Como é trabalhar na Fundação CERTI?

Bem estruturada

Estágio

Florianópolis, SC

Prós: Empresa muito correta, bem organizada, oferece ótimas oportunidades para capacitação contínua de seus colaboradores ao longo de toda sua carreira.

Contras: Algumas vezes a rotina de trabalho era padronizada demais, o que tornava os processos engessados. O salário de estágios normalmente estava abaixo da média do mercado.

Empresa escola

Engenheiro MecânicoEx-funcionário, saiu em 2000

Florianópolis, SC

Prós: Possibilita o trabalho com equipe competente em diversas áreas do conhecimento e possui plano de carreira bastante claro para direcionar o desempenho dos funcionários. Possui diversos convênios com universidades e instituições internacionais

Contras: Por ser uma instituição de pesquisa tem dificuldade em manter-se apenas com seus projetos. Principais clientes são organismos governamentais e nem sempre dão continuidade aos projetos.

Lugar bom para quem procura dinamismo e projetos com grandes do mercado.

Florianópolis, SC

Prós: Bons Projetos, Flexibilidade de Horários principalmente para quem quer fazer um mestrado/doutorado e trabalhar. Boa localização. Salário bom.

Contras: Falta de clareza com promoções/plano de carreira. Política de benefícios confusa e em constante mudança. Pouca troca de experiências entre os funcionários da empresa. Ambiente muito conservador para uma empresa de inovação.

Conselhos para presidência: A CERTI precisa de um programa mais forte de retenção de talentos, muita gente que boa acaba saindo para outras empresas por falta de reconhecimento. A cultura da empresa deveria ser mais inspirada no Vale do Silício com um ambiente menos burocrático e mais focado na produtividade.

Cultura fechada e ultrapassada

Ex-funcionário, saiu em 2016

Florianópolis, SC

Prós: Localização excelente na UFSC, ótimo abiente universitário. Tem bicicletário. Boas máquinas de café. Ambiente de tranalho limpo e com boa estrutura de trabalho.

Contras: Dificuldade na gestão de pessoas. Pouca abertura para ideias novas, mentalidade de empresa dos anos 90. Não tem plano de carreira, as promoções são definidas deralmente por um indivíduo. Falta de transparência com o fluxo financeiro da fundação. Metas de participação nos lucros muito abstrata. Projetos desenvolvidos sob lei de informática sem muito muito valor agragado ao cliente.

Conselhos para presidência: Tira a informação que vocês tem competência em big data das mídias sociais ;) Libera o uso de bermuda no verão, please!

Aprendizado contínuo

Desenvolvedor de Software

Florianópolis, SC

Prós: Ambiente de trabalho legal, os colegas (pelo menos do centro onde eu trabalho) são colaborativos e trabalham com o objetivo de entregar com qualidade e excelência. Tem uma certa flexibilidade de horários e os benefícios são bons. Salário acima da média para Florianópolis.

Contras: Não tem plano de cargos e salários, logo não sabemos em que nível estamos e como fazer para avançar na carreira. A gestão da empresa é bastante conservadora (nada inovativa) e desfocada, atuando em muitos campos e parecendo não saber que rumo tomar.

Conselhos para presidência: Algumas áreas base, como RH e TI, são extremamente subdimensionadas e quem trabalha nelas passa sufoco pra atender a demanda da empresa. Algumas das tarefas que seriam dessas áreas acabam sendo executadas por secretárias, no caso do RH, ou por desenvolvedores, no caso da TI. A CERTI tem centros que dão prejuízo e são mantidos. Não faz sentido mantê-los e não investir na melhoria da estrutura da empresa.

Bom mas não sabe reter seus talentos

Pesquisador

Florianópolis, SC

Prós: Ambiente de trabalho, atividade fim, flexibilidade. Projetos desafiadores e inovadores. Localização muito favorável, bom relacionamento entre colegas de trabalho.

Contras: Não existe uma política de cargos e salários e nenhum esforço para reter talentos. As oportunidades de carreira não estão claras e não existe bônus por produtividade

Excelente oportunidade para começar a carreira

Pesquisador Júnior

Florianópolis, SC

Prós: Liberdade para propor novas ideias, autonomia, poder trabalhar com pessoas competentes, excelente rede de contatos, acesso ao ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Contras: Falta de um plano de cargos e salários (política de promoção não é clara ou inexistente), ambiente físico pouco propício para incentivar a inovação.

Vale a experiência

Desenvolvedor de Software

Florianópolis, SC

Prós: Localização, projetos dinâmicos e desafiadores, alta qualidade técnica (ao menos em boa parte dos colaboradores, apesar de sempre existir aquele perdido).

Contras: Muita burocracia e falta de transparência sobre como/por que as decisões são tomadas. O RH mais atrapalha que ajuda. Os projetos são "gerenciados" um pouco nas coxas e a equipe técnica tem que se virar para entregar no prazo o que foi prometido além do possível.

Um bom lugar para trabalhar

Analista Sênior

Florianópolis, SC

Prós: Boa estabilidade, possibilidade de crescimento e bons benefícios. Como atua com tecnologias de ponta, oferece oportunidades para aprendizado contínuo.

Contras: Estrutura relativamente engessada para uma instituição voltada para a inovação. Acaba por ser bastante burocrática em processos administrativos e de gestão.

Apesar de ser uma empresa tradicional tem muito a ensinar no que diz respeito a inovação e tecnologia

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Florianópolis, SC

Prós: Projetos super interessantes com empresas que são referência no Brasil e no mundo como Embraer e Petrobrás. A qualidade das pessoas que trabalham na parte técnica da empresa é muito alta, isso motiva o funcionários.

Contras: Estrutura hierárquica muito vertical. Eles possuem um plano de feedback semestral feito para estagiários que eu não vi ser aplicado. Metodologias de gestão de pessoas engessadas e atrasadas.

Fundação CERTI

Descrição:A Fundação CERTI é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. É uma instituição independente e sem fins lucrativos.

Com sua experiência acumulada desde 1984 no ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, presta serviços e desenvolve produtos, sistemas e processos, aliando suas Competências em áreas-foco estruturadas por meio de seus Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CRITs, que trabalham em sinergia e cooperação com entidades parcerias do país e do exterior.