Como é trabalhar na Gol Linhas Aéreas?

Teleoperador de Atendimento ao Cliente

Prós: O ponto positivo é sem dúvida os benefícios. VR, VT, benefício viagem.

Contras: Não havia plano de carreira, agora existe no papel, mas não é cumprido, processo garantido só a base de "QI" - indicação. Mau aproveitamento de talentos internos.
    Gerência e Liderança sem qualificações e perfil para gestão de pessoas. Escala de trabalho ruim para operacionais. Salários abaixo das demais companhias do mercado.
    Instabilidade, pois de tempos em tempos a aviação fica em crise, na última de 2012, o pagamento dos domingos trabalhado e a folga compensa, benefícios previsto no acordo coletivo sindical, foram retirados por meio de assembleia e votação (duvidosa) entre RH e sindicato, pois o não pagamento dos domingos e a retirada das folgas compensa, só atingiram os operacionais, porém a liderança e administrativos continuam com tais benefícios, mas houveram Adms votando em um assembleia que não lhes diziam respeito.
    Rh e Sindicato ambos ficam jogando a responsabilidade para o outro, pois o acordo foi de um ano, foi renovado por mais um. O acordo legalmente já acabou, e há mais de 5 meses não se fala em nova votação, bem como a volta dos pagamentos e benefícios.
    Ha muita exigência e poucos incentivos. Treinamentos apenas virtuais, mas incoerentes. Há mais de três anos sem reciclagem efetiva, mas a punição por falta de atualização é constante.
    Ambiente de trabalho e sistemas ruins, pois não se preza a qualidade e eficiência para o cliente interno e externo, só se preza pelo baixo custo.

Uma vez comissário, sempre comissário

Comissário de VôoEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, manutenção das aeronaves visando a máxima segurança impecável, eficiente comunicação interna para treinamentos, a implantação do Fala Comissário, pagamentos religiosamente em dia assim como todos os outros benefícios do contrato de trabalho corretamente assegurados.

Contras: Me demitiu em 2012 juntamente com centenas de colegas tripulantes alegando alta de combustível, prejuízos, etc. Compreendi perfeitamente essa manobra de cortes. Porém nos disseram que iam nos chamar de volta e só chamaram alguns. Me ligaram dizendo que não nos chamariam mais em 2014 e na semana seguinte a Gol voltou a recontratar colegas de antiguidade inferior a minha, ou seja, mais novos que eu e colegas da minha antiga turma. Até hoje não entendi porque o RH, ou a chefia de comissários nos desprezou dessa maneira. O setor de RH (Recursos Humanos) da Gol pra mim está mais para RD (Recursos Desumanos) atualmente. É lamentável como uma empresa de história tão bonita e revolucionaria na Aviação Brasileira atualmente dispõe de um RH da chefia de Comissários tão descompromissado com o respeito pelos seus ex-colaboradores.

Conselhos para presidência: Sr. Presidente, muitos em 2012 foram demitidos como eu e nunca mais voltaram. Soube de gente que retornou ao time de Águias que só fala Português, por exemplo, e de antiguidade menor que a minha. E pondere que falo 3 idiomas estrangeiros (já cansei de voar com tripulação onde eu era o único que falava inglês). Mas a chefia de comissários não levou nada disso em consideração. Eu que tratava bem os passageiros, adorava o que fazia, que nunca levei um reporte, que fui o comissário que antes de sair, fui um dos que mais vendeu no BOB, fiquei do lado de fora. Enquanto isso, conheço um monte de gente que continua voando nas cores laranja, falando mal da empresa, tratando mal os passageiros e colegas, mas estão lá, o cartão de visitas da empresa, ocupando vagas que poderiam ser preenchidas como eu, por exemplo. Então aconselho o senhor a observar melhor o RH dos Tripulantes, pois o material humano mal selecionado só tende a diminuir a qualidade dos serviços da companhia.

Muito aprendizado, pouco reconhecimento

Despachante Técnico IIEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: O Benefício Viagem é a melhor coisa de se trabalhar na Gol, sem dúvida!

Contras: Pouca infra-estrutura (trabalhei por meses com cadeira quebrada e precisava comprar minhas próprias canetas), pouco pessoal (cada funcionário é utilizado no limite de suas capacidades), e uma gerência que estimula competição danosa em vez de conciliar diferenças.

Conselhos para presidência: Seu time é leal e precisaria de muito pouco para ser mais feliz.

Nada é tão perfeito que não possa melhorar.

Auxiliar de Aeroporto

Prós: O espírito de equipe, o ambiente de trabalho. Em geral, os colegas da Gol são excelentes, assim como os gestores. A empresa se preocupa de verdade com a segurança. É um mantra repetido todos dias de maneira incessante.

Contras: Há uma certa desorganização, principalmente falhas na comunicação entre e para os colaboradores. Não raro nos vemos em situações de contingência sem nem saber o que está se passando. Outro ponto negativo é o desperdício de recursos. Os colaboradores parecem não se preocupar com o quanto isso afeta a empresa.

