Como é trabalhar na Grupo Comunique-se?

Bom para quem está iniciando a carreira

Executivo de RelacionamentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Comunique-se é uma empresa ideal para quem está iniciando a carreira, principalmente para quem não é da área de comunicação e marketing, público jovem, ambiente informal.

Contras: Péssima gestão, salário abaixo do mercado, sem possibilidade de crescimento ou plano de carreira. Cobranças desnecessárias, prezam tanto pela meritocracia mas não a praticam, não reconhecem os colaboradores, não incentivam o desenvolvimento pessoal ou profissional, equipe estagnada e desmotivada, não indico para quem já é consolidado ou tem experiência de mercado pois não é ambiente para quem almeja crescimento e bons ganhos financeiros. Vende-se ferramentas de comunicação interna, porém a deles é péssima, não há parametrização, alinhamento com a cultura ou estrutura da empresa.

Conselhos para presidência: Avalie melhor a gestão e a política de remuneração, pois só assim irão atrair profissionais realmente qualificados e engajados que possibilitará o crescimento da empresa.

Comunique-se

ColaboradorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: É um bom início profissional. O ambiente é familiar, temos um CEO à disposição, um evento trimestral para apresentação de resultados, além de lounge com puffs e videogame, happy hours e benefícios diferenciados. Também há ótimos profissionais por toda a empresa.

Contras: É a cultura do "E Vamo Que Vamo" ao pé da letra: faça muito com pouco, do jeito que der e não reclame. Infelizmente, o bordão serve só para engajar os menos atentos.

A empresa se diz jovem ao incluir happy hours mensais no calendário, ao proporcionar um ambiente descontraído, mas a direção ainda é bastante engessada e não reflete este espírito. Prega-se a cultura da liberdade, do ócio criativo e dos horários flexíveis, mas no dia a dia vemos que não é bem assim.

A liderança do grupo tem uma visão de mercado interessante, mas peca na impulsividade. O desejo de atingir a maior área pelo menor custo possível passa do limite, prejudicando inclusive o que já conquistamos.

Ser louco por qualidade faz parte dos valores da empresa, mas infelizmente não é bem assim devido à ausência de mais profissionais qualificados e à má gestão de algumas áreas.

Vamos com calma

Colaborador

Prós: Bem localizada, estabilidade da CLT e o clima entre os colaboradores é muito bom.

Contras: Economia total! É a empresa do "vai que da"! Para que fazer melhor se podemos fazer bem com o que temos? E dessa maneira se justifica a falta de investimento.
    Temos refeitório mas não temos talher, temos café mas não temos copo, já ficamos sem papel higiênico.
    Cada funcionário tem que se dividir em vários para dar conta da demanda. Dessa forma as metas criadas se tornam inatingíveis e o sistema de PLR é conhecido como uma grande piada interna. Se você fizer um ótimo trabalho, mas não estiver a serviço 20h por dia pela empresa (feriados, finais de semana), a meritocracia não é para você. E o salário? Bem... está bem abaixo do mercado.
    O lucro aqui enche poucos bolsos... E não se deixem enganar pelo happy hour mensal.
    O Comunique-se mudou e muitos bons funcionários estão deixando a empresa.

Uma empresa ótima para aprender, mas sem plano de carreira.

Prós: Clima amigável entre os setores, é possível criar uma boa convivência com todos os colegas de trabalho. Visão empreendedora vinda do CEO, abastece muito a perspectiva de evolução da empresa.

Contras: Falta de plano de carreira para a maioria dos setores. Algumas gestões são fracas no desenvolvimento de equipe e pessoas, isso desmotiva qualquer sugestão de mudança, empenho em fazer diferença, já que planos mais inovadores (dependendo do modelo de negócio) não são considerados, compreendidos ou meramente aprimorados para melhor se adaptar ao modelo da área/empresa.

Conselhos para presidência: Investimento em capacitação de gestores, redesenhar estrutura de áreas há muito tempo engessadas nos mesmos processos, desenvolver um plano de 360 para as áreas conhecerem melhor o trabalho um do outro, possibilitar mais trocas de funcionários em diferentes áreas, quando já se desempenhou o máximo em um ambiente e pode agregar valor numa nova função.

Tem potencial, mas falta alinhamento e maturidade para crescer.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Clima jovem, há um esforço em incentivar os funcionários com cursos e bolsas. O ambiente é amigável e os horários podem ser flexíveis em determinadas áreas. Os funcionários são ouvidos e contribuem com a empresa.

Contras: Nada é embasado profundamente, as coisas são definidas da noite para o dia - o resultado do planejamento é o resultado que querem que dê. As lideranças são fracas e a minha especificamente, desmotivada, com pouco a acrescentar para a equipe. Há uma ilusão de plano de carreira. Se tornou latente uma vontade de "engessar" o ambiente, seus funcionários e pensamentos. Profissionalismo nada tem a ver com ser sério/não fazer brincadeiras, não sabem separar o lado pessoal do funcionário. Processos burocráticos, mas ineficazes. Cultura de economia com coisas pequenas e gastos enormes em coisas desnecessárias.

