Como é trabalhar na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)?

Uma empresa que vale a pena.

Prós: Um órgão que tem como base o lado social. Gosto de como os dirigentes pensam na importância do servir e de como isso se reflete em todos os contribuidores. Acreditando sempre na capacidade e autonomia dos colaboradores.

Contras: Por ser um órgão público, é natural que algumas coisas que em uma empresa privada, seria dinâmica, muitas vezes parecem engessadas. Comprar materiais de consumo e permanentes, contratar novos colaboradores, concursos públicos. Tudo isto toma muito tempo e trabalho.

Qualidade de vida e boa interface casa-trabalho

Tecnologista em Saúde Pública

Prós: Autonomia nos processos de trabalho para cargos técnicos de nível superior. Área externa agradável, arborizada, bem cuidada. Bom plano de cargos e salários para os servidores. Baixa pressão e cobrança em geral.

Contras: Pouca transparência na oferta de oportunidades de capacitação. Cultura institucional que privilegia os "amigos do rei" em todos os aspectos. Excesso de disputas destrutivas entre diferentes grupos políticos. Burocracia e lentidão nos trâmites administrativos. Padrões e regras que não funcionam ou inexistem devido a ingerências políticas.

Conselhos para presidência: Maior transparência nas oportunidades de capacitação e de transferência para outros setores.

Public Sector

Consultor Especialista

Prós: Team work, freedom of initiative, opportunity for project funding, international collaboration, academic environment, good international recognition in public health

Contras: lack of clear structure, terrible location, poor internet facility, poor celular connexion, dangerous neibourghood, no strategic planning, etc

Neutra

Analista de Comunicação

Prós: Ônibus Corporativo, boa equipe de trabalho, bom ambiente profissional, oportunidade de aprendizagem na área através de uma equipe de trabalho multiprofissional.

Contras: Não tem plano de cargos e salários

Estagiário TécnicoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótima empresa para quem está procurando o primeiro emprego, muito bom para aprender e para universitários que necessitam de flexibilidade de horario.

Contras: Salário muito baixo e falta de beneficios para estagiários, vale pela experiência mas infelizmente o valor do auxílio transporte so dava para duas semanas de passagem.

Bom ambiente de trabalho

Aluno de Mestrado

Prós: Bom ambiente de trabalho, chance de desenvolvimento profissional, valorização de pessoal, investimento em qualificação profissional, boa equipe.

Contras: Paga mal, não tem benefícios, muita burocracia, poucos recursos, não tem chance de efetivação, o salário não aumenta, muita politicagem e falta de investimento

Fortalecer o SUS é um trabalho cotidiano e civilizatório.

Pesquisador

Prós: Trabalhar com equipes multidisciplinares em prol do SUS, da população e do país me motiva na Fiocruz. Diversidade de campos de atuação na mesma instituição é um aspecto estimulante, devido a sua diversidade.

Contras: Localização do campus de Manguinhos em área de conflito. Entraves e lentidão típicos de uma instituição pública federal. Falta de mobilidade entre as unidades da Fiocruz.

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Pessoas muitos inteligentes, muito conhecimento a ser passado, além de boas oportunidades de crescimento intelectual, varios cursos que abrangem diversas áreas para tambem gerar maior disseminação de conhecimento para os alunos.

Contras: A precariedade dos recursos divididos pelo governo, o valor das bolsas para os alunos sem nenhum tipo de benefício extra, inclusive o de auxílio de passagem que deveria ser algo priorizado pela instituição.

JornalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: SIM. ÓTIMO LOCAL PARA SE TRABALHAR. Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.

Contras: NAO. DEMORA A TR CONCURSO PUBLICO. ÓTIMO LOCAL PARA SE TRABALHAR.ÓTIMO LOCAL PARA SE TRABALHAR. ÓTIMO LOCAL PARA SE TRABALHAR. Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.

Bom local de trabalho

Prós: Salário, plano de carreira, flexibilidade de horário, dependendo do lugar há possibilidades de desenvolvimento profissional e crescimento pessoal.

Contras: Predomínio dos interesses políticos nas tomadas de decisão. Por ser uma administração pública existe muito conflito de interesses, o que acaba prejudicando o bom uso do erário público e o desempenho da gestão.

Conselhos para presidência: Pensar menos nos interesses políticos

Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Descrição:Instituição pública e estratégica de saúde, reconhecida pela sociedade brasileira e de outros países por sua capacidade de colocar a ciência, a tecnologia, a inovação, a educação e a produção tecnológica de serviços e insumos estratégicos para a promoção da saúde da população, a redução das desigualdades e iniquidades sociais, a consolidação e o fortalecimento do SUS, a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas de saúde.