Como é trabalhar na Gerdau?

Ótima empresa

Analista de Projetos JúniorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Estruturada, organizada, ótimo ambiente, possibilidade de crescimento, treinamentos constantes e direcionados. Benefícios extraordinários, e ótima estrutura organizacional. Foi uma grande pena a saída e queda momentânea da empresa.

Contras: Realmente não encontrei pontos negativos na empresa. Eles dão todo o suporte necessário, e mais a seus colaboradores. Incentivam os estudos. Foi uma grande pena a saída e queda momentânea da empresa.

Muito desorganizada.

Estágio Técnico

Prós: Salário, bolsa e/ou benefícios (plano de saúde, previdência privada, seguro de vida, convênios, transporte fretado e alimentação no local) são bem atrativos. É uma empresa que possui muitos recursos.

Contras: Talvez em outras unidades isso não aconteça, mas a minha experiencia em uma de suas usinas mostra uma organização extremamente preocupada com a produção a todo custo, sem prover nenhum tipo de segurança aos colaboradores, gestores e coordenadores totalmente despreparados, exemplos de má conduta, liderança sem capacidade de planejamento, gerando o caos generalizado. Só contratam estagiários, para não gerar custos, porém não oferecem treinamento nem suporte aos mesmos. Cultura organizacional péssima. A Gerdau não oferece desafios para quem está no início da carreira e só consegue trabalhar sem se preocupar com tudo isso, quem tem perfil de funcionário público.

Conselhos para presidência: Administradores sabem planejar. Avaliem essa competência em seus diretores, coordenadores e líderes. E um ambiente de trabalho seguro não é alcançado através de banners e frases motivacionais. Invistam em desenvolver uma cultura forte de segurança.

Prós: Aprendizado com mão na massa, oportunidades de interagir com diversas áreas e em diversos projetos ao mesmo tempo. Ótima para início de carreira.

Contras: Remuneração abaixo do praticado no mercado. Falta de perspectivas claras de carreira. Excesso de burocracia nos processos, liderança conservadora e fora dos valores propostos externamente pela empresa.

Conselhos para presidência: Excesso de hierarquia desistimula os jovens a querer crescer na empresa. Meritrocracia existe apenas no papel e não é colocada em prática.

Empresa satisfatória mas pode ser melhor

Prós: A Gerdau está se reestruturando para mudar seu ambiente interno, como tratam os funcionários, está tentando ser mais flexível, moderna e tecnológica. O respeito entre todos os colaboradores é muito bom, em 8 anos de empresa nunca vi casos de desrespeito.

Contras: Apesar de estar tentando mudar a cultura, a Gerdau é muito lenta em promover e dar oportunidades, os salários são abaixo do mercado e não há treinamento para as funções que você vai desenvolver. Para definir o estilo de trabalho é "trocar o pneu com o carro andando".

Conselhos para presidência: Remunerar melhor os funcionários, estruturar melhor a curva de aprendizado para novas funções sem colocar os colaboradores para simplesmente fazer, mas entender primeiro a razão de fazer.

Boa!!

Prós: Excelente empresa para crescimento profissional, atualizada com relação as práticas de e gestão de pessoas e processos, sem dúvida recomendo.

Contras: Não tenho nada. .

Segurança do colaborador

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2017

Barão de Cocais, MG

Prós: Empresa presa pela segurança do colaborador, sempre incentivando adotar boas praticas de comunicação e atitudes entre os funcionários e superiores.

Contras: Empresa possui dificuldade de apresentar oportunidade de emprego para os colaboradores, podendo alguns momentos dificultar a relação entre todos.

Empresa que incentiva e desafia

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Equipe íntegra e comprometida; a empresa incentiva o trabalho conjunto e fomenta o espírito de liderança em todos os colaboradores. Propõem desafios interessantes para todos, desde os estagiários; são abertos a críticas e opiniões. Líderes sempre solícitos e dispostos a ajudar e ensinar sempre que necessário. Transparecem claramente o workflow de todas as áreas e cargos

Contras: Pouco espaço para efetivação e feedbacks um tanto vagos. Muita burocracia nas operações, o que dificulta que os projetos saiam do papel. Mesmo a empresa mudando sua cultura organizacional, via-se muita gente enraizada em altas burocracias. Senti uma falta de apoio dos líderes na relação da gestão dos conflitos dentro das equipes. Remunerações um pouco a baixo da média do mercado e alguns cortes de benefícios.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente de trabalho agradável, pessoas capacitadas, proximidade da liderança, autonomia para realizar as atividades e pontualidade nos pagamentos.

Contras: Burocracia para abrir chamados, não tive oportunidades de conhecer outras unidades da empresa, refeições não são boas e poucos benefícios para os estagiários

Analista Pleno

Prós: Comemora sempre quando atingimos às metas. Há abertura para expor opinião e implementar novas idéias. Clima organizacional bom, mas já foi melhor no passado.

Contras: Remuneração é péssima em relação às outras empresas do mesmo porte. Não há plano de carreira. Cortou vários benefícios. Reconhece o trabalho bem feito, mas o crescimento profissional(cargo e salário) não acontece.

Conselhos para presidência: Se o trabalho está sendo bem feito e a empresa está apresentando bons resultados(Ebitda), dê aos colaboradores oportunidades crescimento.

Gerdau

Ex-funcionário, saiu em 2017

Lavras, MG

Prós: Autonomia para realizar as atividas e pontualidade nos pagamentos tão pontos que considero importantes dentro da empresa, além da proximidade com os gestores.

Contras: Ambiente machista, sem organição e sem apoio aos funcionários. Além de não possir boa infraestutura de TI, onde fui alocado para trabalhar.

Gerdau

Descrição:A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia – as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madrid.