Como é trabalhar na Fundação Bienal de São Paulo?

Um grande estágio, um trabalho ruim.

EducadorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Aprendizado gigante. Experiente com colegas fascinantes. Boas palestras. O contato com o público é engrandecedor.

Contras: A organização administrativa é muito ruim. Na maior parte do tempo os educadores se sentem tratados como sem importância para a exposição.

Conselhos para presidência: Respeito ao trabalho do educador. Valorização da qualidade de vida, com alimentação e salário justos.

Uma ótima experiência para quem quer começar como educador de exposições

EducadorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Curso de formação é muito bom e ajuda muito como formação continuada; atendimento diversificado para vários públicos; recepção de grupos variados

Contras: Espaço não muito confortável para descanso dos educadores. Os agendamentos poderiam ser melhor organizado e o material educativo poderia ser distribuido para todas as escolas da cidade

Aprendizado e cultura na Fundação Bienal de São Paulo

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Uma instituição de arte e cultural a nível global, que organiza um dos maiores eventos e arte contemporânea do mundo. Além de contar com um edifício de importância histórica e cultural muito grande, ambientado num dos maiores parques urbanos do mundo. Certamente, uma experiência muito enriquecedora profissionalmente.

Contras: O fato de ser uma fundação e não obter lucros, limita muito as operações, principalmente pelo número de funcionários efetivados, o que pode gerar uma sobrecarga de trabalho se não houver uma gestão muito meticulosa.

Conselhos para presidência: Meu conselho para a presidência é que principalmente na parte de arquivo, se destinem mais recursos e tecnologia para trabalho, além de se o orçamento um dia permitir, aumentar o número de funcionários no que é um dos arquivos históricos mais importantes de nossa cidade.

Uma boa experiência profissional e para a vida

Estagiário de Arte e EducaçãoEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Grande potencial de aprendizados tanto nas vivências profissionais do mundo da arte e educação quanto para a vida, carga horária compatível com o período de estudos, colegas inteligentes e bem dispostos

Contras: As contratações eram temporárias e aconteciam por demanda/exposição. Com isso, ficavam engessadas também as chances de crescimento. O trabalho era fisicamente e mentalmente exautivo, apesar das horas de trabalho/dia serem reduzidas.

Fundação Bienal de São Paulo