Como é trabalhar na Grupo API?

Nenhuma consideração com os funcionários.

Porto Alegre, RS

Prós: Bons salários e só isso. Anteriormente a empresa oferecia mais vantagens, agora, uma a uma foram sido tiradas.

Contras: Gestão inexistente, planejamento zero, gestão de pessoas nem se fala. Trocam ótimos funcionários por incompetentes, sem conhecimento algum só porque são antigos amigos dos gestores.

Conselhos para presidência: Vá fazer outra coisa da vida.

Muitos chefes, poucos líderes, zero gestão de pessoas...

Porto Alegre, RS

Prós: Benefícios, localização e liberdade para expôr idéias. Uma empresa que possui muito potencial e vontade de atingir os objetivos, além de possuir um modelo de negócio estável.

Contras: A empresa é muito desorganizada e é raro alguém desempenhar o seu legitimo papel. Pessoas são desviadas de suas funções com "promessas" de um bem maiore de sucesso garantidos. Gestors não possuem tempo hábil para realizar o seu papel e são sobrecarregados com uma pressão desnecessária fundamentada no insucesso dos anos anteriores, sendo consumidos para realizar atividades em com o mínimo de tempo para pensar em qualidade. A direção da empresa descarta pessoas como se fossem facilmente substituídas, passando por cima da autoridade da gerência, coordenação e sem qualquer conhecimento sobre a rotina diária dos seus funcionários, trabalhando escondia atrás de mesas. A incerteza do CEO sobre a estratégia e falta de clareza com os colaboradores gera insegurança de que algum trabalho será realmente finalizado. É uma ansiedade que se instala em todos e infelizmente não assume as suas responsabilidades, refletindo nos colaboradores que saem ou são desligados, sendo classificados como incompetentes. Mesmo com tudo isso, a empresa acaba sendo delegada para uma direção sem credibilidade com os colaboradores por não estar apta a gerir pessoas, deixando obscuro o que há de ser feito e claro a falta de maturidade para guiar a empresa, que se divide em várias outras empresas do grupo e continua não dando foco ao seu principal produto, que paga as contas.

Conselhos para presidência: Não confie na direção o papel de salvadores da pátria, não crie uma hierarquia cheia de chefes. Componha uma gestão feita de líderes, foque no principal produto e trabalhe aos poucos, dando tempo para as pessoas fazerem o seu trabalho. O CEO precisa estar na empresa sem ter de se envolver nas microatividades, mas trabalhando junto dos gestores para garantir a direção correta.

Péssima empresa para quem quer evoluir e se desenvolver profissionalmente

Programador Pleno

Porto Alegre, RS

Prós: Possibilidade de trabalhar com tecnologias variadas e quantidade de benefícios oferecidos.

Contras: Empresa não tem uma gestão competente, começa projetos e não termina. Modelo de gestão totalmente ultrapassado, onde os superioriores passam o dia atrás de uma mesa e onde as lideranças não tem muita idéia do que estão fazendo. A possibilidade de crescimento que tanto se fala não passa de uma fábula. Ambiente de trabalho com clima pesado, com pressão desnecessária a todo momento. Projetos são iniciados e nunca são concluídos, sendo alterados a todo momento pelo CEO e direção. Promessas são palavras ao vento e nunca se cumprem. Falta de inovação e estratégia corporativa. O colaborador não consegue ter uma visão de onde a empresa quer chegar. As pessoas são apenas peças, podendo ser descartadas a qualquer momento sem a menor consideração pela trabalho desenvolvido. Nesta empresa é cada um por si, e Deus por todos.

Conselhos para presidência: Criar uma estratégia consistente. Confiar menos em quem não sabe o que está fazendo. Deixar o instinto de lado e escutar aqueles que tem expertise na área.

Não recomendo.

Analista de Marketing Digital Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Apresenta bons benefícios e salários compatíveis com o mercado.

Contras: A gestão é ultrapassada, as decisões são extremamente top/down, a especialidade dos funcionários é dispensada em detrimento das decisões do CEO, não há inovação nem incentivo à ela dentro da empresa, apesar dela ser uma empresa de TI.

Conselhos para presidência: Reconhecer seus funcionários não apenas em benefícios e salários, mas sim reconhece-los por suas especialidades, deixa-los desenvolver o trabalho sem precisar modificar de acordo com o desejo do CEO que nem sempre são as melhores escolhas.

Insatisfeito a valorização

Designer

Porto Alegre, RS

Prós: Alguns Benefícios diferenciados

Contras: Valorização errada com os profissionais

Uma empresa boa, mas que precisa melhorar.

Supervisor de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Uma empresa boa, que sempre pagou em dia. Bons benefícios. Plano de carreira, etc. Funcionários, pouca rotatividade. Uma empresa boa, que sempre pagou em dia. Bons benefícios. Plano de carreira, etc. Funcionários, pouca rotatividade.

Contras: Falta de gestão, presidente despreparado, não diferenciava o ditado AMIGOS AMIGOS, NEGÓCIOS A PARTE. Informações não eram passadas de forma clara, muitos boatos.

Um lugar cheio de oportunidades

Porto Alegre, RS

Prós: Autonomia e benefícios. Há liberdade para tomar decisões e a empresa dá condições totais para execução do trabalho.

Contras: A falta de consenso da estratégia da empresa dificulta muito a tomada das ações bem como a própria expansão da empresa no mercado. A empresa é muito inchada e possui mais gente do que o necessário para realizar o trabalho. Há muito desvio de foco e energia gasta com o que não interessa.

Conselhos para presidência: Investir mais no principal produto e não em outros. Ser mais transparente nos comunicados.

ótima empresa mas desorganizada as vezes

Prós: Reconhecimento e beneficios. Zelo pela satisfação do cliente

Contras: Individualismo. Falta de comunicação

Suporte a SistemasEx-funcionário, saiu em 2012

Porto Alegre, RS

Prós: Oportunidades decrescimento de função (mas não tanto em remuneração), Pessoas legais.

Contras: Clientes muito difíceis e arrogantes, tornam a atividade estressante.

Boa empresa para se trabalhar.

Desenhista Técnico

Porto Alegre, RS

Prós: Benefícios, ambiente e oportunidades.

Contras: Colaboradores pouco preparados para liderança.

Grupo API