Como é trabalhar na General Electric (GE)?

Meritocrática mas burocrática

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: A GE tem uma cultura baseada em meritocracia. Na prática, significa que se você superar os resultados, será reconhecido por isso, sendo avaliado no processo formal de gestão de performance da cia, que acontece anualmente. Compliance é um assunto levado a sério, o que te dá tranquilidade pra trabalhar sempre em um ambiente ético e respeitoso. Além disso, existe uma base incrível com informações sobre tudo, então mesmo se você não sabe fazer algo, tem pra quem e onde procurar a informação.

Contras: Falta mais autonomia para as áreas corporativas sobre os negócios, organização e políticas básicas. Os processos de aprovação são muito burocráticos e os sistemas complexos.

Boa empresa para se trabalhar se você souber ˜vender bem seu peixe˜

Coordenador de Planejamento

Niterói, RJ

Prós: Delega bastante responsabilidade para o empregado, incentiva criação de lideranças. Possui uma excelente universidade corporativa com treinamentos bem estruturados.

Contras: Valoriza muito a auto-propaganda em detrimento da performance em si. O empregado trabalha sob níveis altos de pressão e por muitas horas de trabalho. Tudo é muito engessado e qualquer iniciativa exige muito esforço e muita negociação para implementar. As vezes passamos mais tempo reportando resultados do que trabalhando de fato.

A empresa é incapaz de acompanhar o meu ritmo e só vale pelo status.

Gerente de Projetos (GP)Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Você faz um MBA em metodologias de trabalho.Não é a toa que eles criaram o Six Sigma. Ambiente multicultural, eu acredito que eles tendem a todo tempo globalizar projetos e colocar várias pessoas de vários países.

Contras: A GE é muito grande, então duvido que seja uniforme e minha opinião não se aplica a todos os escritórios espalhados no país, mas ao menos onde trabalhei, as pessoas mal olham na cara uma da outra. Então o ambiente de trabalho é muito carregado e você tem a impressão que o tempo demora passar.Fora as relações interpessoais, por ser uma empresa enorme ela é tão cheia de processos e burocracias que os projetos precisam de mais pessoas para gerenciar o projeto do que para executar ! Parecia piada, mas meu time de LatAm eram 3 GPs e 2 executores ! Tudo tem que ser muito formal, muito documentado.Mas isso é o mal de muitas empresas enormes !

Conselhos para presidência: A qualidade de um trabalho executado é mais importante que a qualidade para a preparação de um trabalho.

Ótima para aprendizados - Nível alto de desmotivação entre os colaboradores

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: - Salário compatível com o mercado
    - Bons benefícios
    - Flexibilidade de horários
    - Oferece boas oportunidades de aprendizado pois o funcionário deve aprender a trabalhar sob pressão, com prazos curtos, e adquirir a habilidade da flexibilidade pois o grupo sofre alterações constantes em lideranças e que envolve também fusão de empresas do próprio grupo e compra de novas empresas

Contras: - Enquanto o número de "líderes" cresce, o operacional vai sendo reduzido e fica sobrecarregado absorvendo mais atividades
    - O networking é mais valorizado do que a meritocracia
    - Seu sucesso depende da capacidade de liderança, e visão do seu superior imediato
    - A empresa não promove eventos, ou atividades motivacionais para seus funcionários
    - A empresa não demonstra interesse na retenção de talentos
    - Burocracia exagerada em processos, e atividades repetitivas que geram retrabalho e atrasos

Política impera em relação ao profissionalismo.

Engenheiro

Contagem, MG

Prós: Algumas pessoas são profissionais e amigas, sempre há demanda e oportunidades de melhora no trabalho.

Contras: Empresa com muitas "panelinhas", principalmente nos cargos altos, com algumas pessoas extremamente falsas. Na empresa há uma clara distinção entre "peão" e "não peão", onde hierarquicamente menores são cortados por coisas simples, enquanto os hierarquicamente altos e dentro das "panelinhas" cometem grandes erros e nada acontece. Você pode ser esforçado, profissional, e nada vai adiantar se não "forem com sua cara". Há vários exemplos de bons profissionais á anos estagnados na mesma posição, enquanto outros piores incrivelmente sobem de cargo.

Empresa não prioriza funcionários de nível técnico

Secretário ExecutivoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Forte cultura de compliance, programas de voluntariado, treinamentos online, hotéis selecionados são melhores do que eram na Alstom. Você organizar sua própria viagem.

Contras: Convênio médico ruim, ticket refeicao com valor baixo, não tem estacionamento para todos, empresa que prioriza só quem tem cargo de alta direção.

Conselhos para presidência: Escutem os funcionários da base da pirâmide.

Empresa sólida e flexível, mas o ambiente poderia ser mais desafiador.

Prós: Ambiente agradável, pessoas que pensam de forma parecida com a sua e, quando não, respeitam. Horário flexível, com certa autonomia para si mesmo na hora de decidir/se programar para chegar.

Contras: A empresa não tem boa comunicação entre areas, as areas me parecem de certa forma infladas, e o ambiente não é meritocrático. O escritório tem baias imensas, que não possibilita enxergar as pessoas em sua frente/redor, e não tem copa para que os funcionários possam levar sua própria comida, esquentar e comer.

Conselhos para presidência: Ampliar o conceito de networking entre as áreas, formar celulas de trabalho com pessoas de diferentes áreas trabalhando juntas, com metas bem definidas em um televisor que fique explícito e assim deixar as pessoas mais antenadas com seus resultados de ontem, metas de hoje e amanhã! Acabar com as baias, aproximar as pessoas.

ótima empresa para iniciar a carreira

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: ótima empresa para se ter no currículo equipamentos e ferramentas de trabalho( computadores, notebooks, mesas, cadeiras, etc) de ótima qualidade

Contras: poderia pagar um pouco melhor seus analistas e estagiários poderia investir um pouco mais em propaganda e marketing, pois nos Estados Unidos são considerado uma das maiores empresas do País e aqui no Brasil poucas pessoas conhecem a empresa de um modo geral

Toma conta da sua vida e acaba com o balanço pessoal/profissional.

Gerente Regional ComercialEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Boa infraestrutura, bons produtos e brand name. Excelentes benefícios e salários.

Contras: Em época de fechamento de quarter, a empresa torna-se um campo de batalha hostil onde o ambiente fica bastante nocivo. A gerência top não consegue segurar a pressão. Também usa metas irreais e não leva em conta o cenário econômico. resumindo, ao final do dia o que conta é se vc fez o número ou não.

Conselhos para presidência: Praticar empatia e pensar mais nas pessoas, ou seja, conquistar resultados a médio e longo prazo com base no trabalho e treinamento. Os números precisam ser feitos mas não são motivo para atropelar tudo e todos.

Prós: Ótimos profissionais, para instruir.

Contras: Não possui pontos negativos para quem está começando.

General Electric (GE)