Como é trabalhar na Fundação CERTI?

Cultura fechada e ultrapassada

Ex-funcionário, saiu em 2016

Florianópolis, SC

Prós: Localização excelente na UFSC, ótimo abiente universitário. Tem bicicletário. Boas máquinas de café. Ambiente de tranalho limpo e com boa estrutura de trabalho.

Contras: Dificuldade na gestão de pessoas. Pouca abertura para ideias novas, mentalidade de empresa dos anos 90. Não tem plano de carreira, as promoções são definidas deralmente por um indivíduo. Falta de transparência com o fluxo financeiro da fundação. Metas de participação nos lucros muito abstrata. Projetos desenvolvidos sob lei de informática sem muito muito valor agragado ao cliente.

Conselhos para presidência: Tira a informação que vocês tem competência em big data das mídias sociais ;) Libera o uso de bermuda no verão, please!

Gato por lebre

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2015

Florianópolis, SC

Prós: benefícios como plano de saúde sem franquia, salário de mercado

Contras: ainda procuro a inovação que está no nome da empresa. Ambiente ruim. Gestão anos 1970.

Conselhos para presidência: Honrem o que está no nome de batismo da 'fundação'

Acomodado

Analista de Negócios

Florianópolis, SC

Prós: Oportunidade de trabalhar com projetos interessantes e desafiadores e novas tecnologias, muitas pessoas legais e interessantes (apesar de que falta um pouco de interação entre as equipes), remuneração acima de muitas empresas de Florianópolis e o ambiente é tranquilo.

Contras: Falta de perspectivas de crescimento e aumento de responsabilidades, sem uma política transparente sobre os cargos e salários, falta de visibilidade no mercado, apesar de possuir inovação no nome possui muita burocracia, engessamento e falta de preocupação com a "satisfação" dos colaboradores, é dividia em centros e isso causa rivalidades e rixas dentro da própria empresa.

É uma boa oportunidade para iniciantes.

Analista PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Florianópolis, SC

Prós: Bons profissionais nos centros, estabilidade, os benefícios são bons (plano de saúde e odontológico sem desconto na Folha de pagamento), possibilidade de se desafiar e participar de eventos.

Contras: Dificuldade de comunicação e transparência no negócio, pouca visão da instituição voltada para pessoas, há profissionais acomodados e que imperram processos e novas idéias, pouca flexibilidade no horário, há uma guerra de egos que constantemente precisa ser administrada, o bônus pago sofre "maquiagem", problemas em reter talentos, feedbacks são escassos.

Conselhos para presidência: Focar em ações de desenvolvimento humano e organizacional, que promova a integração dos centros e da áreas de apoio, atualização de processos, não dá para viver em teorias da administração da década de 60. Valorização das pessoas, pois são elas as responsáveis pelo sucesso da empresa (que aconteça na prática e não somente no discurso).

Ambiente de aprendizado e parceria

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2015

Florianópolis, SC

Prós: Ótimo ambiente para aprendizado e criação de relacionamento, tanto com membros da organização quanto organizações parceiras. Possibilidade de desenvolver projetos em parceria posteriormente. Instituição reconhecida e respeitada em diversos setores.

Contras: Estrutura burocrática rígida, tanto em termos de cargos quanto em termos de controle de informações. Isso se reflete em dificuldade na retenção de talentos, pois muitos dos cargos de lideranças são ocupados por profissionais muito bons tecnicamente mas com dificuldade de gerir equipes (o que muitas vezes é visto como não prioritário).

Bom ambiente, mas precisa inovar urgentemente

Analista Sênior

Florianópolis, SC

Prós: O ambiente é bastante tranquilo e as pessoas que trabalham na CERTI são sempre "interessantes". Há sempre algo novo a aprender. Não existe uma pressão excessiva por resultados a ponto de prejudicar o lado pessoal. Há boa estabilidade, os benefícios são satisfatórios e os salários acima da média para a região. É uma ótima oportunidade para quem quer - e gosta de - aprender.

Contras: "Em casa de ferreiro o espeto é de pau". Isso diz tudo sobre a CERTI. Trabalhamos com inovação mas os processos são engessados, burocráticos, como se fôssemos uma multinacional nos anos 80 ou 90 - inclusive com algum "dress code". Há uma certa cultura de sigilo, como se trabalhássemos com pesquisas militares extremamente secretas, o que quase nunca é o caso. Falta comunicação e processos de avaliação. E, embora a estabilidade seja um ponto favorável, quem deseja crescer dentro da instituição tem que ser extremamente paciente.

