Como é trabalhar na Folha de São Paulo?

Vale a experiência.

Webmaster SêniorEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Vejo como pontos positivos o porte da empresa, renome, networking e a possibilidade de trabalhar em projetos de grande porte integrando várias equipes e profissionais.

Contras: Todo problema de uma empresa muito grande é o fato de decisões serem lentas com uma cadeia hierárquica muito grande, o que dificulta a inovação e boas iniciativas.

Conselhos para presidência: Dar mais abertura a inovação e projetos novos.

Pressão total em ambiente estimulante

Repórter

Prós: É estimulante trabalhar onde está grande parte dos melhores. Acredito, por conversas com pessoas que já passaram pela Folha e por outros veículos, que é o jornal que mais dá liberdade ao profissional. Além disso, não há um milhão de regrinhas. O ambiente é informal e você será cobrado pelos resultados.

Contras: Estímulo à competição torna a empresa uma máquina de moer gente. Não há plano de carreira.

Conselhos para presidência: Parem de mandar tantas OPs (pautas da direção) e fiquem mais por dentro do dia a dia e do planejamento da redação. Muitas de suas ideias só atrapalham o andamento das coisas.

Depende do que vc quer para sua carreira, pode ser bom ou ruim.

Designer Gráfico

Prós: Um ambiente tranquilo de trabalho, flexibilidade de horário, pelo menos no meu setor, não sei em todos se é assim. Clima agradável apesar da apatia de alguma pessoas.

Contras: Ambiente muito antigo com pessoas e gestores com posturas antigas, ambiente totalmente machista, falta reconhecimento e clima de equipe não existe em alguns setores é cada um por si e quem se da bem são os famosos "QI"

Conselhos para presidência: Prestem atênção nos funcionários, têm muita gente boa e empenhada trabalhando e ralando e só os queridinhos se sobresaem!!!

Folha de São Paulo

Líder de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa oferece horários flexíveis de entrada e saída, ambiente agradável e familiar de trabalho e alguns benefícios para funcionários, como descontos em produtos, parcerias com MBA, etc.

Contras: A empresa possui um modo um tanto quanto antiquado de trabalho em grande parte dos setores. Também é uma empresa de controle familiar, o que permite o crescimento na carreira até certo ponto.

Conselhos para presidência: Rever um pouco seus processos de trabalho e cultura familiar da empresa. Nem sempre o fato de ter alguém de confiança em cargos altos significa ter alguém bom para guiar a empresa para seus objetivos.

Se estiver precisando de um local para ficar um tempo

Desenvolvedor Front End

Prós: Horário flexível e clima entre as pessoas agradável

Contras: Falta de organização, falta de inovação

Falta de opção

Diagramador

Prós: Dizer que trabalha/trabalhou na empresa. O Peso que o nome dela tem no mercado. Só. E será que isso de fato diz alguma coisa?

Contras: Cadeiras péssimas, softwares defasados, computadores idem. Folgas que expiram. Salário baixo.

Positiva!

Executivo de Contas IIIEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Empresa séria, pagamento em dia, bons benefícios e clima de trabalho. Uma boa empresa para quem busca plano de carreira. Possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Contras: Empresa pouco inovadora, demora na tomada de decisões e salário abaixo da média de mercado. Estrutura muito inchada e poucas ferramentas de trabalho.

Boa empresa pra quem é jovem

Repórter

Prós: Excelente equipe, ótimo lugar pra aprender. Com as equipes mais enxutas, é importante trabalhar rápido e de forma eficiente. Bom pra quem está começando a carreira e precisa de um empurrão.

Contras: demissões muito frequentes e política de RH ruim. Poderia rever alguns processos internos. Microgerenciamento. Benefícios pouco alinhados com o mercado.

Conselhos para presidência: Gestão de pessoas mais cuidadosa, pois a fuga de talentos seria pior se o mercado não estivesse tão retraído.

Bom clima de trabalho

Prós: O ambiente de trabalho é muito positivo e agradável. Há a possibilidade de conseguir 100% bolsa de estudos de pós-graduação e bons descontos em cursos de idiomas.

Contras: Salário, valor do VR, ausência de VA. O VR, por exemplo, é de R$12,00 - sendo que o funcionário paga R$6,00. Apesar do plano de saúde ser bom, após 4 consultas paga-se R$50,00 cada vez que o convênio é utilizado. Outro ponto negativo é a falta de um plano de carreira / perspectiva de crescimento.

Fui líder em um ambiente de chefes

Gerente de InfraestruturaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente propício para desafios, muito trabalho a ser implementado, liberdade para tomada de decisões.

Contras: Governança da diretoria amadora, ambiente de gestão feudal, empresa familiar, diretores sem capacidade.

Conselhos para presidência: Reveja se corpo diretor, avalie seus funcionários e passe a ouvi-los, modernize-se.

Folha de São Paulo

Descrição:Criado em 1921, o Grupo Folha é um conglomerado de cinco empresas, entre elas o Portal UOL, um dos principais sites brasileiros, e o jornal de maior circulação do país, a Folha de São Paulo, líder no mercado desde 1986. Também publica o jornal Agora São Paulo e tem participação no Valor Econômico, em parceira com as Organizações Globo. Atualmente, o Grupo Folha possui mais de sete mil funcionários.