Como é trabalhar na Fundação Padre Anchieta (TV Cultura)?

Não se iluda

Advogado

Prós: Os valores e as previsões estatutárias, que apesar de não aplicadas estimulam, além da história e do que alguns funcionários conseguem fazer apoio, equipe ou dinheiro, já que a maioria é desviada pela gestão.

Contras: A politicagem, inexistência de plano de carreira, apenas sendo ligado ao partido do governo do Estado, sendo muito amigo de alguém ou transando é possível crescer e ser reconhecido.

Ambiente bom, mas não proporciona desenvolvimento profissional

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ambiente geral muito agradável e proporciona bom relacionamento entre os funcionários. Alguns coordenadores e gerentes são bem receptivos com os novos funcionários.

Contras: A empresa contrata estagiários aparentemente para preencher cotas, o estagiário sabe desde o inicio que não terá oportunidades de efetivação. São dadas poucas oportunidades de aprendizado na área administrativa e é comum identificar baixa produtividade nos setores devido a desmotivação dos funcionários.

pode melhorar

Produtor

Prós: horario com flexibilidade, pontualidade no pagamento, equipe de bom relacionamento, mas falta organização e planejamento. Não há espaço para sugestões.

Contras: desorganização, falta planejamento, equipamento antigo, falta investimento, não há diálogo, tudo se resolve pessoalmente, não há definições precisas, gerenciamento pouco qualificado.

Poderia ser melhor

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Existem muitas pessoas inteligentes e interessantes para se conviver. Além disso,por ser um espaço também Cultural,também te permite apreender um pouco mais sobre esse campo.

Contras: Penso que os estagiários deveriam ter uma maior atenção,realizando atividades que tenham a ver efetivamente com o curso que estão realizando. Além disso, deve haver um feedback por parte da chefia, olhando e corrigindo os pontos fracos e reconhecendo os pontos fortes. Os estagiários nessa organização ficam muito soltos,não sendo muito bem aproveitados.

Conselhos para presidência: Penso que deveria haver o bloqueio do Facebook,pois isso faz com que muitas pessoas percam tempo em atividades que não tem a ver com o trabalho,desperdiçando tempo.

Boa e ruim ao mesmo tempo

Prós: As pessoas e o ambiente de trabalho, horários flexíveis.

Contras: Fazemos o que um produtor faz, e ganhamos insuficiente pelo que fazemos.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os estagiários.

Empresa boa para aprender

Assistente

Prós: Bom ambiente para aprender e funcionários comprometidos.

Contras: Dificuldade em fazer carreira, instabilidade de empresa, pouca respeito pelo trabalhador.

Bom ambiente para aprender, não para fazer carreira

Assistente de Programação

Prós: Ambiente agradável, há parcerias com universidades e cursos que dão descontos para funcionários, há possibilidade de fazer inscrição para ser sócio do SESC.

Contras: Não há a menor perspectiva de crescimento profissional. A empresa não se preocupa em ter um plano de carreira.

Como sonho é incrível. A realidade é bem mais dura.

Gerente de ÁreaEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Você trabalha por um ideal e a empresa é um ícone. Fazer parte desta história é empolgante no inicio, além de atuar em um modelo único (TV Pública) é extremamente desafiador.

Contras: Mudanças de gestão, desorganização, falta de investimento em formação e atualização, foco político em detrimento do foco na sociedade. Enfim, acaba o encanto.

Conselhos para presidência: Mudança total no modelo de gestão. Desenvolver o papel da TV na sociedade e brigar por sua independência financeira e de gestão.

Tinha tudo para ser excelente

ProdutorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Colegas de trabalho, tipo de conteúdo produzido (educativo, cultural), flexibilidade de horário e ótimo lugar para aprender sobre o mercado e se relacionar. Ótima infra-estrutura técnica (mas subutilizada)

Contras: politicagem nos cargos de chefia, descontinuidade de projetos e desligamento de profissionais por apadrinhagem politica, falta de gerenciamento e clareza de projetos. não há diálogo entre a administração e a produção e parece que ninguem sabe o que faz ou com que objetivo, o organograma é um mistério e muda todo mês.

Conselhos para presidência: Valorizem os profissionais que de fato fazem essa empresa e não seus amigos da política.

Centro de Documentação da Tv Cultura

Estagiário de Documentação

Prós: Horário flexível, basta avisar previamente, trabalho relativamente fácil. Aceitam declaração da universidade em semana de prova, assim o estagiário trabalha apenas 3h/dia nesse período.

Contras: O estagiário fica muito solto, os supervisores não tem muito tato ao ensinar, o trabalho em si deveria ser feito por profissionais graduados, mas por conta dos cortes de gastos na empresa somos nós, estagiários, que fazemos o serviço que deveria ser feito por uma equipe bem maior e qualificada.

Fundação Padre Anchieta (TV Cultura)

Descrição:A Fundação Padre Anchieta é uma fundação governamental que desenvolve atividades de rádio e televisão educativos. Possui uma emissora de televisão, a TV Cultura, e as emissoras de Rádio Cultura de SP AM e FM e outras mídias. A Fundação Padre Anchieta é uma