Como é trabalhar na Fundação Dom Cabral (FDC)?

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Excelente empresa para se aprender. Há profissionais altamente qualificados dispostos a trabalhar em equipe e contribuir para o desenvolvimento dos estagiários. O clima de trabalho é excepcional.

Contras: A distância do centro urbano faz com às vezes gaste-se horas no trajeto para o trabalho.

Empresa Única

Estagiário Técnico

São Caetano do Sul, SP

Prós: Entender como funciona a fabricação dos lotes de distribuição nacional e internacional dos produtos manufaturados na cidade de SP. Oportunidade de explorar e desenvolver como profissional.

Contras: Sem perspectiva de crescimento, falta de feedback e pouca representatividade das decisões da área dentro da organização como um todo. Sem perspectivas profissionais para estágiarios, pelo menos em minha área.

A casa é de ferreiro, o espeto é de pau!

Ex-funcionário, saiu em 2017

Nova Lima, MG

Prós: Bom ambiente de trabalho, bons benefícios para os funcionários, instalações excelentes, opção de transporte para os funcionários, ambiente familiar, flexibilidade de horários para os funcionários do corpo técnico, acesso a pessoas e contatos interessantes.

Contras: Plano de carreira praticamente inexistente, salários desiguais para pares profissionais, rigidez e distinção entre funcionários dos corpos técnico e administrativo, alienação dos terceirizados, procrastinação e falta de clareza na tomada de decisão, média gerência descoordenada horizontalmente, discurso desalinhado entre diretoria e demais funcionários, o distanciamento de ideias e discurso entre a diretoria estatutária/conselho curador e os demais funcionários chega a ser constrangedor, empresa trata problemas sérios com "panos quentes" e principalmente a escola não pratica o que ensina.

Conselhos para presidência: No geral, é urgente a necessidade da FDC aprender a praticar aquilo que ensina a seus clientes, pois, o ideal de cultura organizacional é utópico e nem o RH da empresa o pratica. Os funcionários não entendem o posicionamento estratégico da empresa, os tomadores de decisões na empresa colocam "panos quentes" em situações que precisam de solução imediata, procrastinam decisões e usam de "jeitinhos" para tampar buracos sérios. Além disso: 1) Reformule esse RH! Os funcionários não confiam/acreditam no RH da empresa e sequer sabem a quem procurar, caso precise. A maior parte do grupo que trabalha nessa área não está conectado ao resto dos funcionários da empresa e não sabem lidar apropriadamente com as situações cotidianas. Uma outra dica é: Fique atento à tua média gerência! Eles estão ali para ajudar. 2) Criem um PLANO DE CARREIRA! A ausência de um plano de carreira é sempre a primeira reclamação de seus funcionários: existe desigualdade salarial entre pares e há vários funcionários cujas atribuições sejam desconhecidas a todos os outros da empresa. Além disso, a empresa negligencia promoções e o problemas como concentração excessiva de atividades em um só funcionário e o desvio de função se tornaram práticas corriqueiras. 3) Encerrem a política "dois pesos, duas medidas"! Embora a FDC pretenda vender a ideia de sermos todos iguais (inclusive, isso está na carta de convivência), observa-se a diferença no grau de severidade ao se tratar aprendizes, corpo administrativo, professores e gerentes. 4) Escrevam uma nova carta de convivência, ou aprendam a aplicar a que vocês já têm! É notável que a FDC não é um lugar de igualdade. As seguintes frases são senso comum entre seus funcionários: "Não há professores de tempo integral que sejam, ou assumidamente homossexuais", "A maioria dos funcionários são mulheres, mas só tem homens nos cargos de decisão" (atualmente 4), "Não é possível um coordenador se tornar supervisor e, depois, gerente de projetos". 5) Definam seu posicionamento com clareza! A FDC não produz conhecimento, a FDC apenas REPRODUZ conhecimento (salvo um grupo de três ou quatro professores): com esse fato, indico - Terceirizem a Pesquisa! Será melhor para os pesquisadores receberem um salário digno pelo seu conhecimento e para a FDC parar de gastar um volume morto de informação de terceiros. 6) Se discorda do ponto 5 (o que conhecendo o atual presidente, eu duvido muito), passem então a valorizar seus pesquisadores. Criem um programa de contratações e vinculem grupos multidisciplinares às áreas do conhecimento que vocês tenham vocação. É assim que as principais escola no mundo fazem.

