Como é trabalhar na Focus Têxtil?

17 postagens (1 avaliação nos últimos 12 meses)

Ambiente em que se aprende muito.

Técnico Têxtil

Prós: Liberdade de trabalho, horários flexíveis, ambiente saudável e equipe entrosada.

Contras: Falta de oportunidades de crescimento devido ser uma empresa familiar e com vínculos religiosos que interferem na estrutura organizacional. Falta de gestão da gerência. Falta de ferramentas e respaldo do líder para as necessidades do funcionário. Não há PLR, raros benefícios que se podem considerar úteis e muitos cargos de chefia sem uma verdadeira gestão dos mesmos. Paga-se muito pouco.

Conselhos para presidência: Deixar de nomear pessoas com vínculos da comunidade religiosa pois além de impedir que outros crescem, esses nomeados atrapalham o ambiente profissional de outros funcionários com exigências e autoritarismos absurdos.

Só tem nome

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente de trabalho tranquilo, oportunidade de crescimento dependendo do departamento e da área, oportunidade de viagens internacionais dependendo da área. O dono da empresa é humilde e gosta de saber de todo o processo.

Contras: Nem todos estão preparados para exercer as funções as quais foram colocados, muitos estão em cargo superior e com um excelente salário e não fazem nada ou fazem muito pouco. Enquanto vários funcionários têm um excelente desempenho, porém recebem muito pouco. Também existe o problema de funcionários exercerem a mesma função e receberem salários completamente diferentes. Creio que o mais sensato seria um nivelamento de salários.
    O RH e as "regras" da empresa não são das melhores. Há várias falhas e sempre temos que ficar "em cima" para que tudo seja feito corretamente.
    Nem sempre as informações que são passadas para os gestores que devem ser repassadas para os funcionários são repassadas e/ou repassadas corretamente. As "regras" referentes ao espelho de ponto (horário de entrada e saída do funcionário) são mudadas CONSTANTEMENTE, seja se o funcionário tem muitas horas positivas, ou negativas etc.
    NUNCA se pode tirar 30 dias de férias.
    Não são todos gestores que incentivam e reconhecem seus funcionários.

Conselhos para presidência: Averiguar os pontos negativos citados.
    Retirar pessoas que não executam funções que sejam de fato impactantes no departamento (que são as mesmas que recebem salários excelentes), isso desmotiva quem realmente trabalha, pois se é visto da seguinte maneira, porque fulano que fica o dia inteiro no telefone e no Facebook e não faz nada ganha "tanto'' e eu não?
    Regras e direitos são pra todos! Então todos têm que seguir, desde a presidência até o faxineiro.

boa

Analista de Marketing

Prós: boa estrutura do predio, beneficios

Contras: muitos cargos de chefia, pouca chance de crescimento

Pense bem se um nome vale a pena

Prós: Oportunidade de aprender multi tarefas e conhecer todos os processos da empresa;
    Facilidade em falar com a presidência da empresa, que inclusive é mais humilde do que a própria gerência dos departamentos;
    Salários são pagos em dia;
    Oportunidade de viagens para o exterior, porém depende de cada gestora e departamento.

Contras: Gestão departamental arcaica;
    Empresa que valoriza mais a folha de ponto do que os resultados obtidos pelos funcionários;
    Pouca chance de crescimento profissional por mérito, somente com um bom relacionamento com o gesto (diga-se puxa-saco);
    Benefícios fracos em relação ao mercado.

Conselhos para presidência: Reavaliaria a gerência de todos os departamentos, algumas são arcaicas e precisam de reciclagem profissional.
    Estabeleceria um feedback por parte do funcionários, isso ajudaria a enxergar pontos de melhoria.

Boa para adquirir experiência!

Prós: Oportunidade de viagens internacionais dependendo do cargo e departamento;
    Paga cursos para funcionários terem noções básicas de artigos têxteis caso seja necessário para a área;
    Refeitório dentro da empresa;
    Salário em dia;

Contras: Alta rotatividade de funcionários em alguns departamentos;
    Não há plano de carreira;
    Falta de autonomia nos cargos superiores, tendo sempre falar com o dono da empresa para autorizar ou não serviços;

Injusta com funcionários que não puxam o saco

AuxiliarEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pagamento sempre em dia, restaurante dentro da empresa que oferece uma boa comida, bom horário de trabalho, bom salario e ambiente agradável.

Contras: Convênio médico alterado para co-participação sem possibilidade de alterar o plano para escolher de menor valor. Muita panelinha, puxa saco, não adianta trabalhar direito, ser bom funcionário, que não é reconhecido se não for da panelinha.

Conselhos para presidência: Começem a verificar as injustiças que os superiores dos setores cometem. Tentem eliminar as panelinhas.

Empresa boa

Assistente de PlanejamentoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O salário sempre no dia certo e benefícios que ajudam muito o funcionário. Como é uma empresa de donos judeus sempre tem feriados, e todos os funcionários ficam em casa.

Contras: a empresa tem uma panela, só é reconhecido quem puxa o saco. No meu setor por exemplo tem uma gerente que é incapaz, mais por ser puxa saco continua lá.

Boa empresa, mas falta foco.

Prós: Salário é o ponto forte, não atrasa. Proprietário religioso, estende aos funcionários os feriados judaicos e não abre a empresa aos sábados.

Contras: Falta de processos. Empresa familiar, decisões centralizadas no dono. A empresa possui o sistema SAP, mas devido ao mal planejamento do sistema, o sistema não atende a todas necessidades. Muitos controles são feitos em planilhas. Há excesso de burocracia e as liberações são feitas através de formulários com assinatura da direção.

Conselhos para presidência: Descentralização e foco.

Ambiente tranquilo e informal

Técnico Têxtil

Prós: Ambiente de trabalho informal e flexível, boa cultura empresarial, saída antecipada às sextas-feiras.

Contras: Pouca oportunidade de crescimento e aumento de salário.

Empresa muito boa

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Os Funcionários são bem unidos, o RH está constantemente atento Às suas necessidades, relações amistosas entre os departamentos e propicia vivências diferentes.

Contras: São encontrados desafios e barreiras às relações e comunicação, como em qualquer ambiente, além do cumprimento de prazos desafiador, mas nada impossível;.

Focus Têxtil

Descrição:A Focus Têxtil é uma empresa que desenvolve e comercializa tecidos para diversos segmentos: moda, cama e mesa, utilização industrial e promocional, entre outros.