Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na General Motors (GM)?

476 postagens (140 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.54
  • Remuneração e benefícios
    3.53
  • Oportunidade de carreira
    2.85
  • Cultura da empresa
    3.20
  • Qualidade de vida
    3.15

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há mais de 3 anos

    Intensa e repleta de aprendizado!

    Ex-funcionário, saiu em 2012


    Prós: Empresa tradicional, muito presente no mercado, agrega valor na carreira, apresenta ótimos salários e benefícios para efetivos.
    Reconhece o estagiário como força competente de trabalho, não meros tirador de cópia. Envolvem o estagiário na cultura e como parte crucial do time.
    Líderes muito experientes, alguns fantásticos que tem realmente se importam com as pessoas subordinadas.
    Oferece, mesmo que subjetivamente, opções sólidas de crescimento na carreira.
    Efetiva os melhores funcionário desde que a empresa e o mercado estejam favoráveis.

    Contras: A empresa é gigante e se comporta como uma estatal, demora muito para tomar decisões.
    Alguns líderes são extremamente arcaicos, com assédio moral disfarçado de brincadeira, cobranças de metas absurdas, pedem para controlar variáveis totalmente fora do controle de cada membro do time, como vendas de veículos e peças das concessionárias.
    Nem todos os funcionários prezam pela qualidade do seu trabalho em favor do cliente final ou dos clientes concessionários.
    Falta de um plano de carreira objetivo, com prazos, com diretrizes. O jogo de contratação é político.
    Setor de RH muito fraco, meramente funcional.
    Não existe programas de captação de talentos, como trainees e melhor aproveitamento dos estagiários.
    Possui uma bolsa auxílio mediana, poderia-se pagar mais e/ou ter benefícios que os efetivos tem, ou pelo menos plano de saúde.

    Conselhos para presidência: Alguns diretores já fazem o acompanhamento comportamental das pessoas de seus times, e isso está fazendo a diferença. Porém, falta muito à alguns gerentes, a capacidade de enxergar a rede de relacionamento e de comportamentos que ele cuida.
    Os estagiários dos escritórios regionais não tem muito contato com o coração da GM do Brasil em São Caetano, com um mínimo de investimentos, poderia-se criar um programa de integração.
    Um programa de trainee como ocorre em outras montadoras seria muito favorável para entrada de pessoas competentes e desenvolvimento de líderes.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Uma empresa que não sabe aproveitar a massa humana valiosa que possui.

    AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

    Gravataí, RS


    Prós: É uma empresa reconhecida pelo seu nome, trabalha com ferramentas de ponta, paga em dia.

    Contras: Não tem plano claro para cargos e salários, avaliações são políticas e não é por falta de competências, o PRL dos mensalitas são calculados com base dos horistas, ou melhor, a política deste tema é mais voltado ao chão de fábrica, falta avançar e possuir planos e benefícios flexíveis, não existe fretamento de ônibus, atualmente são usados linhas convencionais, a GM não oferece café da manhã ou pernoite, o custo do plano de saúde é muito alto, o plano de benefícios para cobrir custos com estudos não existe a não ser que vc faça sua faculdade ou pós em faculdades conveniadas para ganhar desconto de até 20% na mensalidade, a renovação dos cargos gerenciais é de forma política, pouco usa avaliar e considerar as competências exigidas da função / posição que o cargo exige, a empresa tem muita perda e custos elevados na cadeia produtiva porque ocorrem muitas variações no mix de produção, os times não são respeitados, o plano de inovação é uma piada, pouco investimento nesta área (principalmente na área fabril) e muito marketing para inglês ver, o salário do ooperador é muito baixo, a empresa não tem ou não promove intercâmbios para aumentar e fortalecer o desenvolvimento dos seus funcionário, na verdade busca no mercado pessoas prontas, tem aumentado o uso de terceirizados, os treinamentos internos são restritivos a área fabril. Paro por aqui.

    Conselhos para presidência: Ouvir e ficar atento que os jovens de hoje não se deixam comprar por pouco, geração Y.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    Ainda é boa , mas já foi muito melhor

    Funcionário

    São Caetano do Sul, SP


    Prós: A GM é uma empresa que ainda tem uma boa gama de benefícios , e diferentemente das outras montadoras , o trabalho é um pouco mais sério , não se admitindo certos tipos de faltas graves como funcionários bêbados e outras. Ano passado tivemos uma participação de resultados excelente.

    Contras: A politica de redução de custos tem tornado a nossa vida um inferno , funcionários quando conseguem chegar a um teto salarial maior temem a demissão , pois a empresa contrata os mais novos com salário muito abaixo , além disso , essa redução de custos atingiu a qualidade dos nossos benefícios também. Algumas pessoas tem poder ou pensam que tem , e tratam a empresa como se fossem donos.

