Como é trabalhar na Governo do Estado de São Paulo?

Contribuição resumida de como funciona o setor público.

Agente Penitenciário

Cerqueira César, SP

Prós: A flexibilidade da escala que no caso da minha é 12 por 36, facilita nos demais afazeres do meu cotidiano, além da estabilidade do emprego que nos dias de hoje com a crise instalada em nosso país é de grande valia.

Contras: Infelizmente nosso plano de carreira é muito atrasado, e os cargos de chefia são atrelados a amizade e não a competência. Em relação a carreira salarialmente falando, o agente que sobe de nível no período normal sem atrasos, tem a carreira de um soldado da PM que não corre atrás de uma promoção a cabo ou sargento, ou seja, muito inferior ao plano de carreira da PM do Estado de São Paulo. Sem reposição salarial a 4 anos.

Conselhos para presidência: Dar o mínimo que exige a lei, EPI's, materiais básicos para o funcionamento dos serviços

Eu gosto do emprego mas o Governo deixa a desejar

Professor

Prós: Trabalhar com jovens é muito gratificante e faço o que eu gosto. Não tem tanta pressão em trabalhar como professor e, as vezes, da até pra se divertir nos momentos de aula.

Contras: Atraso no pagamento que o Governo as vezes faz. Horas extras pouco remuneradas. Alunos que não respeitam a autoridade imposta pelo professor.

Falta de reconhecimento da função

Agente Administrativo

Prós: Reconhecimento de presença ao serviço, (se no período de 5 anos não tiver um acumulo de falta que ultrapasse 30 dias) em forma de licença premio

Contras: Não existe plano de carreira, a unica progressão de salario se da por quinquênio (5 anos trabalhados) e por prova de mérito. Tendo somente um aumento de salario pequeno.

Análise Construtiva

Agente de Organização Escolar

Franca, SP

Prós: Convivência com crianças,horários flexíveis, ambiente de almoço agradável, estacionamento adequado, direção de pulso firme e colegas de trabalho sensatos.

Contras: Poderia haver mais materiais e ambientes adequados para todos os funcionários, como ar condicionados,tecnologia à nossa disposição, instalações adequadas, etc.

É bom, mas poderia ser melhor e mais valorizado

Engenheiro

Prós: Flexibilidade de horários, autonomia técnica, rotina de trabalho não tão intensa, atuo em minha área de formação e tenho estabilidade em virtude do tempo de serviço

Contras: Pouca valorização, o plano de carreira está muito desvalorizado e defasado, estou sofrendo os efeitos da perda inflacionária, e não tive aumento real. Muitos privilégios pra determinadas carreiras em detrimento de outras

Conselhos para presidência: Valorizar melhor a engenharia dos seus diversos órgãos. Médicos e advogados públicos são melhores remunerados. A engenharia está desvalorizada, assim como outras profissões.

Decepção

Auditor

Prós: Estabilidade, bom.ambiente de trabalho, trabalho desafiador pois não há rotina, cada trabalho é diferente, horário flexível, aposentadoria acima do teto do INSS, embora tenhamos que pagar caro por isso é continuar contribuindo após a aposentadoria.

Contras: Salários sem reajuste há 4 anos, dificuldade para exercer suas funções por problemas na área de informática, pouco treinamento, mudanças constantes na legislação

Conselhos para presidência: Valorizar os colaboradores que trazem dinheiro para os cofres públicos

Regular

Professora

Ribeirão Pires, SP

Prós: Das 13:00 às 17:30 e ás Quartas-feira das 13:00 às 19:20 fazemos reunião pedagógica com a coordenadora , para resolução de problemas e estudo de textos .

Contras: Não ter direitos a quase nada a devido a categoria O. Trabalhamos como os efetivos mas não temos os mesmos direitos só os deveres são iguais.

Conselhos para presidência: Ter melhores condições de trabalho, materiais para poder dar uma aula diferente sem ter que comprar nada com meu próprio dinheiro.

Um bom lugar para adquirir experiência

Pesquisador

Prós: Flexibilidade de horário Estabilidade profissional Licença prêmio Auxilio creche Trabalhar no Estado permite transitar em diferentes empresas / networking

Contras: Burocracia Ambiente estagnado Baixo salário Falta de infraestrutura básica, falta material, gasolina para viagens a trabalho, diárias, muita burocracia

Poderia ser melhor

Professor

Conchal, SP

Prós: Não atrasa salários, uma maior estabilidade no cumprimento da sua função, vários locais para se trabalhar, oferece constante aprimoramento e treinamento.

Contras: baixa remuneração, falta de materiais e investimentos em diversos setores além de não haver reajuste a anos, alguns locais com condições precárias.

É bom, mas é ruim

Policial

Guarujá, SP

Prós: Estabilidade

Contras: Não tem aumento de salário

Conselhos para presidência: Reponha a inflação de 3 anos e dê aumento, dê estrutura de trabalho e contrate mais profissionais pra começar a melhorar

Governo do Estado de São Paulo