Como é trabalhar na Fundação Ezute?

Bons funcionários desperdiçados numa empresa que não se importa com eles.

Prós: Bons funcionários (completamente desmotivados pela cultura da empresa), localização boa, fica próximo ao shopping o que ajuda para almoçarmos, acabaram de reformar o escritório que ficou muito bonito.

Contras: O plano de carreira da empresa funciona apenas no papel, se você quer ser promovido, ou você tem que conhecer alguém importante lá dentro, ou você tem que pressionar o gestor, contratam funcionários novos e não promovem quem está a mais tempo na empresa. A fundação tinha tudo pra ser boa, tem bons profissionais (que estão desmotivados por vários motivos, inclusive vários gerentes), mas a alguns membros da alta gestão parecem estar perdidos e não sabem o que querem. Quando entramos, vendem uma empresa maravilhosa e bem organizada, mas muita coisa que nos dizem na entrevista não acontece, principalmente o plano de carreira e o incentivo ao crescimento profissional, aumento salarial, geralmente acontece só via dissidio. A parte de boa gestão ficou com a SA, a fundação parece estar perdida. O ambiente separa muito os funcionários, não tem eventos e nem incentivo para melhoria de carreira e nem para troca de conhecimento entre nós. Não temos motivação para inovarmos, já que não teremos reconhecimento nem por elogio, nem um obrigado, muito menos no aumento de salário. Lá fala-se muito de reuniões estratégicas para várias coisas, mas nada lá parece ser, contratam e demitem funcionários sem pensarem direito e os equipes e projetos acabam tendo que aprender na marra o que a outra pessoa fazia.

Conselhos para presidência: A fundação está perdendo ótimos profissionais e ficando com uma reputação péssima. Olha bem para os funcionários (principalmente os analistas) já que somos a matéria prima da empresa.

Uma empresa que ficou no passado

Gerente de Projetos

Prós: Mesmo pensando muito é complicado falar do que é bom. Teve gente que falou dos beneficios e local mas isso é obrigação da empresa e não pode ser o diferencial. Os pontos positivos ficaram no passado ou foram embora com as pessoas que sairam da empresa. Alguns falaram que os pontos positivos são as pessoas mas isso não faz sentido já que uma empresa é feita por pessoas e aqui é uma empresa tão desprestigiada. Sim, eu concordo que a empresa não é boa mas a responsabilidade é de todos que continuam trabalhando aqui.

Contras: Profissionais ha muito tempo no mesmo cargo e na mesma empresa. Estagnação total. É importante avisar aos mais novos: não façam da Ezute o seu futuro. Aqui não ha espaço para o que é novo e você irá se acostumar com a estagnação. A Fundação Ezute precisa fazer seus funcionarios acreditar no seu estilo de negócio. Não conseguimos ver uma pessoa realmente satisfeita aqui dentro. Eu mesmo só continuo aqui pq é conveniente e ja estou velho pro mercado mas não recomendo pra ninguem.

Conselhos para presidência: Experimente trocar seus funcionarios mais velhos por mais novos e traga de volta quem fez essa empresa um dia valer a pena

A pior experiência profissional que alguém pode ter.

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Localização, VR, plano de saúde, emenda de feriados, escritório reformado, alguns profissionais são muito bons e infelizmente todo o resto é tão ruim que estragam os pontos positivos.

Contras: Promessas do RH durante a contratação que não foram cumpridas como PLR e Plano de Carreira. Chefes despreparados para lidar com pessoas. Empresa familiar cujo os donos frequentam o ambiente de trabalho e só atrapalham quem quer trabalhar. Se você quer um lugar que te respeite como profissional, que tenha oportunidades e reconhecimento definitivamente este não é o lugar. Infelizmente a empresa se perdeu. Era referencia em tecnologia e hoje tem apenas um monte de reunião e toneladas de documentos.

Conselhos para presidência: O presidente anterior fingia melhor que se preocupava com as pessoas. A missão da empresa é melhorar a vida do brasileiro? Só se for do único brasileiro que é dono da fundação!

Típica empresa para acomodados.

Analista Financeiro

Prós: Ótimo lugar para exercitar a paciência e a tolerância a má gestão, incompetência e irresponsabilidades técnicas. Como a fundação possui um caixa generoso a incompetência da direção, comercial e produção não impacta na manutenção do status quo dos seus proprietários, o que faz tudo ficar exatamente nessa merda que esta hoje.

