Como é trabalhar na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)?

Uma empresa que vale a pena.

Prós: Um órgão que tem como base o lado social. Gosto de como os dirigentes pensam na importância do servir e de como isso se reflete em todos os contribuidores. Acreditando sempre na capacidade e autonomia dos colaboradores.

Contras: Por ser um órgão público, é natural que algumas coisas que em uma empresa privada, seria dinâmica, muitas vezes parecem engessadas. Comprar materiais de consumo e permanentes, contratar novos colaboradores, concursos públicos. Tudo isto toma muito tempo e trabalho.

Qualidade de vida e boa interface casa-trabalho

Tecnologista em Saúde Pública

Prós: Autonomia nos processos de trabalho para cargos técnicos de nível superior. Área externa agradável, arborizada, bem cuidada. Bom plano de cargos e salários para os servidores. Baixa pressão e cobrança em geral.

Contras: Pouca transparência na oferta de oportunidades de capacitação. Cultura institucional que privilegia os "amigos do rei" em todos os aspectos. Excesso de disputas destrutivas entre diferentes grupos políticos. Burocracia e lentidão nos trâmites administrativos. Padrões e regras que não funcionam ou inexistem devido a ingerências políticas.

Conselhos para presidência: Maior transparência nas oportunidades de capacitação e de transferência para outros setores.

Public Sector

Consultor Especialista

Prós: Team work, freedom of initiative, opportunity for project funding, international collaboration, academic environment, good international recognition in public health

Contras: lack of clear structure, terrible location, poor internet facility, poor celular connexion, dangerous neibourghood, no strategic planning, etc

Neutra

Analista de Comunicação

Prós: Ônibus Corporativo, boa equipe de trabalho, bom ambiente profissional, oportunidade de aprendizagem na área através de uma equipe de trabalho multiprofissional.

Contras: Não tem plano de cargos e salários

Razoável

Analista de Pesquisa Clínica

Prós: Intercâmbio com outros pesquisadores graduados, localização, pagamento em dia, oportunidade de aprendizado com projetos de grande relevância

Contras: Ambiente de trabalho com grande quantidade de pessoas com indicação política e pessoal, salários defasados e imcompatível com a carga horária

Ótimo lugar para se iniciar uma carreira acadêmica.

Prós: Ambiente favorável ao aprendizado, de fácil convívio e tranquilo. A instituição é uma das únicas de pesquisa pura do país, tendo grande importância no desenvolvimento da ciência.

Contras: Lentidão de processos, tanto internos quanto de produção. O ambiente, apesar de inteligente, parece-me embebido da cultura do servidor público brasileiro, havendo pouca pressão.

Boa experiência profissional

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: ótimo para ter experiência em pesquisa de várias área da saúde e biológica. fundação conhecida por trabalhos muito bons nessas áreas. com enfâse em doenças tropicais.

Contras: Falta de conduta mais profissional. empresa pública não é sinônimo de desleixo. Não é possível ter carreira, pois a fundação se vale de mestrandos e doutorandos para fazer o trabalho rotineiro também. concurso improvável.

Estabilidade com baixa remuneração.

Analista de Apoio Técnico Júnior

Prós: Horário flexível, pouca pressão com prazos, folgas, enforcamentos junto com feriados, não sinto que posso perder o emprego a qualquer momento. Estabilidade

Contras: Remuneração muito baixa, ambiente com muita politica e apadrinhamento de familiares/ amigos, sem plano de carreira, se você não é servidor publico não consegue capacitação. Se você não tem padrinho vai ficar com o mesmo cargo e salário para vida toda.

Conselhos para presidência: Valorizar terceirizados com muita experiência da instituição.

Instituição sólida e agradável ambiente de trabalho.

Bolsista

Prós: Gosto da dedicação da empresa a sua função social na saúde pública no Brasil. É notório o quanto a presidência da instituição, que é eleita pelos próprios servidores, é dedicada a própria instituição e ao seu papel público. Além disso, um ponto alto é o clima de trabalho da instituição, um astral maravilhoso.

Contras: As tradições e o conservadorismo são ainda grandes dificultadores para o progresso da própria instituição e adaptação desta ao século XXI. Ainda vemos aqui exemplos e modelos de saúde bastante ultrapassados.

Conselhos para presidência: Ousar mais nas propostas. Que a inovação não seja apenas tecnológica, mas cultural e estrutural.

Melhor empresa não há

Analista de Suporte Técnico

Prós: Liberdade de trabalho e atuaçao. Aquisição de experiência com excelentes profissionais da área. Valorizaçao de cursos de mestrados e certificação na área de interesse da fundaçao.

Contras: Muito burocrático e de 2 em 2 anos uma instabilidade de gestão nas trocas de contratos tornam a vida do terceirizado uma verdadeira bagunça.

Conselhos para presidência: Gestão é para gestores qualificados na área afim.

Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Descrição:Instituição pública e estratégica de saúde, reconhecida pela sociedade brasileira e de outros países por sua capacidade de colocar a ciência, a tecnologia, a inovação, a educação e a produção tecnológica de serviços e insumos estratégicos para a promoção da saúde da população, a redução das desigualdades e iniquidades sociais, a consolidação e o fortalecimento do SUS, a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas de saúde.