Como é trabalhar na GFT?

Precisa melhorar

Especialista em Sistemas

Prós: Ambiente de trabalho, horários flexíveis, infraestrutura(com exceção de Sorocaba), oportunidade de projetos internacionais, benefícios, estão tentando mudar o método de avaliação finalmente.

Contras: Feedback sem coerência, alguns gerentes se acham o dono da verdade e ignoram o ponto de vista do funcionário. A Empresa quer crescer porém alguns gerentes não colaboram com o crescimento da empresa. O novo método de avaliação é sem sentido, apesar de recebermos feedback positivo de outros colaboradores a nota final é do gerente.

Peça salário alto antes de entrar (não dependa de aumentos).

Desenvolvedor

Sorocaba, SP

Prós: Empresa possui bons beneficios, oportunidades internacionais e bons funcionários. Ambiente descontraído e boa infra-estrutura. Horários flexíveis.

Contras: A empresa possui um plano de carreira (avaliações periódicas para os funcionários), porém não funcionam, pois mesmo que você receba uma nota alta, não quer dizer que irá receber algum reconhecimento financeiro. Novos funcionários recebem um salário maior do que os que já estão a muito tempo na empresa.

Conselhos para presidência: Reconhecer urgentemente os funcionários antigos, verificar os salários aplicados no mercado.

Prós: Pagamento em dia, plano de carreira. Benefícios como VR, VT, plano de saúde e plano odontológico, PLR. Para quem precisa de fretado também tem o reembolso do mesmo.

Contras: Localidade sendo em Alphaville e Sorocaba, no meu caso fica fora de mão, mesmo com o pagamento de fretado para quem precisar, por isso resolvi me desligar da empresa.

Uma boa empresa.

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente moderno e muito bonito, infra que atende as necessidades para realização dos trabalhos, como qualquer consultoria no Brasil, sobrevive a um mercado bastante complicado.

Contras: Empresa muito comercial, não consegue manter um padrão de atendimento aos seus clientes, ambição exagerada. Promete (vende) o que não consegue entregar, sujeita-se a situações humanamente impossíveis de fazer, desgastando equipe e gerando expectativas ruins de seus clientes.

Conselhos para presidência: A empresa busca ser a melhor onde trabalhar, porém precisa melhorar a forma de tratar o funcionário, fazer de conta que respeita não é respeitar.

GFT Consultoria - Developer

Desenvolvedor Android Pleno

Prós: Horário flexível, bom ambiente de trabalho, lounge com PS4 e mesa de ping pong, frutas grátis as terças e quintas, boa infraestrutura, boa localização em Alphaville.

Contras: Acerte bem o salario antes de entrar na empresa, é extremamente difícil receber um aumento, e caso consiga não vai ser muito. Caso você receba uma oferta salarial de outra empresa, eles não vão cobrir.

É uma ótima empresa, receptiva, com Ambiente agradável.

Coordenador de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2017

Barueri, SP

Prós: Possui um ambiente descontraído e agradável, horário flexível (desde que você não esteja alocado em cliente), a maioria das pessoas se ajudam, não há barreiras entre você e a diretoria (mas também não vão ficar te ouvindo sempre). Como qualquer consultoria, depende de projetos, e quando tem, a equipe de Staff está sempre tentando fazer alocações para não haver ociosidade. Incentivam fazer cursos e tirar certificações. Oferecem boas oportunidades de trabalhar durante um tempo fora do País.

Contras: Por mais que tentem alocar os funcionários que já estão na empresa e fim de projeto, novos profissionais com valores mais baixos são contratados e preferencialmente assumem a vaga por ter aceitado menos, e nem sempre são melhores do que os de casa. Isso frusta bastante alguns profissionais.

Conselhos para presidência: Tentaram crescer a operação Brasil muito rápido, abraçando o mundo, isso gerou muitas contratações rápidas inflando o quadro de profissionais, quando os projetos acabaram, gerou uma demissão em massa. Meu conselho é, avaliem mais se vale a pena o risco de crescer rápido ou se é melhor crescer gradualmente com os funcionários que já estão em casa e ocasionalmente se for um projeto grande e rentável, abrir novas contratações.

Realista, dentro do cenário atual

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Possibilidade de realocacoes em diversos projetos com diversos clientes. Boa visibilidade na carreira por trabalhar em uma multinacional.....

Contras: Instabilidade no emprego devido ao cenário atual. Muitas vezes, acaba prejudicando a produtividade em razão desta insegurança no trabalho....