Conselhos para presidência: Investir pesadamente em comunicação e quebrar os muros que dividem seus diversos centros.

Lugar bom para quem procura dinamismo e projetos com grandes do mercado.

Florianópolis, SC

Prós: Bons Projetos, Flexibilidade de Horários principalmente para quem quer fazer um mestrado/doutorado e trabalhar. Boa localização. Salário bom.

Contras: Falta de clareza com promoções/plano de carreira. Política de benefícios confusa e em constante mudança. Pouca troca de experiências entre os funcionários da empresa. Ambiente muito conservador para uma empresa de inovação.

Conselhos para presidência: A CERTI precisa de um programa mais forte de retenção de talentos, muita gente que boa acaba saindo para outras empresas por falta de reconhecimento. A cultura da empresa deveria ser mais inspirada no Vale do Silício com um ambiente menos burocrático e mais focado na produtividade.

Ótimos benefícios, mas geral acomodação

Analista de Sistemas

Florianópolis, SC

Prós: Vale refeição/alimentação; Plano de saúde de ponta; Plano odontológico de ponta; Auxílio creche; Salário acima da média regional.

Contras: Pessoas acomodadas; Falta de espírito de equipe no âmbito profissional; Alta gestão com processos e metodologias antiquadas; (ainda usam papel) Falta de coragem para inovar internamente; Projetos: gastam muito e não recebem; A crise bateu forte e entrou porta a dentro.

Conselhos para presidência: Abrir os processos internos para a inovação. Focar na gestão estratégica em vez de se preocupar com cada centavo movimentado diariamente.

Excelente aprendizado

Desenvolvedor de Sistemas Embarcado

Florianópolis, SC

Prós: Trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias; Boa rotatividade de projetos; Constante procura pelo aperfeiçoamento técnico; Sentir-se desafiado em todos os projetos; Trabalhar com várias tecnologias e linguagens de programações diferentes; Ambiente amigável e agradável com pessoas dispostas a ajudar no trabalho e ensinar; Boa oportunidade para aprender com profissionais experientes e mais novos também com altíssimo conhecimento técnico; Projetos com clientes líderes de segmentos mundias e nacionais; Ótimos servidores de compilação; Possibilidades de viagens internacionais e nacionais; Tem bicicletário com vestiários.

Contras: Não tem plano de carreira, não existe uma política de crescimento, não sabemos até onde e como podemos crescer; Crononico problema de comunicação interna (até um simples comunicado de férias não passado, pessoas entram em férias sem quase ninguém saber); Prazos de entrega sempre MUITO apertados, time reduzido (tem a "política" de ter equipes pequenas de "alta produtividade") o quê ocasionada pessoas com elevadíssimo banco de horas (+100 ou até mesmo +200 horas); Feedback não existe; Ambiente de trabalho "estilo clássico": horários pouco flexíveis, não possui área de descanso/criatividade/interatividade, dress code dos anos 80/90.

Conselhos para presidência: Já estamos enfrentando problemas devido a falta de inovação nos nossos processos/culturas organizacional: dificuldade de contratar a "nova geração". Melhorar a remuneração dos colaboradores de "alto desempenho" e ajustar os prazos dos projetos.

Engenheiro Eletricista

Florianópolis, SC

Prós: Ambiente desafiador voltado pra pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. A Certi dentro dos seus limites motiva e apoia o colaborador em seus estudos que visam melhorar seu conhecimento e que permitem aplica-los dentro do ambiente de trabalho. Ótima relação entre gerentes e subordinados que permitem um ambiente descontraído e inovador.

Contras: O maior problema é uma indefinição dos critérios usados para se permitir galgar posições dentro da empresa. O plano de cargo e salários é abordado em entrevistas de emprego mas não funciona como se imagina.

Conselhos para presidência: Achar meios melhorar o plano de cargos e salários e melhorar questões de feedback do profissional para que este possa abordar seus pontos fracos e melhorar seus retorno para a instituição.

Fundação CERTI

Descrição:A Fundação CERTI é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. É uma instituição independente e sem fins lucrativos.

Com sua experiência acumulada desde 1984 no ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, presta serviços e desenvolve produtos, sistemas e processos, aliando suas Competências em áreas-foco estruturadas por meio de seus Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CRITs, que trabalham em sinergia e cooperação com entidades parcerias do país e do exterior.