Como é trabalhar na Folha de São Paulo?

Vale a experiência.

Webmaster SêniorEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Vejo como pontos positivos o porte da empresa, renome, networking e a possibilidade de trabalhar em projetos de grande porte integrando várias equipes e profissionais.

Contras: Todo problema de uma empresa muito grande é o fato de decisões serem lentas com uma cadeia hierárquica muito grande, o que dificulta a inovação e boas iniciativas.

Conselhos para presidência: Dar mais abertura a inovação e projetos novos.

Pressão total em ambiente estimulante

Repórter

Prós: É estimulante trabalhar onde está grande parte dos melhores. Acredito, por conversas com pessoas que já passaram pela Folha e por outros veículos, que é o jornal que mais dá liberdade ao profissional. Além disso, não há um milhão de regrinhas. O ambiente é informal e você será cobrado pelos resultados.

Contras: Estímulo à competição torna a empresa uma máquina de moer gente. Não há plano de carreira.

Conselhos para presidência: Parem de mandar tantas OPs (pautas da direção) e fiquem mais por dentro do dia a dia e do planejamento da redação. Muitas de suas ideias só atrapalham o andamento das coisas.

Se estiver precisando de um local para ficar um tempo

Desenvolvedor Front End

Prós: Horário flexível e clima entre as pessoas agradável

Contras: Falta de organização, falta de inovação

Falta de opção

Diagramador

Prós: Dizer que trabalha/trabalhou na empresa. O Peso que o nome dela tem no mercado. Só. E será que isso de fato diz alguma coisa?

Contras: Cadeiras péssimas, softwares defasados, computadores idem. Folgas que expiram. Salário baixo.

Depende do que vc quer para sua carreira, pode ser bom ou ruim.

Designer Gráfico

Prós: Um ambiente tranquilo de trabalho, flexibilidade de horário, pelo menos no meu setor, não sei em todos se é assim. Clima agradável apesar da apatia de alguma pessoas.

Contras: Ambiente muito antigo com pessoas e gestores com posturas antigas, ambiente totalmente machista, falta reconhecimento e clima de equipe não existe em alguns setores é cada um por si e quem se da bem são os famosos "QI"

Conselhos para presidência: Prestem atênção nos funcionários, têm muita gente boa e empenhada trabalhando e ralando e só os queridinhos se sobresaem!!!

Positiva!

Executivo de Contas IIIEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Empresa séria, pagamento em dia, bons benefícios e clima de trabalho. Uma boa empresa para quem busca plano de carreira. Possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Contras: Empresa pouco inovadora, demora na tomada de decisões e salário abaixo da média de mercado. Estrutura muito inchada e poucas ferramentas de trabalho.

Folha de São Paulo

Líder de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa oferece horários flexíveis de entrada e saída, ambiente agradável e familiar de trabalho e alguns benefícios para funcionários, como descontos em produtos, parcerias com MBA, etc.

Contras: A empresa possui um modo um tanto quanto antiquado de trabalho em grande parte dos setores. Também é uma empresa de controle familiar, o que permite o crescimento na carreira até certo ponto.

Conselhos para presidência: Rever um pouco seus processos de trabalho e cultura familiar da empresa. Nem sempre o fato de ter alguém de confiança em cargos altos significa ter alguém bom para guiar a empresa para seus objetivos.

Boa empresa pra quem é jovem

Repórter

Prós: Excelente equipe, ótimo lugar pra aprender. Com as equipes mais enxutas, é importante trabalhar rápido e de forma eficiente. Bom pra quem está começando a carreira e precisa de um empurrão.

Contras: demissões muito frequentes e política de RH ruim. Poderia rever alguns processos internos. Microgerenciamento. Benefícios pouco alinhados com o mercado.

Conselhos para presidência: Gestão de pessoas mais cuidadosa, pois a fuga de talentos seria pior se o mercado não estivesse tão retraído.

Empresa grande com jeito de pequena, desorganizada e sem carreira.

Jornalista

Prós: Networking, liberdade para propor projetos, interação entre setores, horários diferenciados, transporte para quem sai tarde demais, perto do metrô.

Contras: Zero meritocracia, trabalho duro não reconhecido, constantes jornadas de 12 horas, falta de organização, chefes arrogantes e as vezes mal educados.

Conselhos para presidência: A meritocracia é o mais importante: dar valor para as árduas horas trabalhadas ao invés de demitir ao léu em uma demissão em massa. Muitos funcionários precisam de uma pequena ajuda e não um "sai pra lá" dos chefes.

Deprimente

Prós: Status, glamour, possibilidade de viajar de vez em nunca

Contras: Administração é obscura e autoritária, funcionário maltratado, benefícios ridículos, carência de aumentos, demissões em massa uma ameaça constante

Conselhos para presidência: Sejam transparentes e permitam a participação dos competentes jornalistas que trabalham na empresa na administração, se não o negócio vai falir.

Folha de São Paulo

Descrição:Criado em 1921, o Grupo Folha é um conglomerado de cinco empresas, entre elas o Portal UOL, um dos principais sites brasileiros, e o jornal de maior circulação do país, a Folha de São Paulo, líder no mercado desde 1986. Também publica o jornal Agora São Paulo e tem participação no Valor Econômico, em parceira com as Organizações Globo. Atualmente, o Grupo Folha possui mais de sete mil funcionários.