Como é trabalhar na Fundação Dom Cabral (FDC)?

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Excelente empresa para se aprender. Há profissionais altamente qualificados dispostos a trabalhar em equipe e contribuir para o desenvolvimento dos estagiários. O clima de trabalho é excepcional.

Contras: A distância do centro urbano faz com às vezes gaste-se horas no trajeto para o trabalho.

Muito aprendizado

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa aberta à inovação e voltada para desafios. Proporciona oportunidades de grande aprendizado para quem se mostra flexível e aberto a novos formatos.

Contras: A cultura precisa evoluir para estar no nível de excelência da organização. Falta organização interna também, com processo mais estruturados e melhor fluxo das informações.

A casa é de ferreiro, o espeto é de pau!

Ex-funcionário, saiu em 2017

Nova Lima, MG

Prós: Bom ambiente de trabalho, bons benefícios para os funcionários, instalações excelentes, opção de transporte para os funcionários, ambiente familiar, flexibilidade de horários para os funcionários do corpo técnico, acesso a pessoas e contatos interessantes.

Contras: Plano de carreira praticamente inexistente, salários desiguais para pares profissionais, rigidez e distinção entre funcionários dos corpos técnico e administrativo, alienação dos terceirizados, procrastinação e falta de clareza na tomada de decisão, média gerência descoordenada horizontalmente, discurso desalinhado entre diretoria e demais funcionários, o distanciamento de ideias e discurso entre a diretoria estatutária/conselho curador e os demais funcionários chega a ser constrangedor, empresa trata problemas sérios com "panos quentes" e principalmente a escola não pratica o que ensina.

Conselhos para presidência: No geral, é urgente a necessidade da FDC aprender a praticar aquilo que ensina a seus clientes, pois, o ideal de cultura organizacional é utópico e nem o RH da empresa o pratica. Os funcionários não entendem o posicionamento estratégico da empresa, os tomadores de decisões na empresa colocam "panos quentes" em situações que precisam de solução imediata, procrastinam decisões e usam de "jeitinhos" para tampar buracos sérios. Além disso: 1) Reformule esse RH! Os funcionários não confiam/acreditam no RH da empresa e sequer sabem a quem procurar, caso precise. A maior parte do grupo que trabalha nessa área não está conectado ao resto dos funcionários da empresa e não sabem lidar apropriadamente com as situações cotidianas. Uma outra dica é: Fique atento à tua média gerência! Eles estão ali para ajudar. 2) Criem um PLANO DE CARREIRA! A ausência de um plano de carreira é sempre a primeira reclamação de seus funcionários: existe desigualdade salarial entre pares e há vários funcionários cujas atribuições sejam desconhecidas a todos os outros da empresa. Além disso, a empresa negligencia promoções e o problemas como concentração excessiva de atividades em um só funcionário e o desvio de função se tornaram práticas corriqueiras. 3) Encerrem a política "dois pesos, duas medidas"! Embora a FDC pretenda vender a ideia de sermos todos iguais (inclusive, isso está na carta de convivência), observa-se a diferença no grau de severidade ao se tratar aprendizes, corpo administrativo, professores e gerentes. 4) Escrevam uma nova carta de convivência, ou aprendam a aplicar a que vocês já têm! É notável que a FDC não é um lugar de igualdade. As seguintes frases são senso comum entre seus funcionários: "Não há professores de tempo integral que sejam, ou assumidamente homossexuais", "A maioria dos funcionários são mulheres, mas só tem homens nos cargos de decisão" (atualmente 4), "Não é possível um coordenador se tornar supervisor e, depois, gerente de projetos". 5) Definam seu posicionamento com clareza! A FDC não produz conhecimento, a FDC apenas REPRODUZ conhecimento (salvo um grupo de três ou quatro professores): com esse fato, indico - Terceirizem a Pesquisa! Será melhor para os pesquisadores receberem um salário digno pelo seu conhecimento e para a FDC parar de gastar um volume morto de informação de terceiros. 6) Se discorda do ponto 5 (o que conhecendo o atual presidente, eu duvido muito), passem então a valorizar seus pesquisadores. Criem um programa de contratações e vinculem grupos multidisciplinares às áreas do conhecimento que vocês tenham vocação. É assim que as principais escola no mundo fazem.