Conselhos para presidência: Contratem uma empresa especializada para fazer o planejamento, não façam dentro de casa. Questionem e invistam nas lideranças. Busquem processos reais e foquem onde realmente vale a pena, chega de atirar para todos os lados. Separem o lado pessoal do profissional, a começar do topo da organização.

Bom para aprender, mas...

Assistente

Prós: Ambiente bom para aprender, conhecer o mundo da comunicação, os serviços prestados aos clientes são muito bem desenvolvidos. Lugar propõe oportunidades para nos desenvolvermos.

Contras: Há uma forma não muito agradável dos funcionários serem tratados, como se não pudéssemos expor nosso pensamento. Com isso, gera desmotivação por parte da equipe.

Formadores de profissionais

Executivo de RelacionamentoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente agradável, muitos benefícios, campanhas de RH ótimas, profissionais excelentes, meritocracia e plano de carreira.

Contras: O salário não é atrativo, metas difíceis de alcançar, ticket médio de serviço baixo.

Conselhos para presidência: Profissionalizar um pouco mais os colaboradores. Mesmo dando muitas oportunidades o ambiente descolado e festivo as vezes prejudica o profissionalismo e resultado.

Empresa séria, porém ainda quadrada com relação ao funcionário.

Designer

Prós: A empresa paga cursos que agregam muito no nosso currículo, tem horário flexível dependendo da unidade, sempre em dia com os débitos dos funcionários e muito transparente quanto aos resultados.

Contras: Não há reconhecimento profissional nenhum, muitas vezes é mais presada a velocidade da entrega do que a qualidade e alguns profissionais não tem as máquinas ideais para cumprir a sua função. O Happy Hour é interessante, mas eu particularmente descartaria e usaria a verba para outras coisas como equipamentos melhores, benefícios, bonus etc, acredito que existem outras formas de incentivar o funcionário. Os benefícios (VR) estão desatualizados com a região e poderia ser incluso o VA.

Conselhos para presidência: Abrir a cabeça com relação aos funcionários e prezar mais a qualidade do que a velocidade, desenvolver um planejamento melhor de venda dos produtos pois muitas vezes é vendido de forma errada e gera uma série de problemas. Pensar que o funcionário satisfeito e motivado dá mais lucro.

Empresa jovem e descontraída

Designer

Prós: Ambiente descontraído;
    Funcionários jovens;
    Ótimos benefícios;
    Horários flexíveis;

Contras: Salário não compatível com o mercado;
    Falta de planejamento em algumas unidades prejudicando outras;

Comunique-se

Prós: A flexibilidade de horários com certeza é um ponto a favor da empresa.
    A equipe que trabalho na minha opinião é a melhor que eu poderia estar e isso com certeza me deixa bem a vontade para produzir.

Contras: A empresa diz ser transparente, mas na maioria das vezes só ficamos sabendo de algo tempos depois do acontecido, o que acaba prejudicando até o trabalho que poderia ser feito com uma qualidade maior se a informação a princípio tivesse ao menos sido repassada. É uma empresa de comunicação, mas que não se comunica! A falta de comunicação é fator risco desta companhia.
    Não há preocupação alguma se o funcionário esteja trabalhando 12 horas por dia, desde que entregue. Chega um momento em que o esgotamento se torna inevitável e com isso bons profissionais estão desistindo. Funções vão sendo acumuladas, mas o retorno financeiro permanece o mesmo. Costuma-se escutar "Vamos fazer mais menos". A ideia de se fazer mais com menos não é acumular funções e nem triplicar o serviço do colaborador com o intuito de otimizar recursos e gastos.
    Até começamos com gás total, mas com o passar do tempo, a falta de feedback e o fato de quase ter que ajoelhar pedindo pelo amor de Deus para que sejamos atendidos, faz com que desejemos jogar a tolha, por mais que o funcionário goste do faz.
    A falta de investimento em certas áreas é evidente e em outras apenas é ignorada. Só se consegue atenção e visibilidade quando se faz o que chamo de "marketing pessoal". Os colaboradores estão mais preocupados em se promover perante os seus superiores, do que fazer o seu trabalho da melhor forma possível. Na maioria das vezes aquele que de fato produz e traz benefícios reais são os que estão no anonimato. Os gestores deveriam prestar mais atenção nos colaboradores que agregam valor real para empresa e não naqueles que fazem "barulho" e no final não acrescentou quase nada para a organização.

Conselhos para presidência: Invista mais em unidades que de fato vão trazer retorno para a empresa.
    Passe a prestar uma atenção maior para os colaboradores que realmente estão agregando valor para a organização.

Grupo Comunique-se

Descrição:O Grupo Comunique-se é um grupo de internet e comunicação, que detém as marcas Portal Comunique-se, Prêmio Comunique-se, Comunique-se Educação, Comunique-se Digital e RIWeb. A história do Grupo começou em 2001 com o lançamento do Portal Comunique-se, a maior comunidade virtual de jornalistas do país, com mais de 300 mil usuários. Em 2003 lançou o Prêmio Comunique-se, que atualmente é a mais prestigiada premiação jornalística brasileira. E em 2005, lançou o Comunique-se Educação, uma das mais completas instituições de ensino técnico no segmento de Comunicação Social no país.