Como é trabalhar na Geofusion?

boa empresa

Analista de GeoprocessamentoEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Ambiente bastante agradável, bons profissionais, envolvimento da equipe em todas as etapas dos processos. Oportunidade de diálogo sempre aberta.

Contras: Empresa familiar, com líderes confundindo um pouco a vida privada deles com o ambiente do trabalho. Salários baixos para alguns analistas, uma certa resistência em melhorar os benefícios.

Ótima empresa para aprender mas sem perspectivas de crescimento

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É um ótimo lugar para aprendizado. A empresa dá muito espaço para os funcionários aprenderem coisas novas e desenvolverem suas habilidades. Ambiente tranquilo e de colaboração entre os colegas. A empresa se preocupa de verdade com questões sociais e cria um ambiente onde todos são aceitos.

Contras: A empresa não consegue mais motivar os funcionários. Optaram por oferecer desenvolvimento profissional do colaborador num ambiente de "horizontalidade" e empoderamento porém sem chances de evolução na carreira e aumentos reais de salário e de cargo.

Conselhos para presidência: Acredito que a ideia de horizontalidade não é bem aceita pelos funcionários que ainda não estão plenamente satisfeitos com seus salários e não estão no cargo que gostariam (grande maioria). A troca do crescimento profissional por mais responsabilidades não é tão atraente quanto os diretores imaginam. Se voltar a ter oportunidades reais de promoção e aumentos salariais o turn over cairá drasticamente e a motivação dos funcionários aumentará.

Ótimo lugar para desenvolvimento profissional e entrega de resultados

Prós: Empresa com espírito inovador, com grandes oportunidades e que mudou sua gestão para que o funcionário seja o protagonismo de sua carreira. Várias oportunidades internas, ritmo acelerado, reconhecimento muito forte daqueles que fazem e acontecem independente de cargo ou salário.

Contras: Tem muito mimi entre os funcionários, ainda existem funcionários que não se encaixaram ou não irão se encaixar na cultura da empresa. Estes funcionários atrapalham, não querem ser protagonistas, querem receber comando e controle.

Conselhos para presidência: Se livre das pessoas que não desejam ser protagonistas de sua carreira

Bons funcionários para uma média empresa.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa com pessoas incríveis, talvez o capital humano seja o melhor aspecto de se trabalhar lá. O ambiente é propício para o aprendizado e para desenvolvimento de habilidades.

Contras: Diretores e CEO amadores. Muitas pessoas encostadas em diversos setores, sem função clara. Não existem formas de avaliação de desempenho, sendo assim, a sua promoção fica o quanto vc consegue mostrar e não o que você fez.

Conselhos para presidência: Entreguem o controle da empresa a pessoas capacitadas.

Uma empresa incrível para se trabalhar.

Assistente ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa de tecnologia com clima extremamente agradável, tem uma ótima comunicação interna envolvendo todos os funcionários nos acontecimentos.

Contras: Não tive muita oportunidade de crescimento, mas devido a mudança de processos que a empresa estava passando, mas as outras áreas tinham bastante oportunidade.

Boa, mas precisa se abrir para um horizonte mais amplo

VendasEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salário, empresa paga em dia e alguns bons benefícios. São flexíveis a horários e gostam de comemorar em equipe. Gestão hierarquica mas com problemas de nepotismo.

Contras: Clima Organizacional, muito proxima a ambiente familiar, visão limitada. Não há chances de crescimento pessoal muito a crescer em processos e negócios.

Conselhos para presidência: Abrir-se para os novos desafios, pensar grande.

Ótima cultura e ambiente favorável ao crescimento profissional

Prós: Oportunidades de crescimento e participação nas decisões, que são em grande parte colaborativas. Alta gestão (diretoria) é promotora dos valores da empresa e sua humildade cativa os colaboradores. A empresa procura promover a diversidade e a responsabilidade social.

Contras: Ausência de plano de carreira e processos estruturados de integração e desenvolvimento de pessoas. Desequilíbrio de cargos e salários entre as áreas e pares.

Conselhos para presidência: Atenção ao quanto os gestores estão praticando a cultura que a empresa prega.

Vale a experiência, desde que seja passageira

Desenvolvedor

Prós: Horário flexível, tecnologia open source, equipe disposta a ajudar no desenvolvimento das atividades. Começou a pouco a investir na criação de testes automatização.

Contras: Gerência confusa e muitas vezes amadora, metas que nao geram PLR, perca do foco com muita facilidade. Meritocracia de fachada, mas vale um puxa saco na mão que 1 um funcionário reconhecido voando.

Conselhos para presidência: Profissionalizar a gestão e a diretoria.

Não é de todo ruim, mas não recomendo

Prós: Empresa tem equipes multifuncionais que agregam valor aos projetos, ainda que muitos bons profissionais tenham deixado a empresa no último ano.

Contras: Diretoria e CEO fracos, apenas 2 diretores realmente possuem conhecimento técnico para assumir uma posição de direção. Não há foco, planejamento e nem definição de prioridades e com isso todas as equipes acabam sendo afetadas em suas atividades e dia a dia. Não há grandes gestores em quem se espelhar. Reconhecimento financeiro e promoções são raríssimos e quando acontecesse, são dados às pessoas erradas.

Conselhos para presidência: Assumam apenas posição de sócio-fundadores e profissionalizem a diretoria e presidência.

Muitas áreas em construção, mas excelente empresa para se trabalhar.

Desenvolvedor de Software

Campinas, SP

Prós: O ambiente de trabalho é bastante descontraído, com um clima de parceria notável entre colegas. É quase impossível passar um dia sem ouvir alguma piada ou passar um tempo no café falando sobre amenidades. Os líderes de tecnologia são bastante atentos às pessoas que orientam, sempre buscando ajudá-las a alcançar seus objetivos de carreira. Os desenvolvedores de software são bastante capacitados e há um incentivo muito grande para se buscar e/ou aprender novas técnicas e ferramentas diversas. Existe também uma preocupação muito grande com a cultura interna, com divulgação de conteúdo visando informar as pessoas sobre questões como igualdade e diversidade social, bem como realização de ações concretas junto a entidades de apoio social.

Contras: Ainda não há um plano de carreira bem definido, e os meios para se conseguir promoções e/ou aumentos de salário ainda são um pouco nebulosos. Apesar da preocupação com a cultura, alguns líderes demonstram preocupação por vezes excessiva de "seguir uma cartilha", inspirando-se nas famosas startups de tecnologia do Vale do Silício. Isso se manifesta tanto em tentativas de implantação de processos quanto pela escolha de tecnologias que, embora bastante citadas no meio, não foram adotadas com um problema concreto em mente. Algumas pessoas estão há algum tempo na empresa e oferecem alguma resistência a ideias diferentes.

Conselhos para presidência: Acho que estão no caminho certo, mas há alguns pontos que merecem ser ressaltados: - Há muitas pessoas capacitadas na área de tecnologia que podem contribuir muito mais se tiverem uma participação mais direta na definição do produto e mais contato com assuntos estratégicos. - Tentem não se prender muito a "receitas de bolo" e "cases de sucesso". Empresas são diferentes e atuam em cenários diversos. Acredito que, embora seja imprescindível estudar novos processos e melhorias, temos que ter sempre em mente nosso contexto para aplicar estes conceitos da maneira adequada. No mais, continuem como estão! A Geofusion é uma ótima empresa e pode se tornar ainda melhor se nos mantivermos abertos ao novo e atentos ao que nos cerca.

Geofusion