Como é trabalhar na Força Aérea Brasileira?

Carreira de oficial Aviador da Força Aérea

Cadete

Pirassununga, SP

Prós: Estabilidade, possibilidade de viajar o Brasil inteiro, Reconhecimento, pra quem gosta dá pra viver em várias localidades do Brasil, ainda durante a formação, por exemplo a de oficial, que é realizada na Academia da Força Aérea, recebemos uma pequena remuneração, além de lugar para morar, roupas e alimentação gratuita, é um bom meio para se entrar na aviação, pois a formação de piloto no meio civil é muito cara.

Contras: Remuneração abaixo de cargos equiparados em outros setores públicos, rigidez da vida militar, pra quem não gosta de mudar muito de cidade esse é um ponto negativo, a formação do oficial é cansativa e extensa, tem que engolir muito sapo.

Orgulho de vestir a farda azul.

3º Sargento

Brasília, DF

Prós: A disciplina, como quase tudo ocorre de forma organizada, o orgulho da farda, saber que você está fazendo algo pelo seu país, a maneira dedicada como a maioria dos militares realizam suas tarefas.

Contras: O salário a início de carreira é muito bom, mas com o tempo fica defasado. Alguns trabalhos a mais que temos que fazer, mas que já sabemos antes mesmo de entrar e você não vai receber nada por isso, e o mesmo que as empresas fora: alguns superiores não muito bons.

Conselhos para presidência: O que é possível ela já vem buscando a cada dia para melhorar o local de trabalho, mas o Brasil poderia investir mais na área de defesa nacional com equipamentos.

Dedicação

2º Tenente

Prós: Diversidade de atividades, interoperabilidade, desafios diários, realizar missões reais, plano de carreira, assistência médico-hospitalar, cursos ao longo da carreira

Contras: Burocratização excessiva, não recebe hora extra, corte nas verbas pra diária, redução orçamentária, excesso de responsabilidade para os oficiais.

Aeronáutica tinha tudo pra ser um Excelente local de trabalho

Cabo EspecializadoEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Um trabalho extremamente importante para o Brasil, ótimas experiências. muito conhecimento. Crescimento e amadurecimento, deixando o militar preparado para ser um excelente profissional onde quer que ele trabalhe.

Contras: Plano de carreira muito ruim. Salários deixam a desejar por ser um trabalho tão diferenciado, e muitas vezes arriscando a própria vida. Não motivam aqueles que estão abaixo na Hierarquia para seguirem carreira

Conselhos para presidência: Melhorar os planos de carreiras e a Remuneração.

Bom, especialmente como profissão intermediária.

2º SargentoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Valores morais cada vez mais raros na sociedade civil, disciplina, respeito e espírito de corpo. A estabilidade é um ponto positivo que pode trazer consequências negativas.

Contras: O plano de carreira é precário, se é que se pode dizer que existente. Promoções a cada sete anos e ausência de oportunidades de crescimento dentro da profissão. Isso aliado com a comodidade que a estabilidade traz pode ser um obstáculo na superação dos próprios limites e alcance de um nível mais elevado de vida e satisfação pessoal.

Conselhos para presidência: Ouvir os profissionais das diversas áreas técnicas e atender com comprometimento suas observações.

Força aérea

Cabo Especializado

Prós: Militarismo, escala hierárquica, Pagamento garantido e sempre em dia, dependendo da sua função você trabalha bem pouco, e recebe os mesmos proventos de quem trabalha muito, emprego garantido, pois não sou demitido, sóse for um motivo muito absurdo

Contras: Extrema carga horaria, quando falto msm com um motivo plaussivel sou punido, a responsabilida de que não é pra cair sobre as nossas costa acaba se tornando a nossa obrigação

Para quem tem nível médio e está no início de carreira, não é um lugar ruim

Sargento

Brasília, DF

Prós: Trabalho tranquilo sem muito estresse. Oportunidade de conhecer alguns estados do Brasil, viajar para outros países. Oportunidade de amadurecer.

Contras: Plano de carreira não é muito bom, pois leva muito tempo para ser promovido. Salário não muito atraente depois de se formar em nível superior.

Estabilidade e aposentadoria com salário integral

Capitão

São José dos Campos, SP

Prós: Capacitação no exterior e no Brasil, estabilidade na carreira e aposentadoria integral com 30 anos de serviço na carreira militar, possibilidade de viajar e conhecer outros lugares.

Contras: Plano de carreira pouco atrativo, salários defasados em comparação com outras carreira do funcionalismo federal, aptidão para carreira militar.

Uma boa relação custo benefício, principalmente no momento econômico do país.

2º Tenente

Prós: Estabilidade profissional. A regularidade de pagamento é excelente e sem dúvidas uma das melhores atualmente. Função executada e segurança de vida.

Contras: Por vezes é necessário executar funções que não são da minha formação de origem, pois isso faz parte de ser militar. Também estamos sempre sujeitos a convocação para missões.

Amor ao que se faz

3º Sargento

Brasília, DF

Prós: Ambiente de camaradagem e profissionalismo. Aposentadoria integral. Ambiente seguro. Estabilidade. Disciplina e hierarquia bem fundamentadas.

Contras: Salário baixo com relação às responsabilidades que são assumidas. Plano de carreira não muito atrativo. Serviços de guarda e segurança de 24 horas.

Força Aérea Brasileira

Descrição:A Força Aérea Brasileira (FAB) é o "braço-armado" da Aeronáutica brasileira. É uma das três Forças Armadas do Brasil. É a maior força aérea da América Latina em contingente, número de aviões e poder de fogo.