As pessoas são relevantes

Nova Lima, MG

Prós: Ótimo ambiente e alto nível profissional, as condições de trabalho são muito boas e a preocupação em manter os funcionários motivados é marcante.

Contras: Ótimo ambiente e alto nível profissional, as condições de trabalho são muito boas e a preocupação em manter os funcionários motivados é marcante.]

Após 21 anos como professora, encontrei o paraíso.

Professor Associado

Nova Lima, MG

Prós: Reconhecimento e tratamento ao professor, cuidados com os projetos para oferecer o melhor resultado para os clientes, parceria na montagem dos cursos com cliente e professor. Os coordenadores tratam os professores de uma forma única e a preocupação com a qualidade e a satisfação de todos é gritante em todos os colaboradores.

Contras: Trabalho com eles desde 2014 e ainda não vi nenhum. Trabalhei 20 no IBMEC RIO, 10 anos na FGV-Management, tendo sido coordenadora de um de seus livros, além de outras universidades, mas nunca encontrei um lugar como a FDC. O padrão é altíssimo para professores, alunos e empresas e tenho imenso orgulho e prazer em trabalhar lá.

Conselhos para presidência: Não deixem tudo que há de bom- principalmente a forma de tratar as pessoas - mudar!

Excelente ambiente de trabalho.

Auxiliar de AdministraçãoEx-funcionário, saiu em 2014

Nova Lima, MG

Prós: A empresa é ótima,ela te da oportunidade de crescimento,reconhece o profissionalismo de cada funcionário, o ambiente é saudável e equilibrado.

Contras: o ruim são as pressões que tem na empresa,e o café que caiu bastante,foi tudo reduzido,mas tirando isso a empresa tem potencial,e sempre ajuda o próximo.

Boa empresa para início de carreira e profissionais mais experientes.

Assistente de Comunicação Corporativa

Nova Lima, MG

Prós: Ambiente agradável, ótimos benefícios, oportunidade de aprendizado (incluindo cursos da própria instituição), possibilidade de movimentação interna.

Contras: Apesar da oportunidade de aprendizagem gerada pela empresa, a mesma não dá suporte para que apliquemos o que ela mesma nos ensinou a fazer. A falta de ferramentas de trabalho e a velocidade em que as decisões são tomadas também são problemas.

Acolhedora

Prós: A empresa tem um ótimo clima organizacional, as pessoas gostam de trabalhar lá. Outro ponto excelente é a flexibilidade de horário (possível dependendo do cargo de atuação)

Contras: Quem trabalha fora da matriz da empresa acaba tendo menos oportunidade e visibilidade, apesar de ser algo que a empresa tenta mudar, ainda é uma realidade.

Fundação Dom Cabral (FDC)

Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa

Nova Lima, MG

Prós: Oferece excelentes oportunidades de networking, dá autonomia para a realização de seu trabalho, oferece flexibilidade de horários e benefícios (vale alimentação, transporte, etc).

Contras: Não oferece grandes oportunidades de crescimento profissional, não possui plano de carreiras, gestão de pessoas falha, falta comunicação entre níveis hierárquicos.

Empresa Estável

Analista Programador

Nova Lima, MG

Prós: Qualidade de vida, ambiente agradável, estabilidade, ambiente criativo, oportunidade de aprendizado, relacionamento e trabalhar em uma empresa reconhecida internacionalmente.

Contras: Poucas oportunidades de crescimento, ramo específico, salário desproporcional internamente, sede administrativa longe da cidade, estrutura cultural hierarquizada

Fundação Dom Cabral (FDC)

Descrição:A Fundação Dom Cabral foi criada em Belo Horizonte em 1976, como instituição autônoma e sem fins lucrativos. Comprometida com a excelência na educação executiva, a FDC exerce suas atividades no Brasil e no exterior, muitas vezes em cooperação com instituições locais, por meio da sua rede de alianças internacionais.