Como é trabalhar na FPF Tech?

Uma boa empresa pra se trabalhar

Analista de Testes Júnior

Manaus, AM

Prós: Benefícios são melhores que as outras empresas. O ambiente descontraído e informal, com horário semi-flexível.

Contras: Salários abaixo da média do mercado e pouco investimento na qualidade de vida do funcionário (possui apenas ajuda de custo para academia pra quem tem muito tempo de empresa). Tenta compensar a baixa remuneração com outros benefícios bons e mantendo o clima da empresa descontraído.

Já foi uma empresa boa. Não é mais.

Programador Júnior

Manaus, AM

Prós: (Ainda) Existe muita gente bem experiente que segue as boas praticas e agrega valor ao time. Além de trabalhar com tecnologias novas e diferentes, pois tem projeto de todo tipo.

Contras: A FPF engana os funcionários o tempo todo. Ganha muito dinheiro com os projetos, mas ainda assim é muito difícil conseguir aumento não sendo da família. Estou a 3 anos como programador Jr I, dizem ser por falta de dinheiro, mas já fui para projeto substituir um programador Pl e nem assim deram aumento. Já demitiram muitas pessoas boas e outras saíram por conta própria. O café é ruim. A gerência só pensa no dinheiro, briga com quem trabalha até tarde, sem ter conhecimento (ou tendo) dos projetos com prazo impossível. Já prometeram cortar o Vale Refeição. Dissídio do ano passado foi 2% e desse ano vai ser 0%. Além disso tudo, é MUITO comum trabalhar nas férias.

Conselhos para presidência: Pelo menos sejam mais sinceros com os funcionarios.

Excelente ambiente para desenvolvimento profissional

Coordenador de Projetos

Manaus, AM

Prós: Ambiente descontraído, oportunidade de trabalho com tecnologias bem diferentes umas das outras, preferência por tecnologias e paradigmas inovadores, comunicação cada vez melhor entre gestores e membros de equipe, liberdade cada vez maior para as equipes inovarem em diversos aspectos do desenvolvimento de software.

Contras: Pode atuar em mercados maiores para a oferta de seus produtos e serviços. Atualmente poucos produtos são voltados à múltiplos clientes, existe a oportunidade de desenvolver produtos com mercado mais amplo.

Melhor empresa de TI

DesignerEx-funcionário, saiu em 2015

Manaus, AM

Prós: Flexibilidade de horário e trabalhar em projetos desafiadores. Os principais líderes tem visão e possui um ótimo ambiente de trabalho.

Contras: Como toda empresa familiar quem vira chefe são os membros da família/amigos, não necessariamente qualificados para o serviço. Você não passa muito tempo na sua casa trabalhando na FPF Tech, triste fato.

Conselhos para presidência: Avaliando do ponto de vista de quem saiu, no geral, é uma das empresas que você tem que experimentar um dia. Peguei uma época de crescimento na empresa então fiquei muito satisfeita de ter trabalhado no local. Os líderes são legais e compreensivos, muitas vezes me sentia de volta na faculdade trabalhando lá. Espero que sempre continue assim e voltaria a trabalhar lá no futuro com certeza! Espero somente que essa cultura do apadrinhamento não permaneça, pois, vejo muita gente inútil ocupando cargo de "líder", enquanto os que realmente trabalham não são valorizados como se deveria. Espero que essa crise seja superada!

Depressão.

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Manaus, AM

Prós: A empresa possui desenvolvedores engenhosos e a troca de experiência entre os mesmo não possuí grandes barreiras. As equipes técnicas tentavam se comunicar e trocar boas práticas sempre que possível.

Contras: Alto nível de burocracia para desenvolvimento dos projetos. Perde-se horas intermináveis em reuniões completamente inúteis onde a equipe técnica, por mais experiência que tenha, não tem qualquer poder de decisão. Trabalhar durante 44h semanais ou mais é completamente defasado para o bem estar de um profissional dessa área. A impressão de que analistas de testes eram uma subcategoria profissional era latente. Falta de reconhecimento, mesmo durante aquelas reuniões intermináveis. As pessoas entram para trabalhar na FPF achando que estão entrando em uma das melhores empresas para se trabalhar, mas é muito fácil encontrar profissionais amargurados, desmotivados e insatisfeitos com os projetos da FPF. A FPF investe pouco no desenvolvimento profissional dos seus empregados. Os únicos cursos que se ouve falar são os de SCRUM. Mas se a gerencia não usa, não adianta os empregados usarem.

