Como é trabalhar na Grupo Abril?

Empresa sem atrativos reais para desenvolvimento de carreira.

Consultor Financeiro

Prós: A empresa oferece algumas boas opções de benefícios aos funcionários, como cooperativa de crédito com taxas abaixo do mercado para aquisição de empréstimos e plano de previdência privada com excelentes condições.

Contras: Gestão de processos e administração pouco profissional, transparecendo a característica de uma empresa familiar, com excessivos investimentos em novos projetos que não vingam e pouco investimento em treinamentos para funcionários (quase nulo) e correção de processos das principais operações que mais agregam valores à empresa. Sem plano de carreira e sem participação de RH no dia a dia.

Conselhos para presidência: Investimento em seus empregados. Expressão atual bastante utilizada: "menos é mais". Entenda os requisitos mínimos para operar sem problemas com seu "core business" antes de buscar outras opções de negócio, que não se encaixam em sua estrutura de processos.

Uma boa empresa, que não se inovou.

Coordenador AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente amigável. Pessoas talentosas e querendo fazer a diferença. Inova dentro do segmento e sempre procura diversificar o trabalho. Ambiente de trabalho bastante intimista.

Contras: Plano de carreira inexistente. Chefes e gerência apenas querem se manter na empresa, nem que para isso seja necessário sacrificar o reconhecimento da equipe. O medo de cortes e reestruturações sempre deixa o clima pesado. A mídia impressa está aos poucos encolhendo, e isso reflete no organograma da empresa. Dificilmente alguém será promovido, e quem 10 anos ou mais de casa, vai segurar o cargo com unhas e dentes.

Conselhos para presidência: Renovem a empresa. Muitos funcionários antigos apenas querem se manter no cargo. Estão acabando com a motivação de muitos funcionários.

Setor em crise

Coordenador AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Os pontos positivos são: Acesso as publicações da empresa Localizado ao lado do metrô e do trem Transporte entre às unidades Diversidade de segmentos (venda de revistas, publicidade, distribuição, gráfica, administrativo)

Contras: O setor de comunicação vem passando pó uma crise no mundo inteiro e na Abril não é diferente. Hoje a empresa junioririzou muito a operação, e o filme de quem já trabalha lá há muito tempo não está legal.

Boa para aprender, mas não para ficar

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Lidava com várias áreas e o tratamento entre os colaboradores era em geral amistoso. Raramente ocorria um episódio de falta de respeito. Outro ponto positivo é a diversidade.

Contras: Baixa meritocracia, muitas vezes observada trainees "crus" recebendo oportunidades e funcionários com histórico e entregas ficarem estacionados. Além disso, em época de crise a política interferia bastante na tomada de decisões.

Consultor

Prós: A diversidade e o aprendizado proporcionados a todos , eu cresci na empresa, tive oportunidade de mudar de carreira incluisive. É um celeiro de talentosos redatores.

Contras: O clima e a situação financeira. Há alguns anos, a empresa sofre com a queda de mercado, impossibilitando investimentos importantes para o negócio e seus funcionários.

Faça seu máximo.

Agente de Processos e Negócios

Prós: Vendas e Brindes, possui uma variabilidade com relação a salario e benefícios, podendo-se obter através de aspectos relacionados a vendas entre outros

Contras: Tratamento sob pressão e cobrança, a cobrança e a pressão localizadas é de grande ponto, estresse e paciência são pontos nos quais roda o principal processo.

É uma empresa boa para aprender.

Estágio

Prós: Referência no mercado de comunicação. Abre porta para muitas oportunidades. Ambiente de trabalho agradável. Acesso ilimitado a revistas e conteúdos jornalísticos.

Contras: Organograma da empresa desorganizado. Falta estratégia de crescimento e transparência de metas. Muitas áreas improdutivas e sem contribuição para o crescimento eficaz da empresa.

Conselhos para presidência: Organograma da empresa desorganizado. Falta estratégia de crescimento e transparência de metas. Muitas áreas improdutivas e sem contribuição para o crescimento eficaz da empresa.

Empresa ótima porém sem chance de efetivação

Estagiário de ArteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A Abril dependendo do seu lugar de trabalho lá dentro, é um ambiente descontraído, muita chance de aprender, estagiário tem participação efetiva nos projetos, ótimos benefícios e salário bom para estagiário.

Contras: Se aprende muito porém não tem a mínima chance de efetivação, não importando o seu desempenho. E o mais errado é que não falam sobre isso na hora da contratação.

Já foi uma empresa com boas oportunidades, atualmente passa por reestruturação.

Analista Financeiro Pleno

Prós: Empresa boa para se trabalhar. Ambiente agradável, salário compatível com o mercado e excelente localização do escritório, situado em Pinheiros, ao lado da estação de Metro.

Contras: Saúde financeira abalada. Alta pressão por inovação e resultados. Muitos cargos de chefia, com funções similares. Gestores mal capacitados, com muito tempo no cargo, com foco voltado para processos e não para pessoas.

Conselhos para presidência: Reestruturação na equipe de trabalho, com eliminação de cargos altos com funções e simulares.

Empresa agradável, mas com baixa possibilidade de ascenção

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: O ambiente cultural é bastante diverso, os funcionários se tratam com respeito e não existe aquela competição agressiva por promoções. Há também respeito pelas condições de salubridade, ainda que possam haver horas extras em momentos específicos.

Contras: Baixa meritocracia, você pode trabalhar duro, as pessoas te elogiarem, mas em termos de resultado na carreira não conta muito. A crise no setor também ajuda nesta realidade.

Conselhos para presidência: Meritocracia

Grupo Abril

Descrição:O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação e educação da América Latina. Desde a sua fundação, como uma pequena editora, em 1950, busca tornar-se cada vez mais relevante para o Brasil e os brasileiros, atuando na difusão de informação, educação e cultura, e contribuindo para o desenvolvimento do país. Hoje, por meio de suas holdings e empresas controladas, está presente nas áreas de Mídia, Gráfica, Educação, Distribuição e Logística.