Como é trabalhar na Flama?

Bastante atrativa, mas completamente desestruturada como organização

Designer

Brasília, DF

Prós: As horas de trabalho são flexíveis. A empresa usa metodologias bastante inovadoras. A hierarquização é bem baixa e existem algumas iniciativas interessantes para os funcionários, como aulas de inglês e assinatura de alguns serviços de ensino. Acontecem visitas periódicas ao escritório da empresa em Brasília para os funcionários remotos.

Contras: Os salários são absurdamente baixos. Apesar da flexibilidade de horários, a equipe em geral é explorada de maneira bastante subjetiva. As decisões estratégicas não são claras e são bastante contraditórias, mudando completamente da noite pro dia. A valorização da equipe é superficial e em função da dedicação sem limites à empresa. A chefia exige uma série de comportamentos da equipe que ela mesma não consegue dar como exemplo.

Conselhos para presidência: Estar mais presente na empresa para entender realmente quais são os problemas organizacionais junto à equipe.

Tinha tudo pra ser uma boa empresa. Faltou a parte do relacionamento humano

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Existia uma preocupação interessante com o design como ferramenta. A cultura que os funcionários adotaram era motivante, mas parecia que ia contra o que os sócios acreditavam e foi minguando o que me atraía.

Contras: Salário baixo, abaixo do mercado até para o DF. Pressão psicológica desnecessária por trabalhos durante feriados. Pouca interação dos sócios com os funcionários, e até mesmo falta de transparência para avisar demissões de outros colegas.

Conselhos para presidência: Ter mais empatia com os funcionários, pensar no melhor uso dos recursos financeiros em vez de amenidades para o escritório, e ter uma comunicação melhor.

Avaliação flama design

Desenvolvedor

Brasília, DF

Prós: A equipe é fantástica, o ambiente é agradável e receptivo. Todos sabem muita coisa, então é muito fácil absorver novos conhecimentos, das diversas áreas de design a desenvolvimento.

Contras: O salário é bem baixo, e os funcionários não são muito bem tratados pelos sócios. Não que eles sejam maltratados, mas há uma cobrança desproporcional à carga horária, e outros pequenos abusos pontuais.

Conselhos para presidência: A cultura da empresa morreu nos últimos anos. Valorizar isso é valorizar seus funcionários como seres humanos.

Prós: Dá pra aprender muito. Aqui se faz design de verdade, com clientes envolvidos e voltado para as pessoas.

Contras: As vezes o trabalho é caótico.

Flama