Como é trabalhar na Goldman Sachs?

Ótima empresa para desenvolvimento profissional e pessoal

Intern (Back Office)

Prós: Ambiente de trabalho muito bom, pessoas muito educadas e solicitas. Alta chance de efetivação para estagiários, que recebem treinamento no exterior assim que são efetivados.

Contras: Pouquíssimos treinamentos da empresa para estagiários. Nos últimos anos, houve uma redução de custos enorme no escritório no Brasil, incluindo a demissão de alguns VPs.

Bom ambiente para trabalhar, péssimo reconhecimento financeiro.

Analista de TI

Prós: Boa empresa com grande oportunidade para aumentar conhecimento. Os gestores incentivam seu desenvolvimento e tem muito espaço para aparecer. Flexibilidade grande entre quantidade de trabalho e tempo para vida pessoal. Se você é dedicado nas suas 8-9hrs diárias não precisa mais do que isso para crescer.

Contras: Salário abaixo da média em comparação a outros bancos de mesmo porte. Reconhecimento financeiro muito ruim (bônus baixo). Taxa de turnover muito grande, funcionários entram e saem com frequência alta.

Conselhos para presidência: Melhorar o reconhecimento financeiro da equipe para diminuir a taxa de turnover alta.

Excelente desenvolvimento profissional sem retorno financeiro

Analista de TI Júnior

Prós: Excelente ambiente de trabalho. Estou o tempo todo em contato com o time global, trabalhando com Nova Iorque, México e Londres, o que me agrega muito em termos de desenvolvimento profissional. Os gestores são sempre muito acessíveis.

Contras: Não há um plano real de carreira, apenas de títulos. Você começa como analista e pode virar associate em dois anos, depois de mais dois anos existe a possibilidade de virar VP, mas nada disso tem correspondência com suas responsabilidades ou com seu salário, são apenas títulos. Os aumentos salariais são sempre simbólicos, normalmente em torno de 3% além do dissídio. Estagiários de tecnologia, finanças e operações que são efetivados começam ganhando 5.000, valor que não foi atualizado nos últimos quatro anos e está abaixo do que pagam outros bancos do mesmo porte. Tendo em vista as perspectivas salariais, o recomendado é aproveitar o bom nome do banco e procurar outro emprego depois de um ou dois anos.

Conselhos para presidência: Alinhar a remuneração inicial à de outros bancos e desenvolver programa de retenção. Diferenciar a remuneração de tecnologia das demais áreas de backoffice. Atualmente, um engenheiro da USP ou Unicamp começa ganhando o mesmo que um administrador da FMU.

Excelente aprendizado!

Trader JúniorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ambiente desafiador que possibilita aprendizado rápido. Trabalhando na mesa de operações você está exposto o tempo todo a problemas complexos que podem acrescentar ao seu perfil técnico mas também

Contras: O ritmo de trabalho em geral no mercado financeiro pode ser muito intenso e construir uma carreira na Goldman Sachs demanda ainda mais do colaborador. Vejo a rotina pesada como o único ponto negativo que justifique um comentário.

Excelente banco, recomendado.

Research InternEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Excelente empresa, bons profissionais, benefícios e cultura. Marca mundialmente reconhecida. Equilíbrio entre a meritocracia e o trabalho pesado, sem tornar-se selvageria a qualquer custo e com eternas promessas de bônus, como nos bancos de investimento nacionais.

Contras: Estrutura muito dependente da situação do banco no exterior e travada para novas contratações. Muito rigorosos na burocracia e no formalismo.

Conselhos para presidência: Tornem a estrutura local mais independente e adaptada ao Brasil.

bom

IT Manager

Prós: Muito apoio a diversidade, bons beneficios e culltura muito forte, grande investimento em treinamento, bons companheiros e sempre preocupado com a comunidade local

Contras: empresa pequena no Brasil, possibilidade de crescimento no mercado local muito limitado, devido ao pequeno com relação a matriz acaba gerando uma burocratização

Excelencia

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Muito aprendizado e otimo relacionamento e ambiente. Exposicao e chances para crescimento quando o mercado esta favoravel. Pessoas altamente qualificadas

Contras: Estrutura pequena. Nao e tao meritocratico, nem sempre as melhores pessoas irao subir de cargo. Com a crise o banco tem diminuido dua estrutura.

Bom trabalho, mas trabalho duro.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente corporativo muito interessante. Muita gente competente e oportunidade de crescimento razoável.

Contras: Funcionários são muitas vezes tratados como dispensáveis e trabalham além da conta. Isso no entanto é prática de todo o mercado.

Meritocracia e proatividade: o que mais prezam

Research InternEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A cultura de meritocracia faz parte do DNA do banco, todos são muito envolvidos, trabalham duro todos os dias e são extremamente qualificados. O aprendizado é enorme. Remuneração entre as melhores do mercado financeiro.

Contras: Realmente exaustivo pela carga de trabalho e a área é muito técnica e pouco prática. O ambiente é bom, mas não deixa de ser agressivo, por se tratar de mercado financeiro e banco americano de grande renome.

Conselhos para presidência: O plano de carreira na área é condicionado à abertura de vagas de analistas. Historicamente efetiva-se pouco, mesmo em períodos econômicos bons. Com um mercado contraído, fica ainda mais difícil. Mas com uma boa performance, as chances são grandes, mas ainda assim depende da abertura de vagas, que geralmente só ocorrem quando alguém sai. A cultura é excepcional, sendo 100% meritocrática, com pessoas muito bem qualificadas. O ambiente segue essa linha, mas é agressivo, com muita demanda e cobrança. É pra quem realmente gosta e se interessa pela área. Muito técnico, pouco prático. Dão abertura ao passo que você realiza o que foi demandado e mais o que partir de você mesmo pela proatividade.

otima experiencia

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Pessoas muito competentes que proporcionam muito aprendizado

Contras: Dificil de crescer, pois o banco eh pequeno, tem excesso de cautela pra expandir operacoes

Goldman Sachs

Descrição:O Grupo Goldman Sachs é um grupo financeiro multinacional, um dos maiores do mundo, que atua como banco de investimento, além de gerir investimentos para clientes. Também trabalha como consultor de governos, grandes empresas e famílias de milionários no mundo todo. Oferece consultaria para fusões ou aquisições de empresas. No Brasil, a Goldman Sachs está presente há 17 anos e é uma das principais em assessoria a fusões e aquisições no país.