Algo a melhorar

Prós: Empresa que busca inovação e tenta motivar os colaboradores atraves de uma nova visão do Diretor de Rh (ele é muito bom), com parcerias e melhorando o ambiente organizacional.

Contras: Alguns gestores esquecem de desenvolver seus subordinados, esquecem de tornar a equipe mais homogênea sem conflitos internos e acima de tudo não conseguem enxergar os talentos internos.

Conselhos para presidência: Aplicar realmente o PDI e desenvolver os talentos internos.

Prós: a empresa busca modernidade e inovacao para oferecer ao cliente

Contras: cada area/gestor tem um modo de selecionar seus colaboradores. Existe muita intriga analisando a parte pessoal. demissão de pessoas competentes e com vasto conhecimento de procedimentos

Conselhos para presidência: saber do conhecimento que o colaborador adquiriu na propria empresa. Isso ajuda a desenvolver os processos do dia a dia. O que adianta recrutar um estagiario que daqui um ano vira analista e o teleoperador que comecou la debaixo demora anos para ser um analista?!? Nessa situacao admiro mt o Gerente. Na equipe dele existe reconhecimento e as pessoas realmente fazem o que gostam. Outro ponto é a questão de querer ser um chefe que quer mostrar serviço... de que nem sabe dos assuntos tratados... este realmente é chefe pois este nunca será chamado de líder. As equipes que mais sofrem com isso sao as que mantem constante contato com os clientes diretos ou indiretos. Entendo qur concessoes devem ser feitas porem avalie primeiro o lado do seu cliente interno e certifique-se que isso não trará problemas para empresa.

Um tiro no pé!

AdvogadoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ramo de atividade

Contras: Todos. RH desorganizado e com falsas promessas, engessamento hierárquico com conceito mais do que ultrapassado, jornada de trabalho de 10 horas com olhar feio quando cumprido pontualmente (9 às 19. Sair as 19 em ponto é mal visto), variação salarial progressiva sem aviso ao funcionário (se há alteração do cargo com variação de salário acima de 25%, o reajuste é feito respeitando o limite de 25% por mês. Ou seja, se seu salário aumentou 200%, você só vera o salário integralmente corrigido após pelo menos 4 meses).

Larguei uma multinacional bilionária para trabalhar na GOL por gostar do assunto e me deparei com este absurdos. Sem falar em uma coordenadora/gestora que não se importava com o bem estar profissional ou a qualidade dos serviços, apenas com o cumprimento de horários/prazos.

Conselhos para presidência: Presidente, sua filosofia de transparência e "portas abertas" não é repassado às diretorias.

Desestimulante

Agente de Aeroporto

Prós: Considerável pacote de benefícios; treinamentos.

Contras: Péssimo plano de carreira; liderança desprovida de competências administrativas e de gestão de pessoas; mau aproveitamento de talentos.

Conselhos para presidência: O conhecimento é vantagem competitiva, então identifique, meça e gerencie os talentos internos.

A Gol é uma das melhores empresas para se trabalhar.

Agente Orange Cap

Maceió, AL

Prós: Benefícios, ambiente de trabalho, ferramentas para trabalhar, liberdade de ações, viagens e treinamentos para especialização e engrandecimento profissional.

Contras: A liderança local das bases como um todo é umá problemática vista em todas as áreas. A falta de profissionalismo corporativo das gerências e supervisão são perturbadoras.

Conselhos para presidência: Reveja a liderança local de suas bases para que se melhorem os resultados operacionais e a qualidade do trabalho de seus colaboradores.

boa

Agente de Aeroporto

Guarulhos, SP

Prós: oferece estabilidade,plano de carreira, vários benefícios , beneficio, viagem a carga e de seis horas por dia pagam em dia nunca tive atraso no pagamento

Contras: muita pressão para bater metas de pontualidade, muita gente que não vesta a camisa da empresa muitas vezes tem que fazer o serviço dos outros que não quer aprender o trabalho

Conselhos para presidência: contratar pessoas com experiencia e que queiram vestir acamisa da empresa.

Gol Linhas Aéreas

Descrição:Há treze anos, a GOL impulsiona o mercado brasileiro de aviação a se desenvolver, sempre apresentando processos, serviços e produtos inovadores e pioneiros. Com seu modelo de negócios de baixo custo, baixa tarifa (low cost, low fare), a companhia democratizou as viagens de avião no Brasil e na América do Sul. A GOL oferece atualmente a mais extensa e conveniente malha de rotas na América do Sul e Caribe, com quase 970 voos diários e presença em 65 bases: 51 nacionais e 14 internacionais. Combinada com parcerias operacionais de empresas aéreas nacionais e estrangeiras, a rede de linhas da GOL está entre as melhores para clientes que querem viajar para o Brasil, dentro do país ou a partir dele.