Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Grupo Aterpa?

Ver todas as avaliações

  • Há quase 3 anos

    Bons funcionários, péssimos gestores

    Assistente Administrativo

    Lagoa Santa, MG


    Prós: Apesar do nível de cobrança e pressão para desempenhar em uma organização muito enxuta, os funcionários da Aterpa parecem sentir que estão todos no mesmo barco e se apoiam solidariamente perante cobranças muito pouco razoáveis dos chefes.

    Contras: Dado que a diretoria pressiona os gestores por resultados que estão além de suas equipes (por falta de treinamento, por falta de políticas bem definidas de atuação, pelas equipes serem sempre muito enxutas) muitos funcionários se desligam da empresa ao sentirem que não estão sendo reconhecidos pelos seus esforços em ambiente tão asfixiante.

    Conselhos para presidência: Funcionários da empresa sentem que podem contar uns com os outros mas não com seus gestores que, pressionados por resultados, não atentam para a organização de atividades e razoável atribuição de tarefas. Por estas responsabilidades não estarem bem definidas, obra e escritório entram em choque sem ter o auxílio da diretoria para intermediar conflitos e resolver diferenças. Sugiro melhor atenção com relação à atribuição de responsabilidades para que os funcionários não se sintam tão desamparados na condução de suas atividades. Os gestores precisam ter mais espaço para delimitar o que é de responsabilidade de suas equipes e o que diz respeito à outras áreas. Assim que as tarefas estejam bem desenhadas, os gestores podem aprimorar suas próprias áreas sem sobrecarregar a equipe com tarefas de outro setor, encorajando-os a buscar soluções para que seus departamentos cumpram com seus objetivos. Em geral, a responsabilidade é compartilhada sem clara determinação de onde começa e onde termina o trabalho de cada indivíduo, o que dificulta a aplicação da máxima "combinado não sai caro" uma vez que seus funcionários nunca se sentem realizados com seu trabalho. Posteriormente, deve-se criar incentivos para que, assim que as tarefas individuais sejam cumpridas, cada funcionário se sinta encorajado a trabalhar de forma solidária, auxiliando outras áreas, mas isto deve vir DEPOIS que sua gestão se sinta confortável com a performance inicialmente esperada.
    Da forma como a empresa trabalha hoje, muitos funcionários estão realizando tarefas de outras áreas sem serem reconhecidos por isso e, pior, acabam sendo penalizados por não terem tempo de garantir o êxito de suas funções descritas no contrato de trabalho.

    Recomenda a empresa: Não

Informações da empresa

Grupo Aterpa

Descrição:Sediado em Belo Horizonte (MG), o Grupo Aterpa possui uma história de mais 60 anos de engenharia de infraestrutura. Desenvolve obras de arte especiais, industriais, urbanas, rodoviárias, portos, aeroportos, túneis e galerias subterrâneas, obras de saneamento, energia, óleo, gás e mineração. Conta com tecnologia para executar obras de infraestrutura no setor público e privado, tanto em recursos humanos quanto em capacidade financeira, instalações, equipamentos e serviços.

Site

RH: quer atrair bons talentos?