Como é trabalhar na Grupo Editorial Record?

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Aprendi algumas coisas dentro da empresa como: não confie em ninguém. Também aprendi a dominar bem melhor o processo de pré-impressão de livros e alguns softwares de edição gráfica.

Contras: São inúmeros. Localização ruim: pouco acessível e perigosa. Comida do refeitório horrorosa. Ambiente competitivo e nem um pouco saudável. Colegas de trabalho querendo furar o olho uns dos outros. Funcionários protegidos pelos cargos de chefia. Alta rotatividade. Sobrecarga de tarefas pra vários funcionários por economias bestas da presidência de contratar mais pessoas para a equipe. Como ex-estagiário da Produção, assumi diversas vezes a posição de “burro-de-carga”, carregando livros pro parque gráfico ou pelos outros setores, e fiquei sobrecarregado, muitas vezes, também com funções de funcionários contratados que não faziam nada por serem protegidos. Falta, com toda certeza, o oferecimento de um plano de carreira pros funcionários: alguns são muito talentosos e não são valorizados devidamente e acabam saindo da empresa.

Conselhos para presidência: Olhe com mais cuidado pros seus funcionários... Toda essas economias bestas vão te levar a falência!

Injusto

EditorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Incentiva a leitura entre seus funcionários, há abertura para algumas atividades, mas frequentemente falta orientação e feedback. Não há muitos aspectos positivos

Contras: O salário é baixíssimo, incompatível com o tamanho da empresa e com o currículo de muitos. A comida servida no refeitório é horrível, a localização é em uma área perigosíssima. Falta profissionalismo e o aprendizado é raso. Local elitizado.

Conselhos para presidência: Valorize seus funcionários, estude mais a concorrência e o mercado editorial, saiba qual é o valor do livro para o público

Tem tudo para crescer

Analista de Logística

Prós: É uma empresa grande em seu ramo, ela possui uma clima organizacional amigável e descontraído, sendo uma família. É uma empresa que paga certinho sem atrasos

Contras: Sua base salarial é baixo para 44 horas semanais, deveria ser de 40 horas, além do que, todos os benefícios tem uma alta taxa de desconto na folha do funcionário. Não possui uma plano de carreira.

Conselhos para presidência: Possuir uma carga horária de 40 semanais, Criar uma plano de carreira e não descontar na folha a alimentação!

Se soubesse que era assim, não teria aceitado a vaga.

Assistente de PCPEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: a empresa oferece na medida do possível um bom ambiente de trabalho e por vezes temos flexibilidade nos horários.

Contras: Sinto que falta traçar um planejamento a nível operacional, com relação as atividades de cada setor e o que pode ser mudado para que as atividades fluam no dia a dia.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão, e um RH mais atuante.

empresa atrasada

AssistenteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: as pessoas e o ambiente criam um boa condicao de trabalho.

Contras: a empresa nao tem RH ou nenhum cuidado com o bem-estar do funcionário. Se ele tiver qualquer problema entre equipes nao ha ninguem ineressado em resolver.

Pode melhorar, basta querer.

Assistente Editorial

Prós: Oportunidade de trabalho dependendo do cargo, pelo nome que a empresa tem no ramo

Contras: Dificuldade de comunicação entre os departamentos dando a impressão que cada um caminha em diferentes direções sobre o mesmo assunto, colaboradores que em certos níveis tem tratamento diferenciado em função do prestigio, pouca ou nenhuma competência técnica de alguns gestores, algumas decisões sempre baseados no "eu acho melhor assim por que sou eu que mando"

Falta de comprometimento da presidência com os funcionários da logística.

Analista Administrativo

Prós: Pontualidade no pagamento do salário

Contras: Ambiente, falta de organização de todos setores

Melhorar plano de cargos e salários

Prós: Tem plr, certa estabilidade, pois tem funcionários antigos, próximo do centro do Rio de Janeiro, ambiente amigo, funcionários simpáticos e familiares

Contras: Empresa familiar, pouca ou nenhuma chance de ascensão, empresa totalmente departamentalista. Zero meritocracia. Possui pouca ou nenhum profissionalismo por parte da presidência.

Conselhos para presidência: Melhorar cargos e salários

Muito trabalho, muito aprendizado.

Prós: A atmosfera descontraída e a simpatia da maioria dos colegas gera integração entre as equipes e um ambiente agradável. O fato de ser um dos maiores grupos editoriais do Brasil fornece uma boa base de conhecimento para quem trabalha na empresa. É possível aprender muito sobre o mercado e os processos editoriais e certamente é um nome de peso no currículo.

Contras: O fluxo de trabalho talvez seja um pouco intenso demais, sendo constante a sensação de estar correndo contra o tempo e trabalhando sob pressão para cumprir os prazos estipulados. Isso às vezes causa a impressão de que não estamos conseguindo desenvolver nosso trabalho da maneira ideal, pois acabamos tendo que cumprir as tarefas de uma forma mais superficial, com menos minúcia do que gostaríamos, para ganhar agilidade. Parece também que faltam conhecimentos ou organização por parte da presidência em relação aos processos editoriais, pois tem havido uma tendência a reduzir as equipes e cobrar aumento da produtividade, sobrecarregando ainda mais cada funcionário individualmente. Deveria haver uma maior valorização tanto dos colaboradores internos quanto dos freelancers, considerando a remuneração incompatível com a média do mercado e com o nível de trabalho exigido.

Trabalhar, aprender e sair para crescer na carreira em outro lugar

Ex-funcionário, saiu em 2007

Prós: Com uma estrutura que abarca todas as etapas da produção e comercialização de livros, a empresa é uma grande escola, principalmente para profissionais recém-chegados ao mercado editorial.

Contras: Como é da cultura das editoras no Brasil, apesar da grande estrutura da empresa a gestão ainda é essencialmente familiar, não há cultura nem missão bem definidos e nenhum tipo de plano de carreira para os funcionários.

Conselhos para presidência: Profissionalizar a gestão com a contratação de um CEO

Grupo Editorial Record