Um bom lugar para se trabalhar.

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa com bom plano de benefícios extensivo aos familiares. Boa associação de funcionários . Programas de incentivo ao desenvolvimento do colaborador. Preocupada com o bem estar dos funcionários.

Contras: Empresa muito relacional que privilegia alguns mais "queridos" . Não há um plano de carreira. O ambiente é exigente e desafiador, mas nem sempre reconhecem o esforço.

Ótima empresa para se trabalhar! Aprendizado constante.

Coordenador

Nova Lima, MG

Prós: Ambiente de aprendizado, benefícios, remuneração. Salários e benefícios acima da média. Recursos adequados para o trabalho. Ambiente de trabalho agradável. Equipe com vasta experiência o que facilita a execução do trabalho.

Contras: Processo de decisão lento, pouca colaboração entre as áreas, áreas operando em dissonância e fragmentação. A cultura precisa evoluir para estar no nível de excelência da entrega da organização.

Ótima empresa para trabalhar

Analista de Sistemas Desenvolvedor

Nova Lima, MG

Prós: Salários e benefícios acima da média. Recursos adequados para o trabalho. Ambiente de trabalho agradável. Equipe com vasta experiência o que facilita a execução do trabalho.

Contras: A maneira com que as áreas são organizadas em algumas situações não favorecem a eficiência e a colaboração entre as áreas. Áreas operando em dissonância elevam o custo de operação e impactam no resultado do trabalho

Conselhos para presidência: Trabalhar a média direção para promover um ambiente realmente colaborativo. O excesso de liberdade na operação das áreas aliado à poucas diretrizes claras faz com que a empresa seja realize muito menos que a sua capacidade e isso pode impactar a perenidade de uma organização tão importante.

Excelente lugar para aprender

Nova Lima, MG

Prós: Empresa permite muita liberdade e autonomia ao estagiário. De fato o estagiário possui um tipo de poder e é trato como igual com os funcionários.

Contras: Nível de exigência as vezes é muito elevado. A pressão excessiva principalmente sobre estagiários as vezes pode cansar um pouco, além disso estagiários só podem ser efetivados depois de 1 ano e 8 meses, isso é um pouco frustrante pois sempre abrem vagas para atividades que conhecemos perfeitamente e poderíamos desempenhar, mas não podemos concorrer.

Conselhos para presidência: Dar mais oportunidade de crescimento dentro da empresa para estagiário, avaliar melhor a conduta de alguns funcionários, apesar da empresa no geral ser muito boa, existem funcionários com atitudes antiéticas e as vezes até danosas.

Excelente instituição.

Professora

Prós: Trata o professor igual rei, nos dá recursos para trabalhar, nos exige excelência. Estacionamento, lanche, reuniões de melhoria, apoio de pedagogo, feedbacks constantes.

Contras: Às vezes algumas informações não chegam até nós, mas acredito que isso seja normal de uma empresa desse tamanho. Como toda empresa, existe um pouco de briga de egos.

Conselhos para presidência: Melhorar a frequência e eficiência da comunicação interna sobre metas e projetos

Muito aprendizado

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa aberta à inovação e voltada para desafios. Proporciona oportunidades de grande aprendizado para quem se mostra flexível e aberto a novos formatos.

Contras: A cultura precisa evoluir para estar no nível de excelência da organização. Falta organização interna também, com processo mais estruturados e melhor fluxo das informações.

As pessoas são relevantes

Nova Lima, MG

Prós: Ótimo ambiente e alto nível profissional, as condições de trabalho são muito boas e a preocupação em manter os funcionários motivados é marcante.

Contras: Ótimo ambiente e alto nível profissional, as condições de trabalho são muito boas e a preocupação em manter os funcionários motivados é marcante.]

Fundação Dom Cabral (FDC)

Descrição:A Fundação Dom Cabral foi criada em Belo Horizonte em 1976, como instituição autônoma e sem fins lucrativos. Comprometida com a excelência na educação executiva, a FDC exerce suas atividades no Brasil e no exterior, muitas vezes em cooperação com instituições locais, por meio da sua rede de alianças internacionais.