Como é trabalhar na General Motors (GM)?

Estágio para quem quer aprender sobre o mundo corporativo e área técnica

Estagiário de Engenharia

Indaiatuba, SP

Prós: A empresa oferece diversos treinamentos e oportunidades para que você consiga cada vez mais ir se aprimorando. E além disso , apresenta ótima atenção em relação a segurança dos funcionários.

Contras: Apesar de estar pouco tempo na empresa, ainda não recebi feedbacks negativos. Estou gostando bastante do meu estágio e vejo que cada dia mais consigo aprender mais e ir me inovando.

Porque escolher trabalhar na GM.

Engenheiro de Produtos Pleno

São Caetano do Sul, SP

Prós: Aprendizado proporcionado. Previdência privada. Plano de saúde. Possibilidade de transferência interna e para o exterior. Contato com a matriz.

Contras: Empresa vêm reduzindo de tamanho a cada ano. Corta cada vez mais os benefícios. Meritocracia baseada em perda de salário. Estagnação na carreira.

Conselhos para presidência: A empresa deveria aplicar a meritocracia da maneira correta. Hoje a enpresa faz uma meritocracia que desestimula os funcionários. Fazer leasing para todos os funcionários e não segregar como vem sendo feito. Pensar mais no médio e longo prazos. A empresa é muito imediatista, principalmente quando se trata do produto.

é necessário olhar além das 3 grandes azuis do grande ABC, não é tudo que já foi um dia

Analista de TI

São Caetano do Sul, SP

Prós: A empresa vive constante transformação buscando se reinventar para sobreviver em um mercado bastante competitivo. Infraestrutura de TI é muito boa. Recentemente ofereceu através de sorteio o aluguel de carros zero km por um custo anual muito baixo e com possibilidade de compra no final de 12 meses.

Contras: Infelizmente para TI não gera muitas oportunidades por centralizar tudo o que pode fora do país. Muitos descontos em folha são compensados através da PLR (se dividir o valor líquido por 12 meses), outras empresas não dão esses mesmos descontos em folha. Convenio médico cobra por consulta médica. Não há ticket refeição, apenas refeitório, vale transporte é fretado ou nada, e estão querendo tirar o fretado

Conselhos para presidência: Necessário acompanhar o que as empresas no mercado tem a oferecer e se equiparar, tentar modernizar a cultura para empresas mais modernas e buscar modelos mais ágeis.

Empresa em transição, mudando para ficar adequada ao mercado.

Engenheiro PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

São Caetano do Sul, SP

Prós: Respeito com pessoas (não há berros nem ofensas pessoais, nenhum tipo de violência), ambiente, benefícios (participação nos lucros e resultados), localização.

Contras: Avaliação não é baseada na performance, mas sim em política interna. Rejeição a funcionários externos, que não foram criados na GM e fizeram carreira fora dela.

Positiva

Trainee

São Caetano do Sul, SP

Prós: Pessoas sao colaborativas e as areas tendem a ser bem unidas. A empresa vem se adequando as mudanças da industria e investindo muito em tecnologia para continuar liderando o mercado de autos.

Contras: Muita burocracia o que impede a rápida troca de informação. Regiões utilizam as mesmas métricas porém com processos diferentes, o que gera um pouco de dificuldade na consolidação de números.

Ótima experiência profissional com a possibilidade de aprender diversas habilidades

Médico

São Caetano do Sul, SP

Prós: Estrutura de trabalho , pontualidade de pagamento , estabilidade da empresa, tipo do contrato de trabalho , benefícios como Previdência privada e participações nos lucros

Contras: Demanda alta, cobrança da chefia, falta de planejamento e divisões da carga de trabalho. Dificuldade para promoções . Demanda de trabalho alta com diversas atividades para ser desenvolvidas

Conselhos para presidência: Olhar atento às divisões de tarefa e a demanda de trabalho

Vale a pena trabalhar lá, mas não por muito tempo.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

São Caetano do Sul, SP

Prós: Estrutura, profissionais capacitados, é possível aprender muito lá dentro e fazer um bom network, já que a empresa é gigantesca. O salário também compensa.

Contras: O clima não é muito bom, tá sempre tenso com bastante pressão. O restaurante que fica na empresa também não é muito bom, e a maioria das coisas lá dentro são pagas, os funcionários são tratados como clientes.

Conselhos para presidência: Melhorar o clima e valorizar mais os funcionários, principalmente os que estão iniciando a carreira.

Supervisor

São Caetano do Sul, SP

Prós: Ambiente muito bom. Autonomia e com possibilidades de tomada de decisao. A meritocracia eh a melhor coisa que existe la. Depende somente dos seus resultados.

Contras: Plano de carreira demora um pouco pra acontecer. Poucas possibilidades de crescimento. Os lideres te seguram um pouco . O resto eh muito bom.

São Caetano do Sul, SP

Prós: Ótima oportunidade de aprendizado, muitos profissionais qualificados, salário inicial acima da média, líder de mercado e uma das melhores fábricas.

Contras: Salário baixo para estagiário, sem benefícios, restaurante ruim, muitos estagiários na mesma área, e programa de trainee toma muitas vagas internas.

Se puder, evitem!

Líder de Grupo

São Caetano do Sul, SP

Prós: O ambiente é desafiador e os funcionários são conduzidos a sempre se superarem em suas atividades evitando acomodação. Existe forte parceria entre os funcionários do chão de fabrica.

Contras: Funcionários de cargos superiores como Superintendentes assistentes, Gerentes e Diretores com pensamento exclusivo em suas carreiras e promoções fazendo com que suas ações sejam totalmente voltadas para o curto prazo com o único objetivo de se destacarem, e para isso passam por cima de qualquer um inclusive dos interesses da própria empresa. O aumento por mérito é totalmente artificial pois o valor dos aumentos é pré definido e não é suficiente para todos, portanto mesmo se todos os mensalistas dos setores diferem um desempenho acima da média alguns terão que ficar sem aumento e cabe aos gerente e Superintendentes dos setores procurarem defeitos onde não tem para justificar uma negativa de aumento.

Conselhos para presidência: Observar de perto o comportamento dos funcionários de cargos superiores e rever a politica de remuneração pois está havendo uma depreciação na qualidade dos operadores e isso reflete diretamente na qualidade dos produtos.

General Motors (GM)