Como é trabalhar na Furukawa?

Empresa com muito potencial de crescimento tanto no mercado quanto para os empregados

Paulínia, SP

Prós: A empresa como um todo tenta prezar pela qualidade como uma boa empresa japonesa, Os gerentes e coordenadores pelo menos na área de TI são atenciosos e dão instruções, horário flexível. Contam com ônibus de manha e a tarde e para os estagiários existe uma van que leva até o terminal da barão sem desconta do VT , o vt fica para ônibus de outras linhas fora da empresa. Para inicio de carreira é muito bom oportunidades de crescimento assim como efetivação e aprendizado

Contras: Infelizmente peca em organização em alguns pontos, os projetos muitas vezes atrasam o que faz com que a equipe tenha que correr muito com o backlog de ultima hora. Por ser uma empresa que não vende apenas Software o gerenciamento do mesmo não é dos melhores. O ponto mais desestimulante são os benefícios embora forneça o vt + van sem custo, não dispõem de vale refeição optando por tem um refeição no local, contudo o restaurante que faz a comida tem um cardápio pouco variado com comidas quem nem sempre agradam a maioria, esse ponto é mais uma critica ao restaurante do que a empresa. Não deixa visível nenhum plano de carreira

Conselhos para presidência: Forneça um plano de carreira claro para seus empregados Repense sobre os benefícios ter um restaurante no local da empresa ,é comodo porém não agrada a todos. Compense o valor economizado do VR com um restaurante de qualidade ou reembolse o valor do VR aos empregados

Uma empresa antiga com mente velha.

Prós: Os salários e benefícios são o maior ponto positivo da empresa. E carregar o nome de uma multinacional no currículo também é um ponto positivo.

Contras: A empresa é extremamente quadrada, não desenvolve seus estagiários, somente quando são efetivados. Uma empresa do ramo de tecnologia devia ser mais "aberta", dar ouvido aos jovens e não só para o que já vem sendo feito. Mudanças são necessárias, para crescer sempre mais.

Conselhos para presidência: Deveriam pensar que as pessoas antigas da empresa uma hora terão que deixá-la e, a nova geração que está por vir, não adequará a este ambiente de trabalho.

Excelente empresa que tem muito potencial.

Gerente

Prós: Ambiente excelente e equilibrado, colegas com perfil bom de se trabalhar, busca por inovação dos produtos e processos. Permite buscar desafios. Excelente remuneração e benefícios. Bom programa de saúde.

Contras: Processos burocráticos e engessados. RH não é inovador e não acompanha tendencias. Faltam regras claras para carreira e crescimento. Nepotismo dentro da empresa.

Conselhos para presidência: RH muito conservador, sem inovação e transparência. Falta uma área de comunicação interna dedicada.

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente de trabalho não é pesado e é relativamente fácil se destacar. É permitido estudar + trabalhar ainda que você tenha que pagar as horas com banco (oq é absurdo porque o retorno é visível). As pessoas são abertas e (em geral) ensinam com prazer os mais novos. A estrutura é boa. Os benefícios estão alinhados com o mercado.

Contras: Existem muitos antigos funcionários que julgam saber como tudo deve ser e podam/moldam os funcionários naquele pensamento que muitas vezes é arcaico. O RH é simplesmente desconectado da realidade de engenheiros e justifica para si mesmo que qualquer insatisfação do funcionário (como pouca ou nenhuma oportunidade de crescimento profissional) e a falta de comunicação são devidos à cultura japonesa. Já faz tempo que a empresa não tem gerentes japoneses e essa "cultura" me parece mais um justificativa fraca pro desentendimento de que investimento nos funcionários é investimento na própria empresa e obviamente melhores resultados. A mesma mentalidade vale para desenvolvimento. Não há recursos aplicados em inovação e o pouco que existe (se é que é verdadeiramente inovativo) são bastante focado em pequenos departamentos, cheios de gerentes e importando tecnologia que já existe lá fora. Existem muitos engenheiros procurando oportunidades para sair e muitos já o fizeram.

