Como é trabalhar na Flama?
6 postagens (3 avaliações nos últimos 12 meses)
Satisfação geral dos funcionários
Recomendam a empresa a um amigo
-
Há aproximadamente 1 ano
Designer
Brasília, DF
Prós: As horas de trabalho são flexíveis. A empresa usa metodologias bastante inovadoras. A hierarquização é bem baixa e existem algumas iniciativas interessantes para os funcionários, como aulas de inglês e assinatura de alguns serviços de ensino. Acontecem visitas periódicas ao escritório da empresa em Brasília para os funcionários remotos.
Contras: Os salários são absurdamente baixos. Apesar da flexibilidade de horários, a equipe em geral é explorada de maneira bastante subjetiva. As decisões estratégicas não são claras e são bastante contraditórias, mudando completamente da noite pro dia. A valorização da equipe é superficial e em função da dedicação sem limites à empresa. A chefia exige uma série de comportamentos da equipe que ela mesma não consegue dar como exemplo.
Conselhos para presidência: Estar mais presente na empresa para entender realmente quais são os problemas organizacionais junto à equipe.
Recomenda a empresa: Não
-
Há 10 meses
DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017
São Paulo, SP
Prós: Existia uma preocupação interessante com o design como ferramenta. A cultura que os funcionários adotaram era motivante, mas parecia que ia contra o que os sócios acreditavam e foi minguando o que me atraía.
Contras: Salário baixo, abaixo do mercado até para o DF. Pressão psicológica desnecessária por trabalhos durante feriados. Pouca interação dos sócios com os funcionários, e até mesmo falta de transparência para avisar demissões de outros colegas.
Conselhos para presidência: Ter mais empatia com os funcionários, pensar no melhor uso dos recursos financeiros em vez de amenidades para o escritório, e ter uma comunicação melhor.
Recomenda a empresa: Não
-
Há 5 meses
DesignerEx-funcionário, saiu em 2017
Brasília, DF
Prós: Foi um dos melhores times com quem já trabalhei. Aprendi muito com os profissionais (funcionários) lá, e todos saíram de lá para posições melhores. Acredito que crescemos muito juntos.
Contras: Apesar dos sócios sempre falarem de um plano de carreira isso nunca foi implementado, e foi a causa da frustração de muitos funcionários que saíram da empresa. O salário é abaixo da média do mercado para os funcionários, e ainda assim os sócios tiram para eles um salário maior que o dobro do funcionário mais bem pago. Não existe um equilíbrio saudável entre vida e trabalho na Flama, todo mundo com quem trabalhei lá, inclusive os sócios, trabalha em média mais de 8h por dia (quando não trabalha finais de semana). E não são pagas horas extras. Os sócios não sabem lidar com pessoas, não sabem receber feedbacks e não tomam atitudes em relação às críticas que recebem. No papel os valores da empresa são muito interessantes, mas na prática nada disso é aplicado e a posição dos sócios é imposta sem alinhamento com os valores e com pouca margem para questionamento.
Conselhos para presidência: Foquem nas pessoas, tenham empatia e reconheçam seus erros.
Recomenda a empresa: Não
-
Há 5 meses
Designer de ServiçoEx-funcionário, saiu em 2017
Brasília, DF
Prós: A ideologia da empresa encantava a todos que ouviam falar sobre ela, se mostrando como uma empresa visionária, inspiradora e humana. Infelizmente isso só se manteve até o momento da contratação.
Contras: A boa imagem da empresa subiu a cabeça dos sócios e foi apelidada de “ego trip” pelos funcionários. Empregados eram exigidos a trabalhar cargas horárias absurdas, com várias horas extras de trabalho diárias e trabalhos aos feriados, sem que houvesse qualquer compensação financeira. Ninguém era visto como bom o suficiente aos olhos dos sócios, o que gerava uma desmotivação e desconforto constante com os trabalhos produzidos. Tudo fez com que o ambiente ficasse insustentável e a cultura criada pelos funcionários (que era incrível) foi minguando até se extinguir.
Conselhos para presidência: Valorizem os humanos que sustentam a sua empresa
Recomenda a empresa: Não
-
Há aproximadamente 1 ano
Desenvolvedor
Brasília, DF
Prós: A equipe é fantástica, o ambiente é agradável e receptivo. Todos sabem muita coisa, então é muito fácil absorver novos conhecimentos, das diversas áreas de design a desenvolvimento.
Contras: O salário é bem baixo, e os funcionários não são muito bem tratados pelos sócios. Não que eles sejam maltratados, mas há uma cobrança desproporcional à carga horária, e outros pequenos abusos pontuais.
Conselhos para presidência: A cultura da empresa morreu nos últimos anos. Valorizar isso é valorizar seus funcionários como seres humanos.
Recomenda a empresa: Sim
-
Há mais de 2 anos
Funcionário
Prós: Dá pra aprender muito. Aqui se faz design de verdade, com clientes envolvidos e voltado para as pessoas.
Contras: As vezes o trabalho é caótico.