Como é trabalhar na Furukawa?

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho não é pesado e é relativamente fácil se destacar. É permitido estudar + trabalhar ainda que você tenha que pagar as horas com banco (oq é absurdo porque o retorno é visível). As pessoas são abertas e (em geral) ensinam com prazer os mais novos. A estrutura é boa. Os benefícios estão alinhados com o mercado.

Contras: Existem muitos antigos funcionários que julgam saber como tudo deve ser e podam/moldam os funcionários naquele pensamento que muitas vezes é arcaico. O RH é simplesmente desconectado da realidade de engenheiros e justifica para si mesmo que qualquer insatisfação do funcionário (como pouca ou nenhuma oportunidade de crescimento profissional) e a falta de comunicação são devidos à cultura japonesa. Já faz tempo que a empresa não tem gerentes japoneses e essa "cultura" me parece mais um justificativa fraca pro desentendimento de que investimento nos funcionários é investimento na própria empresa e obviamente melhores resultados. A mesma mentalidade vale para desenvolvimento. Não há recursos aplicados em inovação e o pouco que existe (se é que é verdadeiramente inovativo) são bastante focado em pequenos departamentos, cheios de gerentes e importando tecnologia que já existe lá fora. Existem muitos engenheiros procurando oportunidades para sair e muitos já o fizeram.

Conselhos para presidência: Retenham seus talentos, connectem-se com seus funcionários - treinamentos precisam ser de qualidade e focados no nível do profissional. Deêm oportunidades para eles se aprimorarem na área de telecom via estudos e job rotation. Nem tudo que é novo é duvidoso. A empresa nunca será a primeira no mercado se só pensar em "desenvolver" o que já foi desenvolvido.

Furukawa

Descrição:Investindo no Brasil há 38 anos, a Furukawa está presente no segmento de fabricação de cabos e oferece soluções para infraestrutura de telecomunicações. Possui uma unidade industrial em Curitiba, considerada uma das melhores da América Latina, e atua em país nos principais mercados globais, como África, Europa, América do Sul e América do Norte, com centros de distribuição, três centros de produção e escritório de vendas.