Como é trabalhar na Força Aérea Brasileira?

Bom enquanto durou

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Salário sempre em dia, todas as assistências hospitalares disponíveis, contra cheque bom para qualquer tipo de financiamento, horários flexíveis

Contras: Não ter um plano de carreira interno para os soldados de segunda classe, de primeira classe, e principalmente para ls cabos, que ficam 8 anos lá e são dispensados

Boa estabilidade financeira.

Capitão

Guarujá, SP

Prós: O companheirismo entre os integrantes é muito forte, o próprio processo de formação propícia isso. Outra grande vantagem é que há um lugar pronto para te auxiliar em várias partes do Brasil.

Contras: A inflexibilidade nos processos e a falta de autonomia para a execução comuns ao setor público são ainda mais fortes, é um local com ideologias muito ultrapassadas.

Conselhos para presidência: Alinhar a formação dos militares com as descobertas da psicologia e melhorar o ensino de ciências humanas na formação dos oficiais.

Descepção crescente.

SubOficial

Prós: Conheci boas pessoas; aprendi muito sobre responsabilidade, disciplina e organização; aprendi como me virar. Conheci algumas cidades longe da minha e, dessa forma, vi que havia cidades melhores onde viver e costumes mais frutíferos a seguir.

Contras: Com o passar do tempo, percebi que o nosso lado pessoal, nossas particularidades (família, problemas emocionais e financeiros), pouco ou nada importa aos nossos comandantes. Nossas chefias são apáticas aos nossos problemas (com raras exceções). Aproveitam-se das nossas leis internas (RDAER, RISAER etc) para conquistarem suas metas, terminarem suas "missões" às custas dos graduados que levam a FAB nas costas. Tive sorte em não ser afetado negativamente por decisões à queima roupa dos chefes que tive/tenho. Mas não sou insensível a ponto de não perceber meus colegas. Outro ponto negativo, é a administração. Vemos que é uma bagunça! Maneira de se fazer as coisas mudam da noite para o dia sem, ao menos, sermos consultados! Nós que levamos a FAB nas costas. Creio que no EB não seja assim. Já pertenci a uma turma da EsSA e tenho amigos no Exército.

Conselhos para presidência: (É perda de tempo)

Escolher entre estabilidade e eficiência

Militar

São José dos Campos, SP

Prós: Estabilidade, prerrogativas do oficialato, auxílio médico e odontológico, alimentação, remuneração, confiabilidade perante a sociedade, segurança.

Contras: Os pontos negativos são aqueles existentes em qualquer esfera do serviço público, como burocracia, falta de investimentos e falta de meritocracia.

Nao muito otimista, mas ser sincero faz parte do jogo.

Engenheiro

São José dos Campos, SP

Prós: Em geral na Forca Aerea Brasileira se tem muito tempo livre, e muita liberdade para se trabalhar com o que quiser. Os prazos nao sao nada apertados.

Contras: Segundo a minha opiniao, na Forca Aerea Brasileira nao existe meritocracia. Nao importa muito o quanto tempo voce leva para cumprir uma determinada tarefa

Fantástico

Mecânico

Lagoa Santa, MG

Prós: E uma empresa que podemos crescer,mas precisamos de ter muito esforço,meu sonho é ser piloto de avião e nesse emprego vou ter estabilidade e benefícios de trabalha na aeronáutica

Contras: Não têm pontos negativos de trabalha na FAB mas para pessoas que não tem disciplina e esforço eles vão passar por dificuldades para adptar nesse trabalho

Conselhos para presidência: Abrir mais vagas concursos públicos , e dar mais oportunidades aos militares que não e de carreira

É uma oportunidade de crescimento.

Soldado

Belém, PA

Prós: Oportunidade de crescimento pessoal, profissional e financeiro, não é eterno, mas enquanto dura, é uma boa oportunidade de crescimento, é perfeitamente possivel ter a Fab como uma escada para galgar um futuro melhor.

Contras: Falta de reconhecimento, o militar em geral, enfrenta sacrifícios diários em relação a família, em especial o soldado, este sofre na pele o salário baixo, para muitas atribuições, ainda mais antes de ser engajado.

Minha visão

Terceiro Sargento

Prós: Estabilidade, bom ambiente de trabalho. Plano de saúde e odontológico. Assistência religiosa e psicológica. O pagamento cai em dia. Vale transporte.

Contras: Não possui adicional noturno. Escalas de serviço desnecessárias muitas vezes. Distância da família e dificuldade de conseguir transferência.

Conselhos para presidência: Sugiro a volta do auxílio moradia pois somos mandados para qualquer lugar do Brasil sem nenhuma assistência.

Aprendizado

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: O salário das forças armadas em si são muito bons para maioria dos cargos e o ambiente de trabalho na sua maioria é dos melhores entre as 3 forças.

Contras: Ponto negativo é que o governo federal decidiu reduzir os gasto e investir em temporários, então quem já estava lá dentro como praça não podia fazer prova para seguir carreira.

Cabo

Brasília, DF

Prós: Salário. Pra quem tá começando uma carreira , serve de trampolim ! Plano de saúde bom ! E muitas pessoas que valoriza quem estuda. Horários variados

Contras: Muita padrinhagen , ou seja muita indicação de quem não merece , o que atrapalha e joga lá pro final da fila quem realmente merece . Mais e um bom lugar pra começar !

Força Aérea Brasileira

Descrição:A Força Aérea Brasileira (FAB) é o "braço-armado" da Aeronáutica brasileira. É uma das três Forças Armadas do Brasil. É a maior força aérea da América Latina em contingente, número de aviões e poder de fogo.