Conselhos para presidência: Conheçam seus concorrentes, visitem-nos, vejam o que há de diferente, leiam. Saiam da sua zona de conforto e valorizem o capital intelectual que a equipe de vocês possui. Cortem gastos na própria carne também.

Uma boa empresa, mas com ressalvas

Desenvolvedor

Manaus, AM

Prós: Clima organizacional excelente, preza por profissionais com capacidade técnica elevada e com times de desenvolvimento sempre buscando inovar. Trabalhando com metodologias ágeis. Uma empresa que oferece excelentes oportunidades de crescimento em termos de conhecimento técnico e desenvolvimento profissional. É fácil ter trocas de conhecimentos entre os colegas.

Contras: A parte administrativa não acompanha a evolução no tocante a gerenciamento de projetos. Tem se uma forma bem clara de se gerenciar o desenvolvimento dos projetos, mas a administração como um todo ainda possui muitos vícios antigos. Demora-se demais para dar feedback de questionamentos aos funcionários e a gestão não tem maturidade para receber críticas. Falta sintonia entre as partes. Os salários nem sempre são bons e se por um lado se tem crescimento técnico e intelectual, por outro promoções nem sempre são uma realidade e falta transparência na distribuição de certos benefícios. Há alguns favorecimentos.

Conselhos para presidência: Entender que a administração tem que das subsídios para o desenvolvimento, ao invés de gerentes simplesmente fecharem acordos com clientes e mandarem os desenvolvedores "se virarem". Isso prega totalmente contra o que é falado para os funcionários, pois se somos o maior patrimônio, deveríamos nos sentir assim.

Trabalhe apenas pelo dinheiro e pela oportunidade de conhecimento.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Manaus, AM

Prós: A empresa tem alguns aspectos bem bacanas, como: Identidade visual, horário flexível, datas comemorativas, oportunidade de aprendizado, oferecimento constante de cursos e fácil acesso aos gestores.

Contras: Meritocracia é quase inexistente, você precisa chorar e muito para ganhar o devido reconhecimento. Infelizmente a empresa trabalha com aspecto de "somos uma família", logo, quem realmente é da família (de fato da família ou amiguinho do(a) chefe) é valorizado. Características: Trabalhos constantes nos finais de semana, pessoas com ocupação de cargo sem ter a devido capacidade, baixa oportunidade de crescimento se você não for amiguinho do(a) chefe, muitos gestores na zona de conforto (principalmente setor de qualidade), não há reconhecimento de trabalho, liderança apenas no papel porque o espírito é de chefe, os gestores na maior parte das vezes não fazem questão de escutar e sim apenas ouvir, figurinhas marcadas no qual você identifica de imediato quem irá subir de cargo caso o superior suba também, os conhecimentos adquiridos através dos cursos não são aplicados no dia a dia. Por último, caso você queira fazer o que é certo e vá contra a zona de conforto, cuidado, você terá problemas.

Conselhos para presidência: Valorizar o funcionário, repensar sobre a cultura estabelecida de "família" e arriscar em novos segmentos de mercado. Por último, por favor, deixem de lado essa questão de apenas favorecer quem é amigo ou família, atuem com meritocracia.

De melhor à pior empresa para se trabalhar na região norte

Analista de Sistemas Pleno

Manaus, AM

Prós: Não tem mais. Antigamente tinhamos ticket refeição e atualmente temos refeitorio com péssima comida. Atualmente temos zero satisfação com a empresa.

Contras: Refeitório de péssima qualidade, Não temos reajuste de dissídio ha pelo menos 4 anos. Todos os reajustes sempre estiveram muito abaixo da inflação.

Ótima empresa para construir uma carreira

Analista de Sistemas Júnior

Manaus, AM

Prós: Ótimo ambiente de trabalho; Plano de cargos e salários; Ótimo lugar para crescer profissionalmente; Ótimo lugar para aprender novas tecnologias;

Contras: Salário um pouco abaixo da média;

Recomendo

Prós: Benefícios atrativos, flexibilidade de carga horário, qualidade de vida.

Contras: Nível salarial mais baixo que outros locais da mesma área.

Conselhos para presidência: Melhorar o team building e permitir que os colaboradores expressem no que desejam trabalhar, de acordo com as competências de cada uma.

FPF Tech

Descrição:A FPF Tech é um centro tecnológico privado de pesquisa e desenvolvimento de projetos nas áreas de software e hardware, capacitação tecnológica, responsabilidade social, produção científica e sustentabilidade. Criada em outubro de 1998, a FPF Tech é certificada ISO 9001 e MPS.BR Nível F.