Como é trabalhar na Fortes Informática?

Uma média empresa com uma grande gestão!

Analista de Inteligência de MercadoEx-funcionário, saiu em 2015

Fortaleza, CE

Prós: Excelente clima laboral, empresa com mentalidade jovem e espírito inovador. A liderança sabe escutar e abraça novas ideias, sem dúvidas a empresa tem o que é necessário para crescer.

Contras: Nem todos na empresa abraçam a mudança e sabem lidar com a inovação, isso torna o processo mais lento e desgastante do que deveria, contudo nada o impede de ocorrer.

Conselhos para presidência: Devido ao grande portfólio de empresas no grupo, as vezes parece que a alta gestão espera que a Fortes Informática se "auto gerencie" e passa uma visão de que negligencia a empresa. Eu sei que possui excelentes profissionais, e que o mercado de atuação é "bastante fiel" a empresa, contudo, não custa nada integrar a empresa numa única estratégia e desenvolver uma cultura de transparência e "prestação de contas" através de apresentações mensais de resultados, mostrando a toda a equipe de base quais as metas e onde estão os "gargalos" da empresa, no que diz respeito aos KPI's . De qualquer forma parabéns pelo excelente trabalho! E obrigado por me deixar fazer parte desse time!

Empresa muito boa para aprendizado

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2012

Fortaleza, CE

Prós: Equipes auto geridas e ambiente bom para diálogo. Técnicas ágeis de desenvolvimento e primazia por qualidade de testes.

Contras: Excesso de burocracia e reuniões que envolve todo o setor de desenvolvimento. Baixa progressão salarial. Tecnologias antigas (Delphi), apesar de terem partes em outras linguagens.

Conselhos para presidência: Deixar funcionários criarem produtos internamente para num futuro a médio prazo se tornar um produto da empresa. Fomentar isso.

Engessado

Desenvolvedor

Fortaleza, CE

Prós: Existe gente muito capacitada. Há projetos muito interessantes. Há uma certa liberdade dos desenvolvedores em relação ao restante da empresa.

Contras: Todos os desenvolvedores são divididos por equipe e cada equipe cuida de 1 ou mais projetos, o que torna a demanda muito alta. Promoções? Esqueça, é uma briga para conseguir uma. Toda promoção é avaliada pela equipe e por equipes com quem você nunca trabalhou numa reunião chamada CADE. Somente os gestores participam do CADE, então, é bom que você faça amizade com eles. Os gestores das equipes são os desenvolvedores mais antigos e, pelo menos na equipe em que estive, era um desenvolvedor medíocre que pregava o "caminho mais rápido", incluindo não realizar testes e muita enrolação. A diretoria de desenvolvimento é inexistente, simplesmente ausente e totalmente por fora do que acontece nos projetos e com as pessoas dele, depende unicamente das reunião semanais do CADE para se inteirar dos assuntos e, claro, como só é com os gestores, estes vendem um paraíso inexistente. Existe uma avaliação mensal entre os membros da equipe chamada ALO, porém os critérios são simplesmente ridículos, além dos valores serem normalizados com base em votação individual e não na soma total dos pontos. O maior problema que eu vejo é a cultura dos desenvolvedores antigos que não suportam mudanças e acabam contaminando novos desenvolvedores que estão entrando.

Conselhos para presidência: Sugiro a diretoria do desenvolvimento se inteirar com o setor além de seus gestores e $$$ (valores).

Ótima empresa para se trabalhar

Desenvolvedor.NET

Fortaleza, CE

Prós: Empresa se preocupa em manter o bem estar de seus funcionários coletando feedbacks para realizar ações, as quais visam melhorar a qualidade de vida de seus funcionários.

Contras: Falta um diálogo direto com o alto escalão, para que todas as partes fiquem cientes dos problemas, soluções e motivos de certas decisões. Acredito que isso fara com que funcionários se sintam ouvidos, ou seja, que possuem voz e não são apenas recurso/ferramenta.

Fortes

Suporte Técnico

João Pessoa, PB

Prós: Companheirismo na equipe, marketing e apoio as unidades de ensino

Contras: Pouco reconhecimento ao esforço de alguns funcionários e falta de campanhas de incentivo

Era bom, agora nao eh mais

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Fortaleza, CE

Prós: Quando entrei na empresa tinha um clima bem legal a gente tinha varias integracoes e eu vi crescer varios projetos, inclusive reunioes com palestras entres os colaboradores

Contras: Existe uma concorrencia entre as equipes como se nao fossemos a mesma empresa. Lah tem muita cobra, gente falsa que fala mal de voce nas reunioes de diretoria, mas na frente paga de bozao. Vi gestores de equipes lah detonando membros de outros times que se trabalhassem com eles. Nesses ultimos tempos um clima de desanimo e estagnacao na empresa eh grande, vc faz avaliacoes p promocoes, clima e nada muda!

Conselhos para presidência: Eu ficaria mais atento pros gestores antigos, tem gente que vive de conversa, mas lutar por melhorias do time, nada. O mal dessa empresa eh a gente antiga que se acha dona.

Com certeza entre as melhores empresas de desenvolvimento do estado, quiçá a melhor

Desenvolvedor

Fortaleza, CE

Prós: Integração dos desenvolvedores, Bom ambiente de trabalho, Plano de carreira definido, promoções definidas entre os membros da equipe onde você trabalha. Pode trabalhar de bermuda e chinelo. Proximidade do presidente do grupo com as equipes de desenvolvimento.

Contras: Alguns processos dentro da empresa ainda são burocráticos como decisões a respeito de orçamento das equipes e novas políticas de desenvolvimento.

Neutra

Analista de Recursos Humanos (RH)

Fortaleza, CE

Prós: Oferece cursos de capacitação, bom clima organizacional

Contras: Não proporciona que o colaborador cresça dentro da empresa

Somente para aprender.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente propício à realização das atividades.

Contras: Falta de treinamento, plano de carreira horrível.

Conselhos para presidência: Invista nas pessoas que você têm hoje!

Ótima empresa

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2014

Fortaleza, CE

Prós: Equipes auto gerenciáveis; Plano de cargos e salário; Avaliação da equipe, gerencia e empresa; Salário compatível com o mercado; A equipe que promove, demite um membro; Teve altos e baixo, mas pelo menos minha equipe foi sempre unida. O gestor e o estagiário tem a mesma cadeira e a mesma mesa.

Contras: A separação de empresas era terrível, empresas que não entregavam resultados financeiros, não conseguiam promover ou dar mais benefícios aos seus colaboradores; Maior parte dos projetos não tem nada de desafiador que acaba deixando-o desmotivado, que foi o que me fez sair da empresa.

Fortes Informática

Descrição:A Fortes Tecnologia em Sistemas, empresa pertencente ao Grupo Fortes de Serviços, há mais de 25 anos atua na área de tecnologia da informação, desenvolvendo soluções em software.