Como é trabalhar na General Electric (GE)?

Frustrante

Engenheiro Eletricista

Betim, MG

Prós: Benefícios, possibilidade de trabalhar em projetos e ter experiências internacionais, autonomia.

Contras: Processos altamente engessados, falta de possibilidade de crescimento, falta de reconhecimento de habilidades.

Conselhos para presidência: Passar a valorizar o trabalho concreto, ao invés de valorizar o marketing que vem acompanhado (ou não) do trabalho.

Infeliz surpresa

Gerente Tributário

Prós: História da empresa e valores da companhia encampados pela alta liderança. É possível ver a direção tomando decisões alinhadas com a estratégia e valores globais da companhia.

Contras: Falta de plano de carreira, péssima gestão de recursos humanos, clima organizacional ruim. Faltam processos e ferramentas para executar o trabalho. O time é em geral medíocre e não podemos fazer nada para melhorar: o rh impede treinamentos e substituições nas equipes.

Conselhos para presidência: Estabelecer processos e revisar as práticas de RH para os funcionários

O peso de trabalhar em uma multinacional.

Assistente de Compras

Florianópolis, SC

Prós: Oferece possibilidade de crescimento, é um mercado extremamente grande que nos possibilita conhecer muito o mercado profissional, pessoas capacitadas, ótimos benefícios, tem um história extraordinária.

Contras: Processo extremamente moroso, burocrático, lentidão no reconhecimento de um problema que impacta vários setores, rotina stressante, cobranças absurdas, metas extremamentes agressivas.

GE, uma empresa doente e que te adoece.

Executive SecretaryEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Trabalhar em uma empresa que tem um nome reconhecido mundialmente, que tem pessoas inteligentes, bons benefícios, pagamento em dia e foco na saúde do funcionário. Boa infraestrutura de TI.

Contras: É uma empresa com pessoas extremamente competitivas, que não se ajudam e nem se cumprimentam ao se verem no dia-a-dia. Muito "cacique" ganhando salários absurdos para fazer nada e poucos "índios" ganhando pouco para trabalharem muito sem serem reconhecidos. O RH é péssimo! Totalmente focado na liderança e em fazê-los felizes, não se importam com os demais funcionários. Cortes homéricos anuais e mudanças constantes a cada 8 meses, fazem com que muitos funcionários fiquem psicologicamente abalados e doentes devido à instabilidade. Wrong people at the wrong place - é bem comum ver líderes que não entendem nada do business serem promovidos apenas por terem bons contatos, e pessoas que realmente merecem acabam não "subindo" por não terem o "jeito GE" de ser. Ambiente doente e pesadíssimo. Valor do VR baixo (R$27,00) e localizações péssimas para se trabalhar em São Paulo (CENESP, Lapa e Shopping Cidade Jardim). A GE perdeu sua identidade... quer agir como uma start-up mas tem processos internos morosos (workflows infinitos e processos de pagamentos lentos) e líderes super conservadores. Sem mencionar o fato das pessoas não se responsabilizarem por nada... é muito difícil encontrar alguém que seja o responsável por algum processo. A maioria dos funcionários de lá só quer fazer o que lhes trará as luzes dos holofotes... resolver processos e fazer trabalhos operacionais, para eles, não é mérito para ninguém, então quase ninguém faz. Posso dizer, com toda a certeza, que na GE eu encontrei as piores pessoas (com relação à caráter) com as quais já trabalhei nos últimos 20 anos e estou aliviada por não ter mais que conviver com elas.

Surpreendeu negativamente.

Comprador SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Taubaté, SP

Prós: Benefícios, o tamanho da empresa, contato com outras regiões, presença da marca no mercado, salário compatível com o mercado, mas nada que supere.

Contras: Pressão em demasia, foco no negócio sem pensar no funcionário, possui um programa de compliance que pode ser tendencioso, decisões tomadas sem pensar no impacto na cadeia.

Decepcao

Analista de Laboratório Industrial

Canoas, RS

Prós: Pagamento em dia, plano de saúde e odontológico, transporte, refeitório no local, instalações relativamente Boas, ambiente entre colegas relativamente bom só

Contras: Dizem ter plano de cargos e salários mas o reconhecimento só vem para os amigos da chefia, demitem pessoas com capacidade e conhecimento e contratam terceiros sem nenhuma noção ou conhecimento

Leadership school - really???

Researcher

Prós: Personal development possibilities, reasonable pressure level, good people overall, large number of business units with possible internal migration, possibility of exposure to all these units. Long-standing company with great brand recognition.

Contras: Matrix environment adds too much overhead; meetings, more meetings, meeting to set up meetings - you get the point; way too many powerpoint experts/leaders; excess mobility leads to a culture of non-accountability, especially in the senior ranks.

Conselhos para presidência: Make sure people are held accountable for their decisions, even if they have already moved on to "new challenges" within the company.

Ruim para iniciantes e boa para quem já tem carreira consolidada.

Analista de Atendimento ao Cliente

Contagem, MG

Prós: Cultura, a empresa tem muitas palestras, atividades interessantes que incentivam a participação dos funcionários, voluntariado, permite lidar com o exterior.

Contras: Falta reconhecimento profissional, liderança capaz de estimular o time a melhores resultados, RH pouco eficiente, sem plano de carreira, comunicação entre os times poderia ser melhor.

Piorou muito

Gerente Regional de Vendas

Campinas, SP

Prós: Tenho 20 anos de empresa... ja foi MUITO melhor.. o que resta é a flexibilidade e autonomia, típicas de empresas americanas.

Contras: Começou a ter financeiros e carreiristas em cargos de média direção, gente sem visao (antigamente era pessoal técnico ou com visão comercial) .. gente

Conselhos para presidência: Parar de colocar financeiros e carreiristas em posições que exijam visão comercial...

Boa financeiramente, mas ambiente é ruim

Prós: Normalmente a remuneração é compatível com o mercado e os benefícios são muito bons (PLR, plano de saúde e dental, previdência privada de 150%)

Contras: Cultura corporativa impera: melhor dizer que está fazendo do que efetivamente fazê-lo. Grande desorganização tanto em nível de organização quanto em microgerenciamento. Falta de transparência e confiança no ambiente de forma geral.

Conselhos para presidência: Ouvir os empregados não é perder tempo. Organizar é tão necessário quanto cobrar resultados.

General Electric (GE)