Conselhos para presidência: Cuidar mais das pessoas

Não recomendaria de forma alguma.

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2018

Barueri, SP

Prós: As pessoas se ajudam, são colaborativas e o clima em alguns projetos é legal. Aparentemente há possibilidade de intercâmbio com outros países e possibilidade de trabalhar com diversos clientes diferentes.

Contras: Não há plano de evolução da carreira, salário e benefícios pouco competitivos, os colaboradores são pouco valorizados e são vistos apenas como números, mentalidade de gestão de projetos ultrapassada e resistência ao novo, relacionamentos desgastados entre GFT e clientes, gestão de pessoas totalmente incoerente com as qualificações e interesses dos colaboradores e clientes.

Conselhos para presidência: Antes de tudo, rever os valores da empresa e de seus clientes para oferecer não só soluções mais acertivas para os clientes (sem enrolação) mas também para atender às necessidades e interesses dos colaboradores. Melhoria na metodologia de gestão de projetos e capacitação de gestores e mais proximidade e atenção aos recursos humanos.

Excelente empresa

Desenvolvedor Java Pleno

Barueri, SP

Prós: A empresa valoriza os funcionários, há um plano de carreira e um sistema de feedback para avaliação dos colaboradores alocados em cliente e na própria GFT. Há oportunidades de realocação no exterior para quem fala inglês e diversos clientes de grande expressão tanto fora quanto no Brasil. Com relação aos projetos, vai depender muito do cliente em que o colaborador será alocado: há projetos com metodologias ageis e tecnologias novas assim como há projetos em que temos que lidar com legados. A cada intervalo de tempo (geralmente 1 ou 2 meses) o RH envia alguem aos clientes para verificar os funcionários alocados e sempre perguntam como estamos e se estamos precisando de algo. Há ainda um gestor da GFT que fica alocado permanentemente no cliente para 'fazer a ponte' entre os funcionários alocados e a GFT.

Contras: Devido a ser uma empresa grande e com muitos processos, há alguma dificuldade em achar a informação do que precisamos sobre algum desses processos no portal interno da empresa.

Meia boca

Analista de Sistemas

Barueri, SP

Prós: Bom equilíbrio entre vida pessoal x profissional (varia de acordo com o projeto). Oportunidade de atuar em grandes clientes, diferentes projetos e diferentes tecnologias. Escritório bem estruturado e inovador. Estão iniciando a cultura ágil dentro da empresa. As "famílias" foram restruturadas este ano para dar mais espaço de crescimento de carreira, espero que a empresa melhore, de fato. Pouco bodyshop de funcionários.

Contras: Precisa urgente rever os salários e benefícios, estão muito abaixo do mercado. Altíssima rotatividade. Precisa investir em manter seus funcionários felizes no dia-a-dia, com uma gestão mais próxima, a maior parte dos GPs vêem sua equipe 1x semana! O RH precisa existir, hoje somente cuida de envio de emails sem sentido, quando você precisa deles, um fica passando a `bola` para o outro, ninguém quer solucionar seus problemas, é sempre necessário escalar. No geral, todo o operacional (fora projetos) é confuso, ninguém sabe quem cuida do que. Não existe plano de carreira. Você pode mudar de função só pq não tem projetos para você, um desenv pode virar tester e assim vai, não ligam se isto está relacionado com sua carreira ou não, o que importa é vc estar dando algum lucro para a empresa. Tem MUITA gente que vive de QI (Quem indica) que acabam roubando vagas de quem está trabalhando duro há anos para conseguir.

Conselhos para presidência: Empresa era familiar e não entendeu que cresceu e precisa eliminar os `elefantes brancos` e os `amigos` incompetentes. Urgente melhora de salários e benefícios. Urgente a necessidade de valorizar seus funcionários.

GFT

Descrição:GFT é especializada na concepção e implementação de soluções de TI para a indústria de serviços financeiros. Combinando experiência tecnológica e gestão de projetos perfeita com uma compreensão profunda da indústria, a GFT é o parceiro estratégico de TI perfeito para muitas empresas bem conhecidas de todos os cantos do mundo. O grupo GFT tem cerca de 32 escritórios em oito países - e os nossos clientes são baseados em mais de 30 países diferentes. Com mais de 2.100 funcionários permanentes e 1.000 consultores de TI freelance à nossa disposição, estamos prontos para agir quando e onde nossos clientes precisam de nós.