Como é trabalhar na Fundação Nacional do Índio (FUNAI)?

Otima

Brasília, DF

Prós: Ambiente Limpo e computadores para estagiários com escritório e a copa fornece cafe para estagiários e funcionários.Pessoas conversativas e legal

Contras: Vale transporte de 6R$ por dia,não da para usar em Brasilia por ser uma cidade de ônibus com passagem caras,não tem muito serviços para estagiários

Conselhos para presidência: Aumentar a Bolsa Para Estagiário

Um mundo à parte

Brasília, DF

Prós: A Funai é um mundo. Cada área lá dentro trata de uma questão diferente o que dá ao servidor a possibilidade de conhecer diversos aspectos da questão indígena e até mesmo da parte administrativa (que não indico).

Contras: Por ser um órgão atualmente desvalorizado as coisas nem sempre funcionam como poderiam. Há muita boa vontade por parte da maioria dos servidores que são muito envolvidos com o trabalho. No entanto, não há boa vontade do governo com a questão indígena no geral. Além disso, a parte administrativa do órgão é sobrecarregada. Só consegue apagar incêndios e não avança muito com novas ideias e propostas para a instituição.

Conselhos para presidência: Promover mais entrosamento entre os servidores das diferentes áreas (principalmente finalística e administrativa). Promover uma gestão que adeque o servidor na área à qual tem aptidão. Dar mais oportunidade para que os servidores desenvolvam habilidades. Priorizar servidores da casa para a ocupação dos cargos.

Excelente Instituição

Brasília, DF

Prós: Boa estrutura na Sede, os servidores da casa são engajados com a causa indígenas e ainda temos a satisfação pessoal de atuar em uma atividade tão gratificante.

Contras: Excesso de servidores de outros órgãos´e comissionados sem vínculo com a Administração Pública. Isso desvirtua o objetivo do órgão, pois a presença dessas pessoas dar-se apenas pelo interesse financeiro e não pela causa indígena. Falta de plano de carreira e valorização dos servidores que estão nas pontas.

Conselhos para presidência: Criação do Plano de Carreira e a convocação de novos concursados. Isso faria com que instituição se fortalecesse sem a necessidade requisitar servidores de outros órgãos.

neutra

Ponta Porã, MS

Prós: trabalhar com o publico alvo, pessoal engajado mesmo tendo dificuldades se doam na execução da tarefas diarias, reconhecimento dos atendidos

Contras: órgão deficitário e mal visto tanto pela sociedade como pelo próprio governo que deveria lhe prover, atividades algumas vezes perigosas sem reconhecimento monetario tipo trabalhar na fronteira sem nenhum adicional.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Equipe muito boa me receberam muito bem . Foi bastante gratificante o aprendizagem mas me sentia um pouco explorado por ter bastante demanda em um setor e outros não ter quase nada.

Contras: A empresa e muito boa porém os estagiários faziam trabalho de funcionaríos público mas não ganhava o que mereceria me sentia um pouco explorado por ter bastante demanda em um setor e outros não ter quase nada.

Conselhos para presidência: melhorar o sistema do governo

Bom para se trabalhar

Ji-Paraná, RO

Prós: Ótimo ambiente pra se trabalhar, os colegas são altamente profissionais, gentis e dispostos a ajudar uma população que é muito sofrida e excluída.

Contras: O órgão não possui planejamento de longo prazo, a administração superior do órgão, em Brasília, é altamente incapacitada de gerir um órgão desse tamanho.

Conselhos para presidência: Precisa de mudar a administração superior do órgão em Brasília

Desvalorização do Serviço Público.

Indigenista Especializado

Prós: Trabalho de campo nas aldeias indígenas. Poder conviver com povos com modos de vida diferenciado. Amadurecimento profissional e convivência com formas de conhecimento variadas e riquíssimas.

Contras: Falta pessoal, estrutura, incentivo a capacitação, plano de carreira com valorização do serviço e do profissional. As remunerações deviam ser melhores assim como as condições de trabalho.

Conselhos para presidência: Descentralização e luta por fortalecimento político da instituição. Valorização dos povos indígenas e respeito a sua cultura.

muito bom

Brasília, DF

Prós: Empresa dinâmica , excelente oportunidade de aprendizado e um ambiente de trabalho tranquilo, chefe do setor sempre disposta a ouvir e a conversar.

Contras: A maior queixa é devido ao salário que é um pouco baixo , só para salientar, até o presente momento,Todavia estou deveras satisfeito com todo o aprendizado e conhecimento adquirido!!!

"Entra bom, sai doido".

Imperatriz, MA

Prós: Trabalhar com um público diferenciado, os indígenas. Flexibilidade para acordos de horários com a chefia imediata.

Contras: Muita fofoca no ambiente de trabalho. Não há Plano de Cargos e Carreiras para os servidores. A remuneração deixa a desejar. As condições de trabalho são ruins ou precárias.

Conselhos para presidência: Ofertar mais qualificações. Verificar formas de reconhecimento aos servidores que se esforçam.

ótima

Professor

Altamira, PA

Prós: Poder estar mostrando um trabalho ótimo nas comunidades, ver que os índios estão interessados...

Contras: Os pontos negativos, são que nem sempre podemos estar suplir as necessidades deles.

Conselhos para presidência: Que estivéssemos mais meios de transportes, e recursos.

Fundação Nacional do Índio (FUNAI)