Como é trabalhar na Goldman Sachs?

Usa o nome para atrair talentos, não existe carreira

Prós: Bom ambiente de trabalho, beneficios regulares. Embora seja um banco de investimento, o ambiente de trabalho é bastante tranquilo. Além disso, existe certa flexibilidade no horário de trabalho e, também, na hora de dividir as férias.

Contras: Se dizem um empresa de tecnologia e a alta gestão sempre fala sobre investimentos em na mesma, porém não passa de um blablabla corporativo. Dentro da instituição a área de tecnologia é única em que promoções são apenas nomes, ou seja, não são acompanhadas por benefícios financeiros. Além disso, a empresa é bastante conservadora em relação a mudanças, a regra é clara : "Se funciona, por que vamos mudar?"

Ex-funcionário, saiu em 2011

Prós: Empresa global com viagens internacionais, salário fixo alto

Contras: Exploradora, carga horária absurda, muita burocracia

Empresa global, mas gestão de empresa de pequeno porte

Prós: Plataforma global com diversas ferramentas de aprendizado e exposição a pessoas de todo o mundo. Pessoas muito inteligentes e qualidade na execução dos trabalhos.

Contras: Seleção e contratação subjetivas, pouca participação da area de recursos humanos. A gestão da companhia fica muito em função das decisões e relacionamentos que voce possui com determinadas pessoas, ou seja, com pouca participação do RH e isso torna o processo menos meritocrático.

Conselhos para presidência: Reestruturação da area e da presença do RH no Brasil, pois a cultura da Goldman Sachs USA é diferente da Goldman Sachs Brasil

Bom ambiente para trabalhar, péssimo reconhecimento financeiro.

Analista de TI

Prós: Boa empresa com grande oportunidade para aumentar conhecimento. Os gestores incentivam seu desenvolvimento e tem muito espaço para aparecer. Flexibilidade grande entre quantidade de trabalho e tempo para vida pessoal. Se você é dedicado nas suas 8-9hrs diárias não precisa mais do que isso para crescer.

Contras: Salário abaixo da média em comparação a outros bancos de mesmo porte. Reconhecimento financeiro muito ruim (bônus baixo). Taxa de turnover muito grande, funcionários entram e saem com frequência alta.

Conselhos para presidência: Melhorar o reconhecimento financeiro da equipe para diminuir a taxa de turnover alta.

Excelente desenvolvimento profissional sem retorno financeiro

Analista de TI Júnior

Prós: Excelente ambiente de trabalho. Estou o tempo todo em contato com o time global, trabalhando com Nova Iorque, México e Londres, o que me agrega muito em termos de desenvolvimento profissional. Os gestores são sempre muito acessíveis.

Contras: Não há um plano real de carreira, apenas de títulos. Você começa como analista e pode virar associate em dois anos, depois de mais dois anos existe a possibilidade de virar VP, mas nada disso tem correspondência com suas responsabilidades ou com seu salário, são apenas títulos. Os aumentos salariais são sempre simbólicos, normalmente em torno de 3% além do dissídio. Estagiários de tecnologia, finanças e operações que são efetivados começam ganhando 5.000, valor que não foi atualizado nos últimos quatro anos e está abaixo do que pagam outros bancos do mesmo porte. Tendo em vista as perspectivas salariais, o recomendado é aproveitar o bom nome do banco e procurar outro emprego depois de um ou dois anos.

Conselhos para presidência: Alinhar a remuneração inicial à de outros bancos e desenvolver programa de retenção. Diferenciar a remuneração de tecnologia das demais áreas de backoffice. Atualmente, um engenheiro da USP ou Unicamp começa ganhando o mesmo que um administrador da FMU.

Bom trabalho, mas trabalho duro.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente corporativo muito interessante. Muita gente competente e oportunidade de crescimento razoável.

Contras: Funcionários são muitas vezes tratados como dispensáveis e trabalham além da conta. Isso no entanto é prática de todo o mercado.

Meritocracia e proatividade: o que mais prezam

Research InternEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A cultura de meritocracia faz parte do DNA do banco, todos são muito envolvidos, trabalham duro todos os dias e são extremamente qualificados. O aprendizado é enorme. Remuneração entre as melhores do mercado financeiro.

Contras: Realmente exaustivo pela carga de trabalho e a área é muito técnica e pouco prática. O ambiente é bom, mas não deixa de ser agressivo, por se tratar de mercado financeiro e banco americano de grande renome.

Conselhos para presidência: O plano de carreira na área é condicionado à abertura de vagas de analistas. Historicamente efetiva-se pouco, mesmo em períodos econômicos bons. Com um mercado contraído, fica ainda mais difícil. Mas com uma boa performance, as chances são grandes, mas ainda assim depende da abertura de vagas, que geralmente só ocorrem quando alguém sai. A cultura é excepcional, sendo 100% meritocrática, com pessoas muito bem qualificadas. O ambiente segue essa linha, mas é agressivo, com muita demanda e cobrança. É pra quem realmente gosta e se interessa pela área. Muito técnico, pouco prático. Dão abertura ao passo que você realiza o que foi demandado e mais o que partir de você mesmo pela proatividade.

Ambiente pesado, mas eh otimo para quem nao eh acomodado

Prós: Nome, responsabilidade, estrutura global, complexidade do trabalho

Contras: Muito burocratica, funcionarios mais seniors sao arrogantes, inflexivel

Conselhos para presidência: Melhorar os pontos fracos

Prós: Exposure e oportunidades de aprendizado

Contras: Horário e salario. Falta de work life balance

Ok

Senior Systems Analyst

Prós: Educacation and inteligence of people. Also the diversity.

Contras: The culture is so different of any other bank.

Conselhos para presidência: Let the company be more like a bank.

Goldman Sachs

Descrição:O Grupo Goldman Sachs é um grupo financeiro multinacional, um dos maiores do mundo, que atua como banco de investimento, além de gerir investimentos para clientes. Também trabalha como consultor de governos, grandes empresas e famílias de milionários no mundo todo. Oferece consultaria para fusões ou aquisições de empresas. No Brasil, a Goldman Sachs está presente há 17 anos e é uma das principais em assessoria a fusões e aquisições no país.