Como é trabalhar na GetNinjas?

Vale a pena pra aprender e sair rápido.

Assistente de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Oportunidade de se desenvolver enquanto profissional. Muitas áreas diferentes para se iniciar, pessoas legais e muitos benefícios e comodidades.

Contras: A maioria da empresa está preocupada em brincar, nos churrascos, nas festas, nas regalias. Há pouquíssimos preocupados em trabalhar de verdade. Uma grande parte da empresa, principalmente a parte de CS, não é levada a sério. É como se toda a ideia da empresa fosse uma grande brincadeira, estão mais preocupados com a imagem da empresa e com as regalias do que com o produto. O mercado de startups não leva mais a GetNinjas a sério.

Ambiente descontraído, com flexibilidade

Designer

Prós: Ambiente descontraído, que proporciona liberdade para os funcionários trabalharem. Com horários flexíveis.

Contras: O trabalho por muitas vezes não é reconhecido, dificilmente ocorre evolução de cargo. Metas da empresa as vezes são confusas.

Excelente empresa pra se construir algo em conjunto

Desenvolvedor

Prós: Flexibilidade de horários, liberdade de decisões, times colaborativos e pessoas focadas em objetivos comuns, são os pontos mais positivos que consigo listar. Além disso tudo, o ambiente propicia a troca de ideias e construção de cultura em conjunto. É um excelente lugar pra se trabalhar.

Contras: Ainda falta melhorar a parte de recursos humanos da empresa. Por ser uma startup e pensar sempre na redução de custos, ainda peca nos benefícios (vale refeição baixo pra região, plano de saúde ok, etc.). Alguns programas internos sempre tem uma honeração pro funcionário, como gympass, avaliação física e massagem. Se tivesse isso como benefício, seria a empresa perfeita no meu ponto de vista. Só falta olhar com mais carinho isso e olhar menos os números ($).

Conselhos para presidência: Continuar focando em melhorar a cultura e ouvir mais os funcionários. Pensar menos como se eles fossem recursos. E acho que isso já tem acontecido e melhorado bastante :)

Startup autêntica e competente

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: É um excelente local para se trabalhar. Os integrantes são comprometidos com as entregas, ouvem sugestões, não há sobrecarga de trabalho e as ações são pensadas de forma inteligente.

Contras: Time com muitos ativistas, inclusive no RH. Em sua maioria, feministas. É necessário tomar cuidado com cada vírgula que se fala, pois o extremismo e a intolerância são enormes. O menor ruído rendeu até demissão. Num ambiente com tanta diversidade, infelizmente, nem sempre o diálogo e a empatia imperam. Triste ver pessoas terem sonhos destruídos por colegas maldosos.

Bom, mas...

Prós: Pessoas legais, ambiente descontraído, liberdade na maneira de se vestir (permite chinelos, short, saia). Há frutas, sucos, refrigerante, chás, pão, biscoitos, doces, balas, chicletes à disposição do funcionário. Benefícios: VR e Vale Transporte ou estacionamento no local.

Contras: Dificuldade extrema em compartilhar dados entre as áreas, a comunicação interna é péssima. Chamam de líderes, mas são chefes, muito "mais do mesmo", não parece uma startup e sim mais uma empresa multinacional super engessada, não há inspiração e exemplos vindo da liderança. Poucas ideias inovadoras para problemas simples. Pouquíssimos feedbacks, dados quantitativos e qualitativos são duvidosos, não há clareza na informação dada, afinal todos os dados coletados podem ser facilmente manipulados. Liderança imatura, não conseguem diferenciar aplicar um feedback negativo para o funcionário, sem passar a semana olhando feio para o mesmo. Falta de processos, regras, sistema de registro de informações, dados são armazenados em planilhas. Valor de vale refeição extremamente baixo para a região, já foi proposto por funcionários a troca de todas as guloseimas que temos, com um aumento do VR, porém não se tem retorno sobre isso. Não há reconhecimento, funcionários que não possuem bom desempenho em determinada função, são colocados para realização de outra sem um minimo de processo interno, meritocracia zero. Fica muito claro que as oportunidades são dadas devido ao grau de amizade ou aproximação entre líder e liderado. Falta de sistema para que o funcionário realize um trabalho de acordo com o que se é cobrado.

Conselhos para presidência: Criação de processos internos, tanto em comunicação, quanto em mudança interna de cargo. Aplicação de feedbacks constantes. Aplicação de cursos afim de desenvolverem os supostos líderes. Introdução de sistemas adequados para cada área/ função.

Aprovo

Assistente de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente informal, Diversidade e Respeito. Ótimos Benefícios. Liberdade de vestimenta. Preocupação do RH com o desenvolvimento dos funcionários é diferenciado.

Contras: Empresa cresceu muito rápido, ainda precisa alinhar alguns pontos com relação a cultura. Passa por constantes mudanças visto o mercado que atua.

Empresa incrível

Gerente de Contas

Prós: Clima organizacional Ambiente de trabalho Salário Pessoas inteligentes trabalhando com você Oportunidade de crescimento Equipamentos modernos

Contras: Muita pressão por resultados Gestores as vezes menos competentes que seus funcionários Trabalho aos finais de semana e feriados Trabalhar até tarde

Boa experiencia.

Assistente de SACEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: O ambiente é mega descontraído e informal, é um ótimo lugar para inicio de carreira

Contras: Os feedbacks são escassos e há pouco acompanhamento, entretanto, há bastante apoio.

Excelente empresa

Prós: Excelente ambiente, construtivo, existe espaço e autonomia para se fazer um bom trabalho.

Contras: Ainda falta trabalhar mais a avaliação de performance e a cobrança do trabalho. Muita gente fica solta demais.

Conselhos para presidência: Ter uma gestão mais próxima dos funcionários, e ficar de olho naqueles que não estão contribuindo o suficiente.

O foco são nos números e não nas pessoas

Prós: Boa localização, tanto em relação à restaurantes, quanto a transportes públicos, bastante opções para alimentação (café da manhã e lanche da tarde). O propósito da empresa é bastante importante na vida das pessoas, tanto dos clientes que buscam profissionais com referências para prestação de serviços, quanto para os profissionais e empresas.

Contras: Quem não é de áreas diretamente ligadas ao lucro imediato da empresa não consegue ter destaque. Sendo assim, para quem é de áreas como TI, data science, BI e produto conseguem ter rápidas chances de promoção e crescimento, já as demais áreas são extremamente desvalorizadas, por ser uma empresa com muito mais foco em números do que nas pessoas e em seu desenvolvimento. Não possui plano de carreira, e nem pretende ter com a desculpa de ser uma startup. Isso só dificulta mais os processos, já que você vê várias pessoas sendo promovidas "em segredo", desestimulando quem foge dessas áreas específicas.

Conselhos para presidência: Sem pessoas a empresa é apenas uma estrutura de concreto, valorize as pessoas de forma hegemônica em todos os níveis e áreas. Há áreas que não trarão lucro a curto prazo, mas que agregam valor à empresa. Não adianta ficar só no discurso se quem está no dia a dia sabe que na prática não funciona. Se atentem, pois em uma startup deveria haver muito mais pessoas apaixonadas pela empresa, mas o que vemos são pessoas desmotivadas e a rotatividade cada dia mais alta.

GetNinjas

Descrição:Criado em setembro de 2011 e sediada na capital paulista, o GetNinjas é uma plataforma online de contratação e anúncio de serviços. Oferece, de forma online, oportunidades de trabalho com diversas empresas espalhadas pelo Brasil. Possui como parceiras as empresas Monashees Capital e Kaszek Ventures, que ajudaram o GetNinjas financeiramente.