Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) logo

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)

Como é trabalhar na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)?

Fraca

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Quase não há pontos positivos, porém é importante destacar que qualquer funcionário, independente do tempo de casa pode participar de qualquer curso.

Contras: Falta de respeito funcionários, cultura de relacionamento em cargos de liderança, falta de plano de carreira, salas sujas e empoeiradas, localização péssima.

Um trabalho simples, sem perfectiva de crescimento

Prós: Lugar bom para conciliar com os estudos. ótimas pessoas para se trabalhar e é possível melhorar em alguns aspectos como o domínio de planilhas do excel

Contras: Alguns momentos não há nada para você fazer relacionado ao trabalho, então você fica improdutivo, e não há coisas novas para aprender, o trabalho é mecânico.

Bom para quem quer algo cômodo

Prós: Horários flexíveis, é possível completar as tarefas diárias em menos tempo do que a jornada. Estagiei com um professor na USP, portanto havia mais essa facilidade.

Contras: Ambiente pouco desafiador, alguns professores cobram demasiadamente o trabalho operacional e pouco trabalho intelectual ou que exija algum conhecimento da área de economia. Não há quase crescimento profissional.

Flexibilidade de rotina, no geral; mas crescimento de carreira e benefícios financeiros para poucos.

Analista de Pesquisa

Prós: Ambiente com rotina flexível e liberdade para desenvolver o trabalho.

Contras: Falta plano de carreira, com abismos hierárquicos e salariais. Além disso, não há benefícios como participação de ganhos, plano de saúde e alimentação. Estrutura física precária.

Bom para trabalhos temporários

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Experiência e organização no treinamento de pesquisadores. Contato constante com pesquisadores, auxiliando sempre ao menor problema.

Contras: Bom para trabalho temporário. Não muitas opções de crescimento.

Pesando os prós e os contras, mostro-me satisfeito com o trabalho exercido.

Prós: Flexibilidade de horário, localização (excelente para os alunos da Cidade Universitária) e clima de trabalho, respeitoso e adaptado às demandas do funcionário.

Contras: O trabalho é muito monótono e repetitivo, fazendo a mesma coisa todos os dias durante praticamente toda a jornada. Isso por vezes pode ser desmotivador.

Ótimo estágio para quem precisa se empenhar na faculdade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Flexibilidade de horário, acesso ao banco de dados das pesquisas em andamento, localização perto da Cidade Universitária, pouca burocracia de entrada e saída.

Contras: Baixo salário, não há plano de carreira, projetos normalmente envolvem parcerias com a iniciativa pública (alta burocracia e baixa produtividade)

Uma boa forma de começar a entender como pesquisar.

Prós: Possui contato com o meio acadêmico e o valor do salário é maior que uma bolsa de Iniciação Científica. Ideal para quem se interesse em conhecer um pouco como funciona a dinâmica da produção de pesquisas. O trabalho possui pouca cobrança.

Contras: A empresa é gerida por professores universitários, possuem muitas obrigações e não conseguem acompanhar o seu trabalho, o feedback é demorado ou inexistente. Os projetos ocorrem de maneira muito lenta dentro da empresa.

Bom ambiente e horários flexíveis

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É um ambiente agradável, com horários flexíveis, que permite conciliar bem um primeiro estágio com os estudos, com uma ótima localização para quem estuda na Cidade Universitária.

Contras: Não é uma empresa típica (os estagiários ajudam os professores em seus projetos), então não há treinamentos específicos ou gerais, nem trocas com outras áreas.

Uma boa forma para começar uma carreira

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Instabilidade, horários flexíveis, ambiente saudável, local de fácil acesso e baixa pressão desde que entregue tudo nos prazos determinados.

Contras: Plano de carreira pequeno ou inexistente, difícil implementar mudanças por causa da hierarquia antiga, trabalho repetitivo e com poucos desafios.

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)