Como é trabalhar na Governo do Estado de São Paulo?

pessima

Técnico

Prós: estabilidade e flexibilidade dos horários, colegas de trabalho e aposentadoria.

Contras: atraso cultural, estagnação financeira e profissional, ambiente burocrático e

Desvalorização da engenheira no serviço público

Engenheiro

Prós: A estabilidade no emprego, além de uma certa flexibilidade no horário. Ademais, a rotina de trabalho não é muito puxada, igual nas empresas privadas.

Contras: A desvalorização da carreira é muito grande, considerando que me formei engenheiro eletricista. Infelizmente, quem se forma em direito tem melhores salários, o que desmotiva seguir na engenharia.

Conselhos para presidência: Infelizmente, como as melhorias no salário dependem de lei, é necessário maior engajamento dos servidores pra obtenção de melhorias no trabalho.

Minha avaliação buscou ser a mais representativa possível das experiências vividas.

Cabo da Polícia MilitarEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Oportunidade de aumentar o autoconhecimento, bem como de vivenciar experiências inimagináveis em qualquer outra profissão. Possibilidade de fazer diferença na vida de outras pessoas.

Contras: Total ausência de respaldo para as ações relacionadas a atividade fim. Excesso de exposição a riscos de morte e perda da liberdade. Falta de condições de trabalho aceitáveis e total inversão de valores quanto o que é certo e errado.

Para quem quer conhecer o setor público vale a pena ficar alguns meses, apenas.

EstágioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possibilidade de impacto social em escala, uma vez que o governo tem disciplina e responsabilidade fiscal, podendo realizar projetos. Conhecer por si mesmo como funciona uma instituição pública muito no dia a dia também é bastante importante.

Contras: Efetivação apenas por meio de cargo comissionado. Dependendo da secretaria que trabalhar, pode ser que seu aprendizado seja comprometido e fique estagnado. Fatores políticos muitas vezes influenciam as decisões de uma maneira negativa. Não há autonomia e flexibilidade.

Conselhos para presidência: Melhorar a remuneração. Incluir um programa de capacitação (trilha de cursos) para todos estagiários. Possibilidade de job rotation entre secretarias. Atuação por tempo determinado (alocação por projetos), o que deixaria o programa mais efetivo.

É bom, mas poderia ser melhor.

Professor de Ensino Fundamental e Médio

Bauru, SP

Prós: fèrias + recesso somam aproximadamente dois meses e meio de férias ao ano e não trabalha aos sábados. Além disso, é recorrente a emenda de feriados.

Contras: O plano de carreira do professor está extremamente defasado, não ocorrendo grandes incentivos a continuar estudando. Muitas escolas não tem suporte de infraestrutura como laboratórios e sala de informática.

Conselhos para presidência: Valorização do professor.

Espaço com envolvimento satisfatório.

Estagiário Superior

Prós: Conhecimento de como o cargo público é realmente com grande visão de projetos e de crescimento do governo em si, valorização mediana do profissional mas com grandes oportunidades de visão do cenário atual sobre o projeto inserido.

Contras: Pouca colocação referente as habilidades do estagiário em relação ao curso, sem grande crescimento profissional do mesmo. Necessário auto confiança nos funcionários ali enquadrados para o aproveitamento dos mesmos.

Quase que perfeito

Assistente Administrativo

Prós: Pessoas com quem trabalho, creio que a remuneração seja dentro dos padrões, estabilidade financeira, e conveniência de ser próximo de minha Universidade

Contras: Horário de trabalho estupidamente sem nexo, horas de trabalho a mais em dias e a menos em outros, fora os dias de escalas, assim não podendo planejar uma viajem

Amor no que se faz

Professora

Prós: Ambiente agradável, material de trabalho, limpeza e higienização do ambiente, equipe gestora, professores engajados, formações na diretoria de ensino, entre outros.

Contras: Um dos principais pontos negativos, é a localização, os demais são mutáveis e dependem de outros fatores para serem solucionados. É prazeroso trabalhar na rede Estadual.

Professor de Educação Básica (PEB) II

Osasco, SP

Prós: Horário diversificado; cada ano novos conteúdos; perto da minha residencia; aperfeiçoamento; corpo docente; trabalhar com adolescentes;

Contras: Falta remuneração adequada para o cargo; falta de segurança; vale alimentação muito baixo, não da para refeição diária; horário de aulas vagas sem remuneração; ...

Reestruturação das carreiras.

Servidor Público Estadual

Prós: Excelente ambiente de trabalho, pois somos todos como uma grande família, quando iniciei no serviço público, aprendi muito sobre como agir durante as realizações das minhas tarefas sem comprometer o bom andamento do processo de trabalho.

Contras: Os investimentos em recursos humanos não são insuficientes, pois não conseguem suprir as baixas que tivemos durante os 20 anos do último governo no poder e, precisamos de um plano de reestruturação que enxugue as carreiras hoje existentes.

Governo do Estado de São Paulo