Como é trabalhar na Governo do Distrito Federal?

Há muito o que melhorar.

Auditor Sênior

Brasília, DF

Prós: Muito pouco. Talvez apenas a possibilidade de conhecimento em várias áreas. Está muito atrasada em gestão de pessoas. Benefícios do setor público pode ser o grande diferencial.

Contras: Praticamente não existe gestão de pessoas e avaliação por resultados. A qualidade do trabalho quase não é avaliada e reconhecida. Prevalece a avaliação política. Não existe meritocracia.

Conselhos para presidência: Foco na meritocracia e resultados.

O crescimento profissional e fundamental.

Gerente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Órgãos Públicos sempre tem um bom estabilidade comparando em outros setores,mais ñ tm a mesma prospectiva de crescimento profissional que tem uma empresa privada.

Contras: Órgãos do governos não tem o mesmo oportunidade de crescimento profissional que uma empresa privada oferece,por esse motivo existe muitos servidores sem uma boa qualificação profissional.

Conselhos para presidência: oferecer mais cursos e isentivos para cursos...

O pior lugar que já trabalhei

AssessorEx-funcionário, saiu em 2013

Brasília, DF

Prós: Salário era depositado sem atrasos, as instalações e equipamentos eram de boa qualidade, bem como a segurança no prédio era muito boa.

Contras: Ambiente de trabalho por conta da chefia era horrível, sem flexibilidade de horário, muito corrido, nem horário pra almoço conseguia tirar.

Conselhos para presidência: Na realidade o GDF é divido por Secretarias, e a Secretaria ao qual trabalhei era ruim, não posso dizer nada a respeito das outras.

falta valorização

Professor

Prós: Estabilidade, trabalho na mesma cidade que moro, próximo de casa

Contras: Salário baixo, categoria desrespeitada, desmotivada e desunida

Padecer no Paraíso

Professor

Gama, DF

Prós: Como em qualquer cargo público, a estabilidade é um fator positivo. Chegar ao final do ano sem receio de ser demitido é uma segurança. O fato de ser uma empresa pública dá certa autonomia para minha atução em sala de aula. Tenho liberdade para desenvolver projeto individuais e coletivos que de fato transformam o meu cotidiano e o dos estudantes.

Contras: A estabilidade também é o primeiro ponto negativo e autonomia também são pontos negativos. Se um professor faz um trabalho ruim pouco ou nada é feito para intervir em sua atuação. Se este professor for servidor há muitos anos, sua prática é incontestável. O ambiente de insegurança, violência, estudantes unidos à uma gestão escolar despreparada é uma bomba relógio pronta para explodir e voar servidor cansado e doente pra tudo quanto é lado. Ah, a sensação de que você estudou anos nas melhores escolas particulares, fez inglês, natação, balet e teatro ao longo da vida, mas que não dá para fazer nem metade disso para os seus filhos por causa de um saláriozinho meia boca também é um ponto negativo. Infelizmente ser professor ainda está associado a um chamado transcendental.

Conselhos para presidência: A qualidade da educação e as condições para que os professores realizem seus projetos precisa melhorar. O educador não pode simplesmente dar 200 dias letivos de aula sem uma organização eficiente no início do ano letivo. A fiscalização acerca da gestão escolar precisa ser eficiente e voltada para resultados e não coercitiva ou punitiva como tem sido. Muitas regionais de ensino mostram-se mais preocupadas com politicagens (relacionamentos e etc) do que em auxiliar as escolas a transpor dificuldades e melhorar seu desempenho. Claro que o salário precisa aumentar. Precisamos atrair pessoas preparadas para dentro das salas de aula, aumentar a concorrência em termos de qualidade. Professor não pode apenas ser vocacionado, precisa ser um profissional afiado, preparado. Mais do que estratégias, a mentalidade acerca da escola pública precisa mudar.

Analista GDF

Brasília, DF

Prós: Estabilidade, horário, localização, chefia direta atual, escola de governo

Contras: Salário, comissionados sem vínculo efetivo, indiferença com os servidores efetivos

Determinação e paciência

Prós: Flexibilidade, independência .clientes são legais

Contras: Falta comunicação, benefícios são baixos para o alto custo

Conselhos para presidência: Observarem as alterações do mercado, e seus custos

Governo do Distrito Federal

Técnico de Enfermagem

Brasília, DF

Prós: Trabalho em equipe, possui profissionais capacitados trabalhando ao seu lado, remuneração boa, troca de plantão acessível, chefia sensibilizada

Contras: atraso nos pagamentos de hora extra, o valor do vale transporte não é fixo, falta de materiais e equipamentos que te impedem de fazer o trabalho de forma mais ágil

é necessário mudar muitas coisas.

Assessor

Brasília, DF

Prós: Dependendo do cargo ocupado, o salario é realmente um atrativo. Flexibilidade e oportunidade de aprendizagem são pontos positivos na minha avaliação.

Contras: Infelizmente a politicagem domina o cenário. valoriza-se quem foi indicado pelo maior escalao e não levam em consideração a competência para atuação no cargo.

Servidor: nem pobre; nem rico!

Prós: Folgas, licenças, salário; por vias políticas pode-se alçar carreiras longínquas dentro do Governo.

Contras: Há demasiado aparelhamento do governo, impedindo que os bons se destaquem.

Governo do Distrito Federal