, configuração das máquinas um tanto defasado, necessário notebook para mobilidade do time. Necessário a opção de home office também, de encontro a mudança de cultura necessária para tornar o ambiente melhor.

Conselhos para presidência: Mudança de cultura para acompanhar as boas práticas do mercado, com a gestão facilitada, mais liberdade e responsabilidade para o time.

Grupo Meta

Descrição:Presente no Brasil com 6 escritórios e com 25 anos de experiência no mercado de TI, o Grupo Meta atua em Outsourcing de Serviços de TI em diversas tecnologias, serviços na suíte SAP e conta com uma unidade de Consultoria altamente especializada em Processos de Negócio (BPM) e em todas as necessidades da área de TI.