Conselhos para presidência: Retenham seus talentos, connectem-se com seus funcionários - treinamentos precisam ser de qualidade e focados no nível do profissional. Deêm oportunidades para eles se aprimorarem na área de telecom via estudos e job rotation. Nem tudo que é novo é duvidoso. A empresa nunca será a primeira no mercado se só pensar em "desenvolver" o que já foi desenvolvido.

Avaliação .

Gerente Regional de Vendas

Prós: O clima organizacional, os princípios da empresa, a qualidade dos produtos, a seriedade com que são pesquisados e desenvolvidos. A preocupação com a saúde e bem estar dos funcionários.

Contras: Não há. Se tiver que destacar algo seria a inconveniência de ter que me mudar para São Paulo ou Curitiba para ter um crescimento profissional. Poderiam possibilitar um crescimento regional.

Mais bom que ruim

Prós: Empresa de tecnologia que está disposta a ensinar ao funcionário novo como as coisas funcionam, existe liberdade para abordar os membros da diretoria, remuneração aceitável.

Contras: Exige inovação mas demonstra muita mente fechada, principalmente para assuntos relacionados ao RH, regras mal estabelecidas. Por ser uma empresa de engenharia, muitos gestores são péssimos em acompanhar o funcionário e metem a mão na massa demais.

Conselhos para presidência: Eu definiria melhor a posição de cada chefe. Mostraria exatamente o que é esperado de cada posição de liderança. Também investiria em mais material de treinamento departamental para novos funcionários, pois o ramo de telecomunicações não possui uma amplitude de formações acadêmicas grande no Brasil.

honestidade e sinceridade .

Operador AEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: como toda empresa tem os pontos positivos e negativos normalmente é mais fácil falar dos pontos negativos mas também posso falar que seu salario e benefícios são na media está entre as 20 melhores empresas tirando obviamente as montadoras.

Contras: tempo de carreira para se desenvolver na empresa e muito demorado um operador pode levar cinco anos para mudar de classificação da letra D para Operador e isso não significa mudar de função apenas diz que esta habito a continuar no processo, nem sempre seu salário é aumentado...

Conselhos para presidência: ficar atento aos seus lideres quanto as suas atitudes,são despreparados para lidar com as pessoas, desenvolveram se dentro da empresa muitos estão no cargo por oportunidade não por competência falta conhecimentos externos para lidar com pessoas.

Empresa muito boa para trabalhar a vida toda

Operador de Máquinas IIIEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Clima organizacional, ambiente de trabalho, beneficios, preocupação com a saúde, liberdade para planejar e gerir suas atividades, empresa sólida e tradicional. Transporte fretado .

Contras: plano de cargos e salarios não definido e/ou não divulgado, gestores ausentes que não fazem follow de seu desempenho, falta de feedback, dificuldade em crescimento profissional.

Conselhos para presidência: Fazer com que os gestores acompanhem mais seus subordinados, dando feedback. Divulgar o plano de carreiras, dando uma visão clara do caminho a seguir.

Típica empresa japonesa

Key Account Manager

Contras: Gestão de carreira, plano de cargos e salarios não definido e/ou não divulgado, gestores ausentes que não fazem follow de seu desempenho, falta de feedback, dificuldade em crescimento profissional.

Uma das melhores empresas para se trabalhar no Paraná

Key Account Manager

Prós: Qualidade de vida, ambiente de trabalho, liberdade para planejar e desenvolver seu trabalho. Existe a possibilidade de crescimento horizontal (troca de departamentos).

Contras: Plano de carreira não está bem definido, não existem critérios para ascender verticalmente.

Conselhos para presidência: Definir critérios e metas para promoções, tornar as informações gerenciais mais acessíveis.

Furukawa

Descrição:Investindo no Brasil há 38 anos, a Furukawa está presente no segmento de fabricação de cabos e oferece soluções para infraestrutura de telecomunicações. Possui uma unidade industrial em Curitiba, considerada uma das melhores da América Latina, e atua em país nos principais mercados globais, como África, Europa, América do Sul e América do Norte, com centros de distribuição, três centros de produção e escritório de vendas.