Como é trabalhar na Grupo Bimbo?

Bimbo do Brasil

SupervisorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: - Qualidade dos produtos:
    O principal pró da empresa é a preocupação com a qualidade dos produtos. Os pães integrais, por exemplo, possuem uma formulação muito mais "integral" porcentualmente (entre grãos e farinha integral) que os concorrentes.

- Oportunidades de crescimento:
    A empresa é muito bagunçada, o que gera muita oportunidade de crescimento por falta de gente qualificada e pelo altíssimo turn over.

Contras: - Gestores:
    Os gestores são centralizadores, despreparados e fracos. Poucos possuem diploma ou ao menos falam português corretamente.

- Desorganização:
    A empresa é muito desorganizada, não há processos definidos.

- Cultura e Valores:
    A cultura da empresa é mexicana, e completamente equivocada. Prevalece o "modelo Bimbo", que privilegia pessoas despreparadas para virar líderes, que executem qualquer coisa sem questionar ou pensar muito, trabalhando muito além do horário comercial (normalmente umas 13 horas por dia). Os valores da empresa só estão escritos nos murais das paredes, mas não estão nas ações do dia-a-dia. As pessoas são números, nada mais.

- Falta de estratégia:
    Devido ao "modelo Bimbo", a empresa é totalmente focada na execução. Até nos cargos mais altos não há estratégia, e isso se reflete nas pessoas que ocupam esses cargos. A empresa não planeja nada, aprende puramente por erros e acertos, errando muitas vezes até acertar uma e aprender algo. Isso gera muito retrabalho, horários longos de trabalho, mudanças constantes nas diretrizes, frustração e falta de profissionais qualificados que pensem estrategicamente.

- Cargos e Salários:
    A política de cargos e salários é inexistentes, assim como plano de carreira. Muitas pessoas em cargos que não possuem os requisitos mínimos para preenchê-los. Salários discrepantes para cargos iguais, assim como salários em muitos casos fora do padrão do mercado.

Conselhos para presidência: Trazer profissionais de mercado para áreas estratégicas; Demitir grande parte da chefia que hoje está; Redefinir a estratégia de toda a empresa e reavaliar o objetivo de grande parte das áreas; começar a planejar; rever todas as políticas da empresa.
    Em suma, aplicar boas práticas de mercado e abandonar o "modelo Bimbo".

Grupo Bimbo

Descrição:Fundada em 1945 no México, o Grupo Bimbo é a maior empresa de panificação do mundo e líder nas Américas, com receitas de US $ 10,712 bilhões em 2011. Com 156 plantas em 19 países da América, Ásia e Europa, tem mais 127.000 funcionários e uma carteira de mais de 103 marcas e mais de 8000 produtos. Desde 1980, o Grupo Bimbo é uma empresa pública listada na bolsa de valores no México e é formado por seis organizações e empresas, que operam as empresas na indústria de panificação e alimentos em geral. É a maior empresa de alimentos no México e líder indiscutível do pão no país, como em muitos países da América Latina. Por meio de suas principais subsidiárias, Bimbo Grupo desenvolve, distribui e comercializa mais de 8.000 produtos, entre os quais uma grande variedade de pães, bolos tipo caseiro, biscoitos, doces, chocolates, doces e batatas salgados, tortilhas de milho e farinha de trigo, torradas, e "caramelo" (doce de leite).