Como é trabalhar na Força Aérea Brasileira?

FAB nunca mais

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Nos 2 anos de curso o ensino é muito melhor que muitas faculdades, o trabalho também é motivador e nos ensina a crescer em nível de conhecimento, também é uma instituição muito respeitada pela população

Contras: o militarismo estraga o bom serviço, muitos superiores se aproveitram dos cargos para humilhar literalmente o subordinado, as escalas de serviço são muito cansativas e a diferença da alimentação dos praças para os oficiais é gritante.

Aluno

Barbacena, MG

Prós: Saber que o seu esforço é importante para a segurança nacional. Poder estudar coisas novas. Poder conhecer lugares novos. Poder conhecer outras culturas de diferentes regiões do Brasil.

Contras: O Brasil está com uma decadência de valores. Isso se reflete nas forças armadas. Assim como o fato de não haver incentivo por parte do governo de se desenvolver muito a área.

Conselhos para presidência: No fim o que importa são as pessoas.

É um grande aprendizado de vida

Estatístico

São José dos Campos, SP

Prós: Expediente flexível. Viagens pelo país. Dispensa para participar de cursos, eventos e capacitação. Qualidade de vida boa. Educação física dois dias por semana e preocupação com saúde dos funcionários.

Contras: Não há muito espaço para nova ideias. Cultura desfavorável a inovação. Ambiente burocrático em quase tudo. Aquisição de novas tecnologia demoram muito para acontecer.

Um Ótimo Lugar

Cabo EngajadoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Uma ótima Estabilidade financeira, boa remuneração, pagamento sempre em dia, carreira promissora depende somente do empenho pessoal, convênio com hospital.

Contras: Serviços que podem duram mais de 30 horas, ou até mesmo 48 horas como já vi acontecer, disponibilidade de estar a serviço, em qualquer dia ou horário, mesmo nos feriados e finais de semana.

Extremamente desafiador

Médico Veterinário

Pirassununga, SP

Prós: Valorização do profissional e principalmente valorização do currículo academico, onde seus estudos são valorizados e recompensados no trabalho.

Contras: Avaliação física antes de adentrar a profissão exige muito dos concorrentes, tornado-se um dificultador para aquele que não possuem um preparo proporcional ao buscado por eles.

Estabilidade e segurança

2º Sargento

Prós: Estabilidade, horário de trabalho tranquilo, infra estrutura de qualidade, além de oferecer cursos de aprimoramento nas diversas especialidades oferecidas.

Contras: o plano de carreira não é muito bom, demora muito anos para promoção e só é possível ser promovido por tempo de serviço. Outro ponto negativo é que não tem hora extra, se precisar trabalhar mais para cumprir as metas terá que fazer fora do horário do expediente.

Ótimo planos de carreira

SoldadoEx-funcionário, saiu em 2017

Guarulhos, SP

Prós: Prós: A Força Aérea Brasileira, me proporcionou uma evolução construtiva em diversos aspectos, tanto intelectual como pessoal, pois a adaptação ao contexto militar, requer uma disciplina e um respeito à instituição como fonte de toda uma valorização do pessoal.

Contras: Contras: Podemos citar como ponto negativo, a desvalorização da pessoa por sua hierarquia, pois todos são vistos como iguais e você acaba não demonstrando toda sua potencialidade no campo profissional

Conselhos para presidência: Fazer cursos superiores

Força Aérea Brasileira

1° Tenente

Prós: Estabilidade; oportunidade de trabalhar com pessoas muito diversificadas; desenvolvimento de habilidades interpessoais; plano de carreira definido.

Contras: Ambiente pouco meritocrático; muitas vezes as questões políticas superam as questões técnicas; burocracia inerente ao serviço público; progresso de carreira lento

Estressante

Controlador de Tráfego Aéreo

Brasília, DF

Prós: Dinâmica do trabalho, não leva trabalho para casa, estabilidade financeira, aposentadoria militar e 30 anos de serviço. Sem necessidade de mais cursos.

Contras: Excesso de trabalho, carga horária, trabalho por turnos, nao tem adicional de nada. O salário bruto aumenta com turnos mais longos devido ao auxilio alimentação pago.

Estabilidade

Capitão Aviador

Santa Maria, RS

Prós: Plano de aposentadoria auxilia muito a planejar o futuro bem como a estabilidade, que proporciona um planejamento a longo prazo desconsiderando instabilidades da economia.

Contras: Administração de pessoal e atenção aos aspectos pessoais por vezes deixa a desejar, o que acaba desmotivando e causando certa evasão da carreira.

Força Aérea Brasileira

Descrição:A Força Aérea Brasileira (FAB) é o "braço-armado" da Aeronáutica brasileira. É uma das três Forças Armadas do Brasil. É a maior força aérea da América Latina em contingente, número de aviões e poder de fogo.