Como é trabalhar na Furukawa?

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho não é pesado e é relativamente fácil se destacar. É permitido estudar + trabalhar ainda que você tenha que pagar as horas com banco (oq é absurdo porque o retorno é visível). As pessoas são abertas e (em geral) ensinam com prazer os mais novos. A estrutura é boa. Os benefícios estão alinhados com o mercado.

Contras: Existem muitos antigos funcionários que julgam saber como tudo deve ser e podam/moldam os funcionários naquele pensamento que muitas vezes é arcaico. O RH é simplesmente desconectado da realidade de engenheiros e justifica para si mesmo que qualquer insatisfação do funcionário (como pouca ou nenhuma oportunidade de crescimento profissional) e a falta de comunicação são devidos à cultura japonesa. Já faz tempo que a empresa não tem gerentes japoneses e essa "cultura" me parece mais um justificativa fraca pro desentendimento de que investimento nos funcionários é investimento na própria empresa e obviamente melhores resultados. A mesma mentalidade vale para desenvolvimento. Não há recursos aplicados em inovação e o pouco que existe (se é que é verdadeiramente inovativo) são bastante focado em pequenos departamentos, cheios de gerentes e importando tecnologia que já existe lá fora. Existem muitos engenheiros procurando oportunidades para sair e muitos já o fizeram.

Conselhos para presidência: Retenham seus talentos, connectem-se com seus funcionários - treinamentos precisam ser de qualidade e focados no nível do profissional. Deêm oportunidades para eles se aprimorarem na área de telecom via estudos e job rotation. Nem tudo que é novo é duvidoso. A empresa nunca será a primeira no mercado se só pensar em "desenvolver" o que já foi desenvolvido.

Excelente empresa que tem muito potencial.

Gerente

Prós: Ambiente excelente e equilibrado, colegas com perfil bom de se trabalhar, busca por inovação dos produtos e processos. Permite buscar desafios. Excelente remuneração e benefícios. Bom programa de saúde.

Contras: Processos burocráticos e engessados. RH não é inovador e não acompanha tendencias. Faltam regras claras para carreira e crescimento. Nepotismo dentro da empresa.

Conselhos para presidência: RH muito conservador, sem inovação e transparência. Falta uma área de comunicação interna dedicada.

boa

Montador I

Prós: treinamentos,valorização da família ,ética,meio ambiente ,foco no cliente ,respeito, tipo de produto ,metas e prazos, inovação, justiça, tarefas

Contras: não valorizam funcionários mais velhos de casa,líderes mal colocados com pouco conhecimento para lidar com pessoas, organização,comunicação, otimização de tempo e espaço

Conselhos para presidência: valorizar funcionários antigos

Ótima empresa

Operador A

Prós: Paga em dias nunca atrasou nada é Vale alimentação de um ótimo valor ônibus fretad. Plano de saúde muito bom é plano de dentista muito completo agência bancária na própria fábrica

Contras: Falta de oportunidade para crescimento talvez pela política da empresa demora muito para se mudar de cargo e oportunidades as vezes não é para todos de forma igual

Conselhos para presidência: Dar mais oportunidade de mudar de cargo

Uma das melhores empresas para se trabalhar no Paraná

Key Account Manager

Prós: Qualidade de vida, ambiente de trabalho, liberdade para planejar e desenvolver seu trabalho. Existe a possibilidade de crescimento horizontal (troca de departamentos).

Contras: Plano de carreira não está bem definido, não existem critérios para ascender verticalmente.

Conselhos para presidência: Definir critérios e metas para promoções, tornar as informações gerenciais mais acessíveis.

Furukawa

Prós: Consideração ao funcionário, salário justo.

Contras: Empresa quadrada, não aberta à novas ideias

Empresa boa para se trabalhar com estabilidade e bom salario.

Analista de Sistemas DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Paulínia, SP

Prós: O Fato de ser uma grande empresa, a maior no ramo de cabeamento e infraestrutura de TI, e a organizacao de como eh gerenciada a empresa e seus funcionarios. E o plano de carreira.

Contras: A burocracia para os processos internos e tudo que interessa o funcionário. A burocracia para os processos internos e tudo que interessa o funcionário. A burocracia para os processos internos e tudo que interessa o funcionário.

Sucesso

Key Account ManagerEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Estrutura muito boa e fornece condições para o funcionário desenvolver seu trabalho. Gestores focados em resultado e P&D em busca constante de melhorias.

Contras: Sistema muito verticalizado para ter um melhor controle de todo o processo, porém acarreta em uma burocratização grande no desenvolvimento do trabalho.

Paulínia, SP

Prós: A unidade de Paulínia é uma unidade pequena, porém você consegue ter contato com os gerentes de cada área, tornando o ambiente muito bom. Indico a empresa.

Contras: Não existe plano de carreira para unidade mencionada. Basicamente se faz necessário ter muito tempo de casa para ganhar uma efetivação. Poucos funcionários para muito trabalho.

Conselhos para presidência: Necessário olhar para outras sedes. A matriz é o foco, porém não é tudo

Empresa de telecomunicações com típica cultura japonesa

Key Account Manager

Prós: Ambiente de trabalho agradável, beneficios (previdencia, plano de saude e odontológico, incentivo eduacional), liberdade para planejar seu trabalho; empresa sólida que está sobrevidendo a crise.

Contras: Plano de carreira inexistente, não há critérios para promoção e aumentos; empresa burocrática em alguns setores; falta de perspectiva de crescimento (horizontal ou vertical).

Conselhos para presidência: Desenvolver e divulgar um plano de carreiras, de maneira a manter todos os funcionarios motivados e evitar turn-over.

Furukawa

Descrição:Investindo no Brasil há 38 anos, a Furukawa está presente no segmento de fabricação de cabos e oferece soluções para infraestrutura de telecomunicações. Possui uma unidade industrial em Curitiba, considerada uma das melhores da América Latina, e atua em país nos principais mercados globais, como África, Europa, América do Sul e América do Norte, com centros de distribuição, três centros de produção e escritório de vendas.