Como é trabalhar na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)?

Estabilidade com baixa remuneração.

Analista de Apoio Técnico Júnior

Prós: Horário flexível, pouca pressão com prazos, folgas, enforcamentos junto com feriados, não sinto que posso perder o emprego a qualquer momento. Estabilidade

Contras: Remuneração muito baixa, ambiente com muita politica e apadrinhamento de familiares/ amigos, sem plano de carreira, se você não é servidor publico não consegue capacitação. Se você não tem padrinho vai ficar com o mesmo cargo e salário para vida toda.

Conselhos para presidência: Valorizar terceirizados com muita experiência da instituição.

Estabilidade e remuneração ok

Prós: Estabilidade, ou seja não podem mandar você embora. O horário também é flexível, algumas pessoas são muito legais e isso ajuda na convivência, o almoço também é gratuito.

Contras: Exigência de fazer um doutorado para subir na carreira além de ter que fazer um mestrado. Também é negativo que quanto mais você trabalha mais chance tem de ser demitido já que assume mais riscos.

Técnico

Prós: Os laboratórios possuem excelente infraestrutura. Os reagentes e equipamentos são disponibilizados em habundância. Há também um almoço fornecido pela empresa.

Contras: Não há possibilidade viável de crescimento na carreira. Apenas raros concursos públicos que fornecem vagas limitadas. Além disso, boa parte dos cargos se destina a doutores.

Insatisfação

Prós: O salário bem pago aos funcionários

Contras: As pessoas quete prejudicam o tempo todo

Muitos cargos indicados

Agente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: estabilidade,capacitação, vacinas, atendimento laboratorial, escola técnica, tratamento de tuberculose,pesquisadores, laboratório de pesquisas de tuberculose

Contras: muitos cargos indicados até com terceirizados, falta de infraestrutura, gestores despreparados, falta de materiais de laboratórios e escritório

Conselhos para presidência: ter mais efetivos, pois os terceirizados ocupam cargos mais altos que efetivos

Empresa boa porém ainda precisa melhorar a parte de benefício e plano de carreira

Analista de Comunicação Pleno

Prós: A empresa oferece programas de qualidade de vida, dentre eles um ônibus para transporte dos funcionários

Contras: A empresa não possui plano de carreira, bônus para os funcionários, benefícios de peso e está em fase de restruturação judicial, modelo administrativo.

Fiocruz

Designer

Prós: Ambiente arborizado, local de trabalho perto de minha residência.

Contras: Salário baixo, pouco recohecimento.

Conselhos para presidência: Saber valorizar o trabalho dos profissionais que trabalham aqui,

Orgulho de ser Fiocruz!

Técnico em Controle de Qualidade

Prós: Sou terceirizado na Fiocruz e muito grato pela oportunidade. Ambiente muito bom de se trabalhar, desde a entrada com visual lindissimo, assim como o setor que atuo.

Contras: A chefia não se preocupa em democratizar, nem com o crescimento do profissional. Geralmente existem ordens, você cumpre e vai pra casa. Extenso preconceito entre servidores e terceirizados!

Conselhos para presidência: Acho que ouvir mais o que os funcionários tem a dizer para contribuir com o serviço e andamento da empresa já seria um bom começo... O preconceito também deveria ser menor, pois quem trabalha mesmo são os terceirizados, os servidores, muitos deles, só olham e trabalham pouco.

Boa experiência profissional

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: ótimo para ter experiência em pesquisa de várias área da saúde e biológica. fundação conhecida por trabalhos muito bons nessas áreas. com enfâse em doenças tropicais.

Contras: Falta de conduta mais profissional. empresa pública não é sinônimo de desleixo. Não é possível ter carreira, pois a fundação se vale de mestrandos e doutorandos para fazer o trabalho rotineiro também. concurso improvável.

Não valoriza terceirizados, estagiários ou bolsistas

Prestador de ServiçosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Instituição com diversidade de profissionais e projetos em saúde, ciência, educação. Muito contato com atividade científica e oportunidade de especialização e pós graduação nas áreas.

Contras: Não há oportunidade de crescimento. Pouca estabilidade. Estagiários pouquíssimo valorizados. Prestador de serviço condicionado a recursos de projetos de órgãos externos.

Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Descrição:Instituição pública e estratégica de saúde, reconhecida pela sociedade brasileira e de outros países por sua capacidade de colocar a ciência, a tecnologia, a inovação, a educação e a produção tecnológica de serviços e insumos estratégicos para a promoção da saúde da população, a redução das desigualdades e iniquidades sociais, a consolidação e o fortalecimento do SUS, a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas de saúde.