Contras: Brincam com os sonhos dos profissionais. Vendem uma imagem muito boa mas a realidade é triste e decadente. Muito semelhante aos órgãos públicos com burocracia e ego inflado. Tenho vergonha alheia quando vejo o trabalho de marketing e as estratégias comerciais. A gestão é fraca e não existe um plano de carreira transparente.

Conselhos para presidência: Estava melhor sem você. No passado havia um esforço em manter a honra. Agora a nossa imagem é traduzida em contratos obscuros e projetos sem sucesso. Não temos nada, proposta, projeto ou futuro que valha uma noite de sono perdida. Não temos uma razão pela qual trabalhar. Só papo furado, discursos com frases de efeito e números torturados. Experimente se desfazer desse excesso de chefes e delegue poder a quem produz de fato. Talvez as coisas melhorem.

O pessoal finge que trabalha e a fundação finge que paga bem

Engenheiro

Prós: Estabilidade. Raramente demitem alguém. Ninguém cobra resultado. Na maioria das vezes parece uma colônia de férias. Servem até cafezinho e chá.

Contras: Cultura de departamento público com um monte de gente recebendo salário sem entregar nada de valor. Departamentos da fundação fazem guerra de ego. Não existe uma união para fazer a fundação crescer. Ninguém sabe o que a maioria das pessoas está fazendo.

Bonitinha mas ordinaria

Prós: Ambiente proporciona bastante integração com pessoas com diferentes experiências e estilos de vida. Bom lugar para fazer network. Boa velocidade da internet.

Contras: Não existem lideres, apenas chefes com produtividade de 0%. A empresa fica tentando ser o que ela não é e nunca vai ser. Perde muita energia com objetivos que poucos funcionários entendem de fato o que tem que ser realizado. Não tem nenhuma valorização profissional.

Conselhos para presidência: Sabe quando te colocam em um cargo para ser culpado pelos erros dos outros e para roubarem seu credito se o que você fizer der certo? Puxa o carro mano.

Atraso de vida para quem quer crescer profissionalmente

Analista de Sistemas

Prós: Localização e VR. Não tem muito mais que isso não. A verdade é que é uma empresa ideal para amarrar o burro na sombra. Tem gente com mais de 10 anos de casa que não nada.

Contras: Já começa a ficar estranho porque o que é proposto na entrevista não é realziado depois da contratação. Os gestores não entendem nada da área tecnica e não sabe diferenciar os bons profissionais e também não tem nenhum reconhecimento. Raramente um obrigado

Conselhos para presidência: Olhe mais para a produção, para quem faz as entregas de fato. Tem muito diretor e gerente que esta mais atrapalhando a produção do que ajudando.

Um bom lugar para trabalhar, mas pode melhorar.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Área de atuação Valorização do colaborador Bom ambiente Boa integração entre colaboradores e gerentes de subprojetos Possibilidade de viajar pelo trabalho, conhecer outras pessoas e realizar networking

Contras: Não remanejamento de pessoal entre projetos. Se um projeto termina, o emprego também se vai. Alguns projetos são "estanques", ou seja, uma equipe de um subprojeto não sabe ao certo o que outro time, noutro subprojeto faz.

Conselhos para presidência: Aumentar o fluxo de informações entre equipes Motivar colaboradores a obterem POP e ajudá-los a o manterem.

Fundação com uma proposta diferente e responsabilidade social

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa enviesada academicamente, com ambiente plural que te motiva a evoluir como profissional. Horários flexíveis, vale refeição acima de média e propostas de soluções inovadoras

Contras: Diretoria de Recursos humanos operando através de modo fraco e pouco participativo mas atribuições do colaborador, além de exercer falta de profissionalismo em alguns quesitos. Ambiente de caráter familiar que enrijece processos e decisões

Boa empresa de se trabalhar, mas com pontos de melhoria

Desenvolvedor Sênior

Prós: Boa política de benefícios, boa localização (próxima à estação de trem Vila Olímpia). Bom ambiente de trabalho, com nível médio de pressão (dependendo da fase do projeto).

Contras: A empresa usa a mesma abordagem (cascata tradicional) para todos os tipos de projeto, para todos os tipos de clientes. Poderia usar metodologias mais modernas (como espiral ou metodologias ágeis) para alguns tipos de clientes, como empresas de economia mista. Outro ponto de melhoria é a pouca comunicação entre área comercial e área técnica para ajudar na captação de novos contratos.

Conselhos para presidência: Utilizar metodologias ágeis de gestão em projetos envolvendo clientes que sejam empresas de economia mista, para ganhar flexibilidade e reduzir riscos.

Fundação Ezute