    Conselhos para presidência: Valorize mais a quem muito fez pela empresa , e dê tranquilidade de que a pessoa vai manter seu emprego até se aposentar , caso tenha um bom desempenho ao longo dos anos.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    Plano de carreira ineficiente

    Desenhista Projetista

    São Caetano do Sul, SP


    Prós: Otima empresa no aspecto de estrutura organizacional bem definida e desenvolvimento técnico.

    Contras: Plano de carreira muito fraco e sem grandes resultados, a avaliação individual dos funcionários é algo que precisa melhorar muito e a política de cargos e salários também

    Conselhos para presidência: Construir um plano de carreira mais concreto e com resultados claros

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 3 anos

    Empresa desmotivadora e sem confiança

    Engenheiro

    São Caetano do Sul, SP


    Prós: Empresa multinacional de grande porte com boa importância no mercado.

    Contras: É uma empresa gorda, lenta e cheia de processos burocraticos que sobrecarregam os funcionarios.
    A atual presidencia está empenhada na desmotivação total dos funcionarios cortando beneficios que sempre existiram no ramo.
    A chefia usa pressão para cortar beneficios tradicionais.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 3 anos

    Empresa de grande porte com dificuldades frente a concorrência atual.

    GerenteEx-funcionário, saiu em 2010

    São Caetano do Sul, SP


    Prós: Acesso a novas tecnologias para desenvolvimento da carreira é um dos pontos fortes da empresa, com possibilidade de participação de desenvolvimento de projetos em varias partes do mundo.

    Contras: Falta de planejamento estrutural e falta de politica de carreira para os funcionários são os pecados capitais da empresa (realmente não existe politica de carreira, somente algumas iniciativas de reflexão para o próprio funcionário).
    A politica de promoções também considero altamente questionável. Não existe um critério claro e definido.
    Muitos equívocos estratégicos também são amplamente tolerados pela alta liderança. Exemplos de lançamentos totalmente fora da faixa de preço coerente (tanto para cima como para baixo), e projetos que iniciam com uma certa proposta e por circunstancias particulares da vontade de certos lideres, mudam totalmente, deixando o veículo a ser lançado a merce da sorte para ter sucesso ou não.

    Conselhos para presidência: A reestruturação que deveria ter sido feita a partir da falência em 2008 não foi feita. Pelo menos no Brasil. A estrutura da liderança ainda é a mesma e foi perpetuada com o novo presidente.
    Vícios da antiga empresa ainda estão claros (na verdade é bem falacioso falar em nova empresa, porque realmente nada mudou após a falência).

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Depende do ponto de vista

    Engenheiro


    Prós: Liberdade para trabalhar, pode fazer o que bem quiser sem ser notado.

    Contras: Se vc trabalha bem e demais nunca será reconhecido, nunca terá aumento de salário. Isso serve para pessoas que entraram a partir de 2000, porque antigamente havia boa sintonia e o salário era justo, já hoje em dia uma zona.

    Conselhos para presidência: é bom a GM começar a reconhecer quem trabalha, pq ela irá perder seus bons funcionários.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 3 anos

    Excelente empresa, com muitos donos.

    Engenheiro


    Prós: A empresa provem todos os recursos necessários para desempenho das funções, investe em treinamento e prioriza os valores culturais e segurança.

    Contras: A liderança da GM trabalha tal qual os governantes do Brasil, acham-se donos, e promovem pessoas de acordo com sua vontade pessoal, tenta disseminar que as promoções são discutidas em staff, porém o que manda é o dna do funcionário para ser promovido, tem que ser parente ou amigo, caso contrário vai sempre ser apenas funcionário. Na GM o sobrenome ainda manda mais do que a capacidade técnica para evoluir na carreira.

    Conselhos para presidência: A presidência é conivente com as promoções já que às aprova. O conselho é analisar atentamente o organograma da empresa na totalidade, com certeza, só de bater os olhos no que seria a estrutura administrativa da empresa, iria ver que tem algo errado. E poderia realmente enxugar os custos estruturais.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    A GM deixou ser uma boa empresa para se trabalhar

    Engenheiro Pleno

    São Caetano do Sul, SP


    Prós: Atualmente, apenas estar empregado!!

    Contras: Desmotivação generalizada na empresa, hoje controlada por um clima de terrorismo!!

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Intimida o funcionario

    Engenheiro

    São Caetano do Sul, SP


    Prós: Trabalhar com processos e tecnologias globais.

    Contras: Criaram um processo de avaliação dos funcionários confuso, liderança é truculenta, empresa não esta aberta a criticas , tudo pode ser definido como mal comportamento o que tem inibido os funcionários.

    Recomenda a empresa: Não


Informações da empresa

General Motors (GM)

Descrição:No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 88 anos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Em 2012 a empresa vendeu no mercado brasileiro 642.649 veículos, ocupando o terceiro lugar no ranking das maiores indústrias automobilísticas brasileiras.

Site

RH: quer atrair bons talentos?