Como é trabalhar na Grupo Aterpa?

Bons funcionários, péssimos gestores

Assistente Administrativo

Lagoa Santa, MG

Prós: Apesar do nível de cobrança e pressão para desempenhar em uma organização muito enxuta, os funcionários da Aterpa parecem sentir que estão todos no mesmo barco e se apoiam solidariamente perante cobranças muito pouco razoáveis dos chefes.

Contras: Dado que a diretoria pressiona os gestores por resultados que estão além de suas equipes (por falta de treinamento, por falta de políticas bem definidas de atuação, pelas equipes serem sempre muito enxutas) muitos funcionários se desligam da empresa ao sentirem que não estão sendo reconhecidos pelos seus esforços em ambiente tão asfixiante.

Conselhos para presidência: Funcionários da empresa sentem que podem contar uns com os outros mas não com seus gestores que, pressionados por resultados, não atentam para a organização de atividades e razoável atribuição de tarefas. Por estas responsabilidades não estarem bem definidas, obra e escritório entram em choque sem ter o auxílio da diretoria para intermediar conflitos e resolver diferenças. Sugiro melhor atenção com relação à atribuição de responsabilidades para que os funcionários não se sintam tão desamparados na condução de suas atividades. Os gestores precisam ter mais espaço para delimitar o que é de responsabilidade de suas equipes e o que diz respeito à outras áreas. Assim que as tarefas estejam bem desenhadas, os gestores podem aprimorar suas próprias áreas sem sobrecarregar a equipe com tarefas de outro setor, encorajando-os a buscar soluções para que seus departamentos cumpram com seus objetivos. Em geral, a responsabilidade é compartilhada sem clara determinação de onde começa e onde termina o trabalho de cada indivíduo, o que dificulta a aplicação da máxima "combinado não sai caro" uma vez que seus funcionários nunca se sentem realizados com seu trabalho. Posteriormente, deve-se criar incentivos para que, assim que as tarefas individuais sejam cumpridas, cada funcionário se sinta encorajado a trabalhar de forma solidária, auxiliando outras áreas, mas isto deve vir DEPOIS que sua gestão se sinta confortável com a performance inicialmente esperada.
    Da forma como a empresa trabalha hoje, muitos funcionários estão realizando tarefas de outras áreas sem serem reconhecidos por isso e, pior, acabam sendo penalizados por não terem tempo de garantir o êxito de suas funções descritas no contrato de trabalho.

Empresa onde há grande satisfação dos colaboradores e clima organizacional saudável.

Gerente de Recursos Humanos (RH)

Brumadinho, MG

Prós: Empresa que valoriza o ser capital humano, oferece liberdade para tomada de decisões, empresa com estrutura hierárquica enxuta, resoluta nos objetivos, alta qualificação da administração da empresa, possui boa política de salários e benefícios, oferece oportunidade de crescimento profissional, empresa séria e idônea.

Contras: Localização ...........................................................................................................................................

Otima empresa para se trabalhar

Gerente

Prós: Reconhecimento, proximidade com a diretoria, oportunidades oferecidas, beneficios, escritorio bem localizado

Contras: Isolamento de alguns departamentos, falta de um RH bem estruturado, emergencialismo constante, desvalorizacao de alguns profissionais

Desafio

Engenheiro III

Prós: Canal direto com os diretores e liberdade para conversarmos.

Contras: Falta de obras no mercado mineiro o que nos obriga a estarmos buscando obras fora. Acredito que deveríamos ser mais competitivo em nossa região.

Conselhos para presidência: Continuar com a valorização dos profissionais, pois o simples fato de nos conhecer pelo nome já nos enche de orgulho de fazer parte desse grupo.

Muito Boa

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa familiar, de história. conservadora e ao mesmo tempo arrojada.

Contras: Organização institucional.

Conselhos para presidência: Você tem tantos valores, está acompanhado por sua família na construção dessa obra. trabalha se esforça, dedica. porque ainda resiste as mudanças que irão elevar ainda mais tantas coisas boas que fazem parte da concepção de sua empresa? Se organize, deixe de pagar gerente de projeto para ser diretor, e passe a pagar gerente de projetos na obra. assim ajuda a manter a moral da sua empresa, e terá mais resultados. afinal o gerente de projeto será o responsável e não o intermediador do negocio. vc só precisa de diretor comercial. o diretor executivo deve ser quem é o responsável pela obra. dai as coisas passam caminhar com mais cuidado, atenção, e dedicação, serão mais responsáveis pela confiança que você os outorga para levar a cabo o objetivo de ser colaborador com o desenvolvimento da infraestrutura e da economia deste pais.

Aterpa

Técnico em Segurança do TrabalhoEx-funcionário, saiu em 2010

Araçuaí, MG

Prós: Ambiente agradável para se trabalhar, oportunidade de crescimento e muito aprendizado com toda a equipe técnica. Empresa preocupa com o bem estar dos colaboradores.

Contras: Trabalho com muita pressão, alguns lideres não tinham perfil de liderança e possui muita autonomia para tomar decisões sem consultar os superiores.

Melhore seus benefícios ....

Oficial de Via Permanente

Santa Rita, MA

Prós: So o salário em dias... pq os outros benefícios todos são atrasados

Contras: Não tem um plano de saúde digno de ser usado, atrasar muito ticket alimentação, sem conta que o plano de saúde e só no início do mês até o dia 10, se depois dessa data se precisar não estará mas a disposição. .

Conselhos para presidência: Não deixem atrasar o ticket e o plano de saúde do funcionário do maranhao

Otima empresa.

Engenheiro Civil

São Luís, MA

Prós: Oportunidades de crescimento, confianca da direcao, liberdade para execucao de trabalho, ambiente confortavel, projetos desafiadores. reconhecimento

Contras: Ambiente muito variavel entre projetos, falta de padronizacao de beneficios, remuneracao diferenciada para profissionais que exercem mesma funcao

Empresa excelente

Controlador de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2015

Cantagalo, RJ

Prós: Empresa de Grande porte excelente de se trabalhar com uma estrutura de primeira, profissionais capacitados e bem informados, processos internos bem elaborados que facilitam o trabalho

Contras: Não Há , empresa engajada em lucros e com foco tanto pro contratante e pros contratados muito boa recomendo sem nenhuma dúvida essa empresa.

Conselhos para presidência: capacitação e valorização de funcionários

Perfeito

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

São Luís, MA

Prós: toda a experiencia que obtive para minha carreira profissional na qual estou em busca de uma nova oportunidade.

Contras: Não teve em nenhum momento no qual estive atuando na área e fazendo minhas ocupações e realizações de tarefas.

Grupo Aterpa

Descrição:Sediado em Belo Horizonte (MG), o Grupo Aterpa possui uma história de mais 60 anos de engenharia de infraestrutura. Desenvolve obras de arte especiais, industriais, urbanas, rodoviárias, portos, aeroportos, túneis e galerias subterrâneas, obras de saneamento, energia, óleo, gás e mineração. Conta com tecnologia para executar obras de infraestrutura no setor público e privado, tanto em recursos humanos quanto em capacidade financeira, instalações, equipamentos e serviços.