Como é trabalhar na Fundação Getúlio Vargas (FGV)?

Uma equipe altamente qualificada, que permite um crescimento profissional contínuo.

Prós: Trabalhar na FGV é participar da construção do Brasil, através da preparação dos profissionais que irão atuar nas empresas públicas e privadas. Por ser uma instituição de alta qualidade acadêmica, segundo o MEC, é uma grande satisfação poder contribuir para este projeto. Todos os profissionais que trabalham na FGV possuem alto nível, o que torna o trabalho um eterno aprendizado.

Contras: A FGV colabora de forma muito positiva para o crescimento acadêmico de sua equipe, através do programa de bolsas para graduação, MBA, mestrado e doutorado. Poderia fazer o mesmo para a parte da saúde e esportes, com acadêmia, etc...

Conselhos para presidência: Parabéns pelo excelente trabalho que a FGV vem fazendo nos últimos anos.

Excelente, na minha opinião é uma das melhores empresas para se trabalhar.

Prós: Ambiente tranquilo, flexível nos horários, gerência colaborativa e parceira no dia a dia do desenvolvimento das funções. Empresa emprega expectativa no funcionário e dá oportunidade de conhecimento e desenvolvimento profissional.

Contras: Falta um plano de carreira e perspectiva de crescimento, a sensação é a de que você ficará desempenhando a mesma função por muitos anos.

Na área de TI apesar de grandes desafios de compreensão dos sistemas internos, a inovação não é incentivada e a atualização tecnológica sofrem resistência.

Conselhos para presidência: A empresa deveria adicionar mais valor ao dia a dia dos funcionários, o endomarketing deveria ser implementado de maneira ampla e todos deveriam ser incentivados ao crescimento profissional com um plano de carreira.

Experiência péssima, nunca fui valorizada na empresa.

Auxiliar Administrativo

Prós: Em algumas determinadas áreas o funcionário não tem oportunidade de estudar. Em particular eu não tenho o que reclamar sobre isso, porém não há oportunidade de crescimento.

Contras: Nada do que é ensinado é aplicado com os funcionários. Por exemplo: planejamento de carreira, gestão de pessoas e etc...

Conselhos para presidência: Criar oportunidades e valorizar os funcionários que estudam na empresa. Em especial no meu setor criar incentivos para atingir a meta.

Prós: Bom Pacote de benefícios em comparação a empresas de médio porte.
    Boa estrutura física e de equipamentos para desenvolvimento das tarefas.
    Ambiente de trabalho amplo e agradável.

Contras: Não existe plano de carreira bem definido e cargos e salários.
    Estrutura organizacional mal dividida.
    Falta de oportunidade de crescimento dentro da organização.
    Salário abaixo do mercado para profissionais da área administrativa e financeira.

Conselhos para presidência: Estabelecer um plano de carreira e cargos e salários para os funcionários.
    Valorização dos funcionários administrativos e financeiros.
    Desenvolver plano de desenvolvimento para funcionários.

Mais nome do que realmente é

Prós: Flexibilidade de horário, é possível negociar e compensar horários informalmente; Liberdade de acesso à gestão imediata, isto facilita a contribuição de ideias; esclarecimentos e feedback; Proximidade física entre áreas, facilita a transmissão de comunicação quando executada corretamente dentro dos processos.

Contras: Carrega um nome de peso em função do ensino acadêmico que se repercute para outras áreas que não de ensino; Ausência de plano de cargos e salários; Empresa sem transparência quanto as políticas de promoção e concessão de benefícios, principalmente por também se tratar de uma instituição de ensino; Gestores despreparados; Processos não são claros e de conhecimento institucional; A impressão que fica é a de que é preciso ser costas quentes ou puxa saco para conseguir um avanço de status na carreira.

Conselhos para presidência: Ouvir e agir mais em função das necessidades do corpo funcional. Trabalhar de modo a conduzir a empresa de forma séria, competitiva no mercado, e para isso é preciso valorizar, cobrar e recompensar os funcionários. Meritocracia não é possível em um ambiente que tem por cultura apadrinhar ou recompensar aqueles que são mais "chegados".

Faça o que eu digo, não faça o que eu faço

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Flexibilidade na jornada de trabalho.

Contras: Modelo administrativo conservador e ultrapassado.

estrutura Fgv

Analista III

Prós: Pouca rotatividade, ou seja, poucas demissões

Contras: Sem plano de carreira, não existe um plano de cargos e salário

Conselhos para presidência: Pensar em eliminar os processos manuais

comportamento

Prós: Funcionarios comprometidos e professores

Contras: Pessoas que pensam dentro da caixinha

Conselhos para presidência: Aplicar nos departamentos o que é ensinado em sala de aula

Excelente para o início ou fim de carreira

Prós: Possibilidade de fazer cursos de MBA de graça, baixa cobrança e um bom ambiente de trabalho.

Contras: Progressão de carreira inexistente. O cargo que você entra determina o seu salário para sempre em função de poucas promoções. Se você não é professor ou não ocupa nenhum cargo de chefia aprenda o máximo e depois saia o quanto antes.

Conselhos para presidência: Valorizar a marca FGV passa por ter uma estratégia de longo prazo baseada na qualidade de todos os funcionários, não só professores.

Crescimento profissional

Consultor

Prós: Desafio profissional, oportunidade de crescimento profissional, oportunidade de participar de mais de um projeto, oportunidade de viagem profissional, oportunidade de construir novas soluções para os problemas e contribuir com o desenvolvimento organizacional dos clientes.

Contras: Dificuldade de ser alocado em equipes diferentes, dificuldades inerentes à atuação em consultoria.

Conselhos para presidência: Fazer pesquisa de clima organizacional para identificar e implementar melhorias, principalmente quanto à maior valorização do profissional pela Instituição.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Descrição:A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi criada em 1944 com o objetivo de preparar pessoas para a administração pública e privada do País. Com foco no campo da administração, ampliou seu leque de cursos para ciências sociais e econômicas nos anos seguintes. Atualmente, possui 3.460 alunos de gradução, 1.291 alunos de mestrado, 377 alunos de doutorado, 110 universidades internacionais parceiras, 3 mil produções de professores, pesquisadores e técnicos.