Como é trabalhar na Gerdau?

sinceridade

OperacionalEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: preocupação com a segurança é um dos pontos fortes da empresa ,trasporte de qualidade , refeição de qualidade,cursos fornecidos com qualidades,

Contras: salário não é compatível com os cargos,desigualdade é bem visível entre operadores e chefes (sem qualidade e experiência´),igualdade para todos dentro e fora da empresa.

Conselhos para presidência: Antes de contratar lideres para Empresa, veja quais são suas qualidades e defeitos!

Cultura contaminada por panelas e conchavos políticos. Fuja.

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2017

Ouro Branco, MG

Prós: Processo siderúrgico, previdência privada, transporte, pagamento em dia, fornecimento de EPI`s, interação com colegas, fins de semana com qualidade de vida.

Contras: Trata-se de uma empresa onde os gestores não são promovidos pela sua capacidade de gestão ou conhecimento técnico de processos, mas sim na base de conchavos políticos. Sua carreira ali dentro ocorrerá, desde que você faça parte de uma das inúmeras panelas existentes. RH de mentirinha, para inglês ver. As avaliações dos profissionais também são de mentirinha. A curva normal do desempenho dos colaboradores não é uma curva natural, obtida após o mapeamento, honesto, das pessoas. Na verdade é uma curva artificial, obtida após manipulação das avaliações, com o objetivo de reduzir o custo com a folha de pagamento. Essa curva é "desenhada" pelo próprio RH, o que demonstra o desdém com que tratam a carreira alheia. Se você está na panela não se preocupe, não terá esse problemas. Muitos colaboradores processam a empresa após sairem o que demonstra a satisfação em terem desperdiçado sua vida num ambiente onde os que fazem não são reconhecidos e os paneleiros são valorizados de forma artificial. Não perca seu tempo com essa empresa, apenas se estiver desempregado. Uma vez lá dentro faça o máximo possível para rapidamente sair, use a como trampolim para outro lugar. Não se prejudique. Definitivamente não vale a pena.

Conselhos para presidência: Aqueles que ousam dizer o que pensam são lentamente fritados e encostados. Ouçam os insatisfeitos e não somente aqueles com sorrisos (c í n i c o s).

Empresa excelente

Técnico EletrônicoEx-funcionário, saiu em 2013

Sapucaia do Sul, RS

Prós: A empresa em geral é muito boa de trabalhar, ótimos benefícios, salário compatível com o mercado, estrutura se tratando de ferramentas para trabalhar é excelente.

Contras: O que eu posso falar sobre pontos negativos é sobre oportunidade de crescimento, acredito que se a empresa aproveitasse as pessoas de seu quadro para cargos superiores, como era feito no passado estaria em um crescimento maior.

Recomendo essa empresa

Técnico em Mecânica Industrial

Prós: Salário , horas extras , pacotes de benefícios , área muito boa para aprender , desenvolvimento da parte profissional , contato direto com a liderança.

Contras: Dificuldade para evoluir , prefere dá oportunidade para pessoas de fora do que investir nos colaboradores , precisa investir mais nos colaboradores com curso e treinamentos

Conselhos para presidência: Liderança

Empresa muito boa

Vendedor Externo

Fortaleza, CE

Prós: Suporte para venda dos seus produtos, engajamento dos superiores no processo de venda. Segurança no trabalho. Horário flexível. Benefícios bons

Contras: Burocracia exacerbada, dizíamos que vender na empresa era o mais fácil, porque todo o processo depende do ok de muitas pessoas. Tomada de decisão.muito centralizada

Conselhos para presidência: Buscar envolver seus líderes no processo de vebda

Satisfação em trabalhar na Gerdau

Estagiário Superior

Guarulhos, SP

Prós: Empresa que te dá oportunidade para aprender e ser reconhecido. Aqui podemos desenvolver projetos e ter autonomia, claro que com responsabilidade!

Contras: Faltam vagas para efetivação, o que as vezes acaba desmotivando algumas pessoas, ainda assim é muito satisfatória a experiência de fazer e se sentir parte do processo!

ótima empresa para seu primeiro emprego.

Operador

Pindamonhangaba, SP

Prós: Benefícios excelentes e favoráveis, está em acensão no vale do paraíba com investimentos externos, com muitas oportunidades de crescimento e carreira.

Contras: Plano de cerreira ineficaz, não funciona da forma que deveria por meritocracia ou capacitação, forma de avaliação não é clara infelizmente...

Conselhos para presidência: Respeito as pessoas

Empresa Média

Coordenador

Cotia, SP

Prós: Autonomia para tomada de decisões referentes aos projetos, clima entre pares é ótimo e o espírito colaborativo é muito bom. Apesar de ainda muito recente, tem buscado se transformar por meio da mudança da cultura.

Contras: Líderes extremamente egocêntricos (há um jogo de ego e de politicagem) que impedem a empresa de ser transparente e ágil na tomada de decisões. Líderes do escalão de Gerentes despreparados para tratar com pessoas (embora haja uma mensagem sobre abertura ela não é real). Remuneração variável é muito confusa e não é atrativa. A empresa tem muitos Indicadores conflitantes e gera um stress enorme nas equipes pois ao buscar os resultados nem sempre todos pensam no negócio (fortemente influenciados pelas sua metas e remuneração atrelados a ela).

Conselhos para presidência: Fazer o que se fala é fundamental. Não se deve ser conivente com os líderes que sabidamente não são aderentes à cultura de transformação da empresa. Pensar num modelo de trabalho (carga de trabalho, pessoas e atividades à entregar) coerentes que permitam as pessoas terem vida fora da empresa. Avaliar melhor os benefícios e a forma de remunerar (principalmente a Remuneração Variável) para seus líderes.

Se preza sua carreira esqueça. Se lá entrar fique o menos possível. Definitivamente não vale a pena.

Ouro Branco, MG

Prós: Paga salario em dia. Oferece refeição (ruim). Oferece transporte. Previdência Privada. Oferece Plano de Carreira para alguns privilegiados os quais normalmente tem algum ligação não profissional (Parentesco, amigo, sobrinho) com gestores influentes.

Contras: Trata-se de uma empresa de conchavos, de panelas. Se você tiver estômago para fazer parte de alguma, dado o baixíssimo nível dos integrantes, você está bem na fita. Se não, pode fazer o que for, arrancar leite de pedra, que sua carreira jamais acontecerá. Simplificação de processos ao máximo, o que pode levar a perdas e maior risco de segurança. A empresa segue um mantra, o do menor custo possível, não importando o impacto em qualidade de produtos, qualidade de processos. Trata-se de redução de custo a qualquer custo. As panelinhas são muitas, temos as da época de estatal (Unidade adquirida), panelas importadas de outras empresas e panelas da própria gerdau. Pessoal de staff não está sujeito a regras éticas, fazem o que bem entendem. Há nepotismo, relacionamentos com conflitos de interesse, um teatro. Já para o chão de fábrica se aplica toda a política de consequências. Há ameaças veladas caso alguns papeis não sejam assinados.

Conselhos para presidência: Se quiserem uma consultoria estou disposto a vender-la. Conselhos para essa gente só cobrando. De graça jamais.

Ambiente corporativo distante da realidade do ambiente da usina

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Sapucaia do Sul, RS

Prós: Como toda multinacional, oportuniza o crescimento em função da empresa ter grande porte, intercâmbio entre áreas e enriquecimento de conhecimento. Há a possibilidade de exposição de ideias.

Contras: Em função de ser uma empresa muito masculina, o machismo se torna inerente. Há um programa chamado diversidade em que almeja a visibilidade das mulheres, mas as pessoas que participam destas reuniões, em maioria, não o valorizam. As pessoas que atuam no chão de fábrica tão pouco o conhecem. É uma empresa engessada, fraca em abertura e com o ambiente de trabalho inseguro.

Gerdau

Descrição:A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia – as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madrid.