Como é trabalhar na Governo do Estado de Minas Gerais?

ProfessoraEx-funcionário, saiu em 2014

Delfinópolis, MG

Prós: Colegas e amigos interessados, com boa vontade e participativos, com bastante ajuda nos campos que nos são menos favoráveis. Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver um bom trabalho.

Contras: Falta Profissionalismo e Justiça com TODOS igualmente. A Sala de Recursos JÁ não funciona como antigamente e os "Chefes e amiguinhos" não cumprem horários. Muitos cargos de chefia, "amigos", e regalias a estes.

Conselhos para presidência: Mais Profissionalismo, humanidade e Justiça com TODOS igualmente por parte de todos o funcionários.

Com proatividade, sai coisas legais

Prós: No setor que estava, era desafiador, mas dependia muito da iniciativa pessoal. Por ser um projeto gigantesco (como boa parte dos projetos de governo são), necessitaria de mais desafios

Contras: Todos aqueles que conhecemos de governo. Desde falta de perspectiva a questões políticas que atrapalham o dia-a-dia dos órgãos. E se mantiver inerte aquilo tudo, é capaz de ser promovido ainda.

Conselhos para presidência: Valorize cultura e proatividade.

Boa experiência

Diretor

Prós: Possibilidade de aprimorar nos estudos, grande acesso a uma variada gama de informações, estabilidade financeira e social, excelente experiência profissional

Contras: recursos escassos, baixa visão holística do corpo de trabalho, plano de carreira inadequado, grande opressão por órgãos de controle, alto escalão despreparado

Bom, mas a muito a ser feito!

Professor

Barbacena, MG

Prós: A forma de trabalho, local e as pessoas com as quais eu lido,a equipe a qual eu trabalho, desmostra ser organizada e participante, durante todo o processo de formação de novos alunos.

Contras: O atraso salarial,a falta de investimentos do poder público na área, a qual proporciona o fim(extinção) de vários projetos, de forma precoce!Deve ser melhor acompanhado o processo de formação.

Conselhos para presidência: Conselhos será melhor acompanhamento das atividades desempenhadas !

Atraso e parcelamento de salários

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Prós: Estabilidade de emprego, considerando a crise de empregabilidade que estamos vivendo no país. Considero que trabalhar pelo bem da população do Estado também é um ponto positivo. Há um bom nível de informatização dos dados e informações gerados, apesar de haver pouco uso estratégico desses.

Contras: Atraso e parcelamento de salários e benefícios, devido à má gestão dos recursos públicos. Perseguições políticas de pessoas e carreiras. Alto custo de alimentação e localização afastada da Cidade Administrativa. Alto grau de burocracia nos processos internos. Chefias de baixo escalão mal preparadas e escolhidas por critérios políticos. Baixo grau de capacitação de funcionários de áreas meio. De modo geral, os servidores do Estado ganham pouco (aprox. 70% dos servidores ganham até 4 salários mínimos, incluindo os benefícios).

Conselhos para presidência: O Governo atual pensa apenas em se manter no poder e distribuir os despojos advindos do último sucesso eleitoral aos seus correligionários. O Governo deve buscar ser mais eficiente e eficaz. Acredito que isto, do ponto de vista ético, traria mais conforto aos servidores em tempos de crise.

Conflitos em trabalhar no servico público

Analista de TI

Cuiabá, MT

Prós: Os pontos positivos da empresao são que nela o nível de maturidade é baixo, portanto quem tem novas ideias e tem motivação para implantar (itil, xp, técnicas ageis), tem um certo grau de liberdade.

Contras: Ponstos negativos são aqueles do serviço público onde seu trabalho não é reconhecido da maneira apropriada. Também existem muitas pessoas resistentes a mudança, dificultando a implantação de novas ideias.

Baixa perspetiva de carreira!!

Assistente Técnico

Passos, MG

Prós: O horário de trabalho é um ponto interessante no cargo atual que tenho, sendo possível conciliar com outra atividade. O que me facilita prosseguir os estudos.

Contras: A falta de perspectivas na carreira e um ponto negativo e que acaba tirando a motivação do funcionário, e o excesso de burocracia dificulta e muito o bom andamento do trabalho em geral.

Professor

Prós: Bom de trabalhar

Contras: Paga atrasado

Conselhos para presidência: Melhora a remuneração dos professores

Estabilidade

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Prós: Estabilidade de carreira, possibilidade de trabalhar em diferentes secretarias, projetos diferentes, progressões e promoções boas e em tempos razoáveis.

Contras: Alterações frequentes devido à mudança política, alguns trabalhos podem ser repetitivos e monótonos, ascensão na carreira é só até determinado ponto.

Governo

Especialista

Prós: salario, estabilidade, impacto social, mobilidade dentro dos órgãos que compõem o Estado, regularidade no horário de trabalho, 25 dias úteis de ferias

Contras: burocracia, atrasos salariais, crise financeira e fiscal, desmotivação dos colaboradores, falta de diretrizes, mudanças de governo constantes

Governo do Estado